quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como Enfrentar Uma Crise


Por Rick Warren

Existe uma história engraçada sobre uma mulher que ganhou uma enorme fortuna na loteria.  Depois de receber a boa notícia, ela ligou para casa e falou com o seu namorado residente, dizendo-lhe:  “Acabei de ganhar na loteria! Pode começar a fazer as malas!”  Seu namorado respondeu:  “Isso é fantástico!  Devo fazer as malas com roupas para clima frio ou quente?”  Ela respondeu, sem nenhuma emoção:  “Tanto faz, contanto que você já esteja longe quando eu voltar para casa!” 

O homem entrou em crise!  E é assim que muitas crises acontecem – de forma totalmente inesperada, encontrando-nos completamente despreparados para lidar com elas.  Gostemos ou não, crises inesperadas fazem parte da vida.  Neste exato momento você se encontra em uma destas três fases:  Ou você acabou de sair de uma crise, ou a está vivendo agora ou ainda está indo de encontro a uma delas. 

Existe uma história fascinante sobre o naufrágio de um navio no Novo Testamento da Bíblia (Atos 27), da qual podemos extrair três percepções sobre a administração de crises e que podem ser aplicadas diretamente aos seus negócios: 

Determine a razão.  Pergunte a si mesmo:  “Qual é realmente a razão por trás da crise?”  A causa é geralmente mais profunda do que aquilo que surge na superfície.  No caso do naufrágio relatado pelo apóstolo Paulo no livro de Atos são citadas três razões:  (1) Eles deram ouvidos a conselhos ruins;  (2) eles seguiram a opinião popular, e (3) confiaram nas circunstâncias, e não no que sabiam ser a coisa certa a ser feita.  Se você está encontrando dificuldade para descobrir a razão de uma crise, tente orar a este respeito.   O rei Davi de Israel escreveu:  “Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus...”  (Salmos 73: 16-17). 

Determine o resultado. Pergunte a si mesmo:  “O que posso aprender com isso?”  Toda crise é uma oportunidade para ampliar a minha perspectiva, aprimorar minhas habilidades e desenvolver o meu caráter.

Determine sua resposta.  Pergunte-se:  “Qual a melhor maneira de reagir a isto?”  A despeito do que você possa fazer, sua resposta deveria incluir três elementos:

1.    Confronte o problema.  Você raramente resolve um problema ignorando-o.  Provavelmente não será fácil, mas Deus estará presente se você pedir a Ele que lhe dê forças.
2.    Confesse sua parte (se for o caso).  Se você provocou essa crise que lhe sobreveio, admita-o e peça perdão.  Não apresente desculpas e não culpe os outros.  Aceitar a responsabilidade é a marca da genuína liderança e maturidade emocional.
3.    Reivindique a promessa. Você sabia que a Bíblia contém mais de 7.000 promessas de Deus para ajudá-lo?   Elas são como cheques em branco esperando para serem preenchidos.  O que você está esperando?  Se você não conhece a Bíblia muito bem,  peça a um amigo que a conheça para ajudá-lo a encontrar a promessa que se aplica à sua situação.

Deus faz uma de Suas promessas em Filipenses 4:6-7, onde Ele nos diz:  “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.