domingo, 6 de maio de 2012

Oportunidades e desafios na África


Missões Mundiais

A África é ainda o campo que atrai a maior parte dos vocacionados, seja pela pobreza característica desse continente, seja pelo fascínio que as biografias missionárias inspiram nos corações daqueles que leem histórias de pessoas como Livingston, Joed Venturini, Analzira Nascimento e tantos outros que têm impactado os batistas brasileiros. 

De fato, estamos diante de um continente gigante, com mais de 50 países, centenas de línguas e culturas. Daí dizermos que há muitas “Áfricas” (portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, árabe) e um contexto de muitos matizes: animista, islâmico e cristão, principalmente sincrético. 

Atualmente, somos aproximadamente 150 missionários na África, entre brasileiros e obreiros da terra, o que ainda não é suficiente, já que não estamos presentes nem em metade dos países do continente. 

A demanda continua grande, e temos recebido muitos desafios das convenções batistas de várias nações africanas. Conheça a seguir algumas dessas carências: 

Libéria 
A Convenção Batista da Libéria, país cristão na África Ocidental, tem convidado professores para ensinar no Ricks Institute, a única escola privada que oferece educação gratuita para o ensino fundamental. As principais carências são nas áreas de Geografia, História, Música, Inglês, Educação Física, Ciências Naturais e Matemática. É preciso ter inglês fluente. Não há missionários brasileiros no país. 

Serra Leoa 
Situado na África Ocidental, a grande demanda de Serra Leoa é de profissionais na área médica para atuar no centro médico-oftalmológico no interior do país. Oftalmologistas serão muito bem-vindos. Da mesma forma, Serra Leoa precisa de obreiros que ajudem na implantação de um seminário em Freetown, capital serra-leonesa. Desejável inglês intermediário. Não há missionários brasileiros no país. 

Chade 
País da África Central, com duas línguas oficiais (francês e árabe), o Chade fica em pleno Deserto do Saara. O desafio ali é plantar igrejas entre os árabes não alcançados. Estamos firmando parceria com a Igreja Evangélica Batista do Chade, que atua entre os falantes da língua francesa, mas que deseja também alcançar árabes e plantar igrejas entre eles. Não há missionários brasileiros no país, apenas um obreiro da terra. 

República Centro-Africana 
Esse é um país africano teoricamente alcançado, mas frágil em discipulado e com limitada formação de liderança. Já temos uma missionária no país atuando na formação de mulheres e projetos sociais, mas precisamos de missionários com perfil de treinamento de pastores e líderes, bem como alcançar os muçulmanos, que têm crescido naquele país. A República Centro-Africana tem duas línguas oficiais (francês e sango). 

Togo e Benin 
Dois países da África Ocidental cujas convenções batistas têm pedido missionários para atuarem especialmente na formação de líderes. Togo e Benin têm vivido uma grande expansão do islamismo. A língua oficial dessas duas nações africanas é o francês. Não há missionários brasileiros nesses países. 

Nigéria 
Um seminário nigeriano tem pedido um professor de Missiologia para a formação de obreiros. A Nigéria é mais um dos países africanos dividido entre as religiões cristã e islâmica. Não há missionários brasileiros no país. 

São Tomé e Príncipe 
As igrejas batistas desse país africano no Oceano Atlântico têm pedido missionários com formação em Música, a maior necessidade das igrejas evangélicas no país. Temos missionários atuando na plantação de igrejas em São Tomé e Príncipe. 

Se você se sente desafiado por Deus a atender alguma dessas necessidades dos campos, entre em contato com a Junta de Missões Mundiais através do telefone (21) 2122-1900 ou envie um e-mail para crh@jmm.org.br. Quem sabe você não é a resposta às orações do povo de Deus para levar o bom nome de Cristo aos povos não alcançados?

Pr. Mayrinkellison Peres Wanderley 
Coordenador Regional da JMM para a África

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.