sexta-feira, 4 de maio de 2012

Escavando Tiberíades com a arqueóloga brasileira Kátia Cytryn-Silverman


A temporada de 2012 será de quatro semanas, entre 24 de junho e 20 de julho. Mais informações: acesse o site.

Tiberíades, localizada ao lado do histórico Mar da Galiléia e assim chamada em homenagem ao imperador romano Tiberius, foi fundada no ano 19 pelo rei Herodes Antipas – filho de Herodes o Grande – como a nova capital de seu reino. Apesar da objeção inicial dos judeus da Galiléia a se assentar na nova cidade (devidos às inúmeras tumbas dentro de seu perímetro, o que lhe tornava religiosamente impura), logo esta tornou-se a capital dos judeus, tanto da Terra de Israel como da Diáspora. 

Apesar de caracteristicamente judaica, fontes históricas falam da presença de comunidades pagãs e cristãs durante o período romano, e de uma forte comunidade cristã durante o Bizantino (do séc. IV ao começo do VII). A rendição pacífica da cidade durante a conquista árabe (635) garantiu aos residentes de Tiberíades um tratamento favorável pelo governo islâmico. De fato, Tiberíades alcançou o seu auge como capital da província al-Urdunn (a Província do Rio Jordão).

O foco do novo projeto é o centro da cidade velha, aquela destruída no século XI e pouco reusada desde então. Estruturas previamente escavadas neste local (nos anos 50 e depois entre 2004 e 2006) incluem um complexo balneário, um centro administrativo do período bizantino construído sobre uma moradia (palácio?) do século I, vestígios de um templo dedicado ao imperador Adriano etc. Recentemente a carioca Kátia Cytryn-Silverman, da Universidade Hebraica de Jerusalém, diretora deste projeto, esclareceu que umas das estruturas, originalmente identificada como um mercado coberto, não é menos do que uma grande Mesquita, da época dos califas Omíadas (661-750), aparentemente construída sobre os resíduos do Templo romano. Ao lado desta se encontra uma Igreja Bizantina do séc. V, que começou a ser escavada em 2011, seguindo achados magníficos da Autoridade das Antiguidades de Israel em 2008. Durante todos estes períodos Tiberíades continuou sendo um centro cultural e espiritual Judaico.

Esperamos no futuro também encontrar vestígios relacionados a esta atividade. Este novo projeto já executou cinco temporadas. Fora a arquitetura, achados especiais incluem: mosaicos, uma grande cisterna, inscrições, lâmpadas em cerâmica intactas, pequenas estatuetas, correntes de bronze (com as quais lâmpadas eram penduradas), centenas de moedas... Trabalhamos com estudantes e voluntários (18 anos ou mais) de todas as partes do mundo, assim como trabalhadores locais, que também saem a curtos passeios de campo, ao redor das escavações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.