quinta-feira, 26 de abril de 2012

Arqueologia - Judaísmo no Brasil


Pesquisadores buscam apoio para projeto de exploração

Trabalhos arqueológicos na área da Refinaria Abreu e Lima, Ipojuca-PE, executado por arqueólogas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com apoio da Petrobras, revela uma estrutura de casa de engenho colonial, na qual foram encontrados vestígios arqueológicos representados por utensílios domésticos, como partes de garrafas de vidros, pratos e tigelas de louça e faiança com variados motivos, cerâmica utilitária, ferros de passar, moedas, além de objetos de uso pessoal como cachimbos (fornilhos e piteiras), medalhas de santos, bonecas de louça, entre outros. 

Na casa foi evidenciada, na parte interna, entre dois cômodos, a estrutura de um poço, pouco comum às casas de engenho.  Esta estrutura apresenta sedimento revolvido e solto, misturado a fragmentos rochosos e vestígios arqueológicos, entre os quais foi possível resgatar uma garrafa de louça praticamente inteira e conservada.  Na área externa da construção desta estrutura, o solo apresentou bastante umidade, o que pode reforçar a hipótese da mesma ter sido um antigo poço. 

 Esse provável poço apresenta semelhança com a estrutura de um mikve (tanque de purificação espiritual dos judeus).  Historicamente, na área em questão, havia uma grande concentração de engenhos pertencentes a famílias de cristãos-novos e judeus durante o período holandês no Nordeste brasileiro (1630-1654).  Pesquisas históricas e genealógicas, apoiadas em cartografia da época, estão sendo desenvolvidas concomitantemente aos estudos arqueológicos.

Profa. Dra. Suely Luma, Arqueóloga e Historiadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Profa. Dra. Ana Nascimento, Arqueóloga e Historiadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Profa. Dra. Tânia Kaufman, Historiadora do Museu da Sinagoga Kahal Zur Israel, Recife, PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.