domingo, 30 de janeiro de 2011

Salmo 87 - Dos filhos de Corá



Esse é mais um dos salmos reais composto pelos filhos de Corá. A cidade de Jerusalém é exaltada diante dos demais santuários israelense [v.2 - Betel, Siquém e Siló]. A preferência do Todo Poderoso por Jerusalém está no fato do rei Davi ter trazido para Sião a Arca da Aliança [6.12-19].

A importância desta cidade ultrapassa as fronteiras de Israel [v.4], deixando para trás outros grandes centros urbanos como o Egito personificado no monstro Raabe [Dragão, monstro marinho – Jó 9.13; 26.12], Babilônia, Filistia, Tiro e Etiópia. Em síntese, esse era todo o mundo conhecido de então. Portanto, Jerusalém é colocada no centro do mundo antigo. Outra observação que fazemos é que nessa lista encontram-se os piores inimigos de Israel.

No verso 5, o salmista faz uma citação messiânica específica a Jesus Cristo, que aquele ali nascido seria reverenciado por tudo o mundo. Sabemos pela própria palavra que Cristo nasceu em Belém, mas seu nome chegou aos quatro cantos do mundo a partir de Jerusalém.

No verso 6, temos a imagem de Deus registrando todos os povos [Ne 12.22-23; Ez13.9; Lc 2.1-3]. Os nascidos de todos os povos ao serem registrados no livro de Deus conquistam automaticamente a cidadania de Jerusalém, desta forma essa cidade torna-se a pátria universal de todos os homens. Por fim, o salmista encerra sua poesia [v.7] confessando Jerusalém como seu lar.

“Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: todas as minhas fontes são em ti”

A imagem de Jerusalém permanece forte até hoje. Inúmeros foram os povos que tentaram destruí-la, dos que me lembro cito: caldeus, assírios, persas, gregos e romanos, só para citar os povos do mundo antigo. Contudo, ela permanece inteira até nossos dias. É sem dúvida uma obra de Deus desenhada para um povo específico os filhos de Abraão e de todos aqueles que pela fé em Jesus Cristo tornaram co-herdeiro com Cristo Jesus nosso Senhor.

Efe 3:6 – “a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;”

2 comentários:

  1. O texto bem esclarecedor sobre um salmo que necessita de atençao para ser bem compreendido,para os amantes das escrituras,um achado,nem na Biblia de estudo Pentencostal que uso para estudar,há referências sobre o texto.A paz.

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.