quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arqueologia


Uma equipe internacional de arqueólogos descobriu em caverna da Armênia uma unidade completa de produção de vinho, de 6.100 anos de antiguidade, a mais antiga conhecida até então. Antes disso, vestígios comparáveis a esses equipamentos de produção vinícola remontavam a 5.000 anos.
"Pela primeira vez, temos uma imagem arqueológica completa de um sistema de produção de 6.100 anos", felicitou-se Gregory Areshian, responsável pelas escavações e vice-diretor do Instituto de Arqueologia Cotsen da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Entre os objetos descobertos estavam sementes de uva, restos de grãos prensados, ramos de videira atrofiados, uma prensa rudimentar, uma cuba em argila aparentemente usada para a fermentação, cacos de cerâmica impregnados de vinho, além de taça e caneca para bebê-lo.
A descoberta foi realizada no mesmo sítio de cavernas onde foi encontrado, em junho de 2010, um mocassim de couro perfeitamente preservado datando de 5.500 anos, o que fez dele o mais velho calçado conhecido no mundo.
As cavernas ficam numa espécie de cânion situado na província armênia de Vayotz Dzor, região na fronteira do Irã com a Turquia.
Análises químicas confirmaram a data das instalações e de outros objetos, e a escavação foi financiada em parte pela National Geographic Society, segundo texto publicado na edição on-line do Journal of Archaeological Science.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.