sexta-feira, 11 de maio de 2012


Por Dan Martins em 8 de maio de 2012 
O programa Globo Ciência, da Rede Globo levantou, em uma de suas últimas edições, a questão sobre ensinar ou não a teoria criacionista nas escolas brasileiras. Para discutir o assunto, o programa usou uma série de entrevistas, principalmente de cientistas que afirmam que o criacionismo é uma questão religiosa.
O programa exibiu quatro entrevistas para discutir o tema, entre os entrevistados três se apresentaram como defensores da ideia de que a teoria de Charles Darwin sobre a evolução das espécies explica melhor a origem da vida do que a visão da criação como obra de uma inteligência superior. Os entrevistados que defenderam essa ideia foram o doutor em física e professor de história da ciência, Lideu de Castro Moreira, a professora de filosofia da Unisinos/RS, Anna Carolina Krebs Regner, e Rosana Tidon, que é doutora em genética da UnB.
Para defender o criacionismo o programa falou com o religioso católico Dom Ancelmo Chagas de Paiva, doutor em direito canônico e diretor da Faculdade São Bento/RJ, que afirmou que o criacionismo não é uma teoria científica por se basear na fé. O religioso afirmou ainda que a Igreja Católica aceita a teoria de Darwin quando se trata de vegetais e animais, que ele classificou com espécie “infra-humana”. O religioso disse ainda acreditar que o corpo humano passou pelo processo de evolução.
O programa foi amplamente criticado pelo jornalista e escritor Michelson Borges, do sitecriacionismo.com. Borges afirma que o objetivo da reportagem não foi debater o tema, mas sim defender o ensino do darwinismo. Criticando o fato de o criacionismo ter sido defendido por um religioso e não um cientista, ele afirmou que o geólogo criacionista Dr. Nahor Neves de Souza Júnior foi procurado pela produção e chegou a gravar uma entrevista, que ficou de fora do programa após a edição.
Borges afirmou que “Nahor falou sobre o criacionismo bíblico a apresentou evidências científicas que dão sustentação a esse modelo. Mas, na hora de editar o programa, os responsáveis simplesmente optaram por descartar a entrevista com um verdadeiro criacionista para colocar no lugar dela a fala de um clérigo católico que apenas apresenta argumentos diluídos advindos de uma visão darwinista teísta que mal compreende do que se trata o verdadeiro criacionismo bíblico”.
Os defensores do evolucionismo entrevistados afirmam que o criacionismo é uma questão de fé e não uma visão científica e, por isso, não deve ser ensinado nas escolas.
http://gospelmais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.