terça-feira, 17 de abril de 2012

Agricultura não criou a vida urbana, diz pesquisa

O avanço das pesquisas arqueológicas vão desvendando coisas que aparentemente não tem nenhuma relação com a palavra de Deus, mas se observarmos melhor encontraremos pontos de conexões com os escritos bíblicos. 

O texto que segue é mais uma dessas evidências. Até poucos anos atrás se pensava que o surgimento das cidades estavam relacionado diretamente ao desenvolvimento da agricultura. Hoje as pesquisas apontam o contrário. As aglomerações urbanas surgiram em decorrência dos grandes centros de culto do passado. Os homens se reunião em determinados espaços para adorar as divindades. Com o escasseamento da caça houve o desenvolvimento da agricultura.

Qual o ponto de ligação com a palavra de Deus? A convicção que somos seres criados por um Deus bom e fiel levou os homens a montarem esses centros religiosos, por pura necessidade espiritual. É bom que se diga que naquela época como em nossos dias existiam várias tradições espirituais, portanto não se adoravam apenas o Deus verdadeiro, mas vários outros deuses fruto da imaginação humana. A tradição verdadeira veio por meio de Abraão e essa chegou até nós.

O fato da agricultura ser desenvolvida após o surgimento desses centros espirituais, deixa claro a força da fé [mesmos dispersas em falsos deuses] e a convicção que somos criaturas de Deus.

Agricultura não criou a vida urbana, diz pesquisa
fonte: http://www.jornalfloripa.com.br

Depois de passar quase 200 mil anos vivendo em pequenos grupos nômades, os seres humanos (ou alguns deles, pelo menos) resolveram que era hora de assentar, criando vilas e cidades. A questão é: por quê?

Durante muito tempo, a resposta-padrão foi simples: por causa da invenção da agricultura. Ao descobrir maneiras de produzir alimentos em grande escala, certos povos que viveram a partir de uns 10 mil anos atrás desencadearam uma explosão populacional que foi resolvida com outra invenção, a da vida urbana.

Acontece que a sequência verdadeira pode ser exatamente a oposta, indicam dados arqueológicos que se acumularam nos últimos anos.

FÉRTIL

Ao menos no Crescente Fértil -a região que engloba países como Iraque, Israel, Turquia e Síria, considerada o berço da civilização ocidental-, as pessoas parecem ter primeiro se juntado em assentamentos densos e só depois -em parte como consequência da aglomeração- ter desenvolvido  o plantio e a criação de animais.

"No Oriente Médio, o consenso é que essa foi a sequência", diz Eduardo Góes Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

E o processo parece ter começado muito antes do momento em que a agricultura propriamente dita entra em cena. O exemplo mais extremo talvez seja o sítio arqueológico de Ohalo II, localizado na margem sudoeste do mar da Galileia, em Israel.

Há cerca de 25 mil anos, uma área de cerca de 2.300 m2 estava ocupada por cabanas. Restos de plantas -quase 150 espécies diferentes, entre as quais trigo e cevada selvagens- indicam que pessoas moravam ali o ano todo, o que sugere sedentarismo.

Conforme os milênios vão passando, sítios assim aparecem por todo o Crescente Fértil, com indícios de população cada vez maior. O número de espécies vegetais usadas se reduz -os preferidos passam a ser os cereais de sementes grandes e leguminosas, como as lentilhas.

Mas essas plantas continuam com suas características selvagens, o que indica que apenas estavam sendo coletadas mais intensivamente. Da mesma maneira, a caça consumida pelos grupos mais sedentários fica menos diversificada, concentrando-se em poucas espécies que se reproduzem rápido, como lebres, raposas e aves.

É só quando a intensificação de uso dos recursos "selvagens" chega ao limite que sinais claros de vegetais cultivados aparecem.

Qual teria sido, então, o gatilho para a formação das vilas densamente povoadas? Uma possibilidade, diz Góes Neves, é que elas fossem centros cerimoniais ou religiosos, que serviam de ponto de encontro para a população de toda uma região.

"O interessante dessa ideia é que ela foge do raciocínio economicista", diz. "A intensificação da produção de alimentos como cevada poderia ter uma função social, ritual: produzir cerveja", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.