sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Meditando em plena tempestade

A vida é sempre esse corre-corre diário onde lutamos todos os dias para nos manter vivos. Estabilidade é o nosso desejo, mas quando “julgamos tê-la alcançada” devemos está atentos para não cairmos no comodismo.

É baseado na falsa crença da estabilidade que muitos se perdem completamente, assumindo posturas conservadora e esquecendo que todos nós somos frutos da renovação. Esse endeusamento do ego, esse basta em si mesmo produz ruína, visto que se fecha a possibilidade de manter um canal produtivo e dialético entre os elementos envolvidos no jogo da vida.

Não é por acaso que esses padrões de procedimento logo entram em crise e tende a se estagnar, visto que são rígidos demais para acompanhar e entender as mudanças freqüente do tempo ou dos tempos (cronológico - histórico).

Na história de José do Egito [Gn 37; 39-50], podemos concretamente entender essa gangorra de equilíbrio, desequilíbrio e equilíbrio que de forma direta levanta a poeira e nos ensina a refazer a caminhada.
De menino mimado e sonhador a escravo no Egito, prisioneiro, primeiro ministro do faraó e finalmente salvador do seu povo. Caminhada difícil, porém rica em experiência e didática para todos que direta ou indiretamente participaram ou contribuíram para a mesma.

Nela toda a casa de Israel aprendeu alguma lição a começar pelos pais, cuja disputa pela proeminência de seus filhos [Lia, Zilpa, Raquel, Bila] levou-os muito próximo do fim. Os irmãos de José por sua vez aprenderam a respeitar as diferenças, ser tolerantes nas divergências e nunca tratar o irmão como inimigo.

E quanto a José? José aprendeu o valor do perdão, a consciência que Deus estava na direção da sua vida e que as crises não podem destruir a alma do crente, mas aperfeiçoá-lo para uma nova etapa de existência.

A história de Israel não terminou ai, haveria pela frente o cativeiro, a libertação do Egito, contudo a consciência do cuidado de Deus sobre suas vidas começava a se moldar nos corações daquela família que mais tarde seria a nação sacerdotal do mundo antigo.

Concluindo: Hoje sua saúde anda requerendo cuidados? Suas emoções estão aos farrapos? O seu dinheiro não cobre mais suas despesas? Se encontra sobre ameaças? Não temas, fortaleça sua convicção em Deus.

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.  Jos 1:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.