quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Haiti: luta contra a miséria e o vodu

O Haiti lança seus gritos de socorro.Na visão do missionário da terra Pr. Jonathan Joseph, seu país é “o lugar onde o diabo tira férias”,pois está sendo destruído pela prática do vodu e pelo subdesenvolvimento. E, segundo ele, a explicação para esta realidade é histórica, pois no lugar do sangue de Cristo, o Haiti obteve a sua independência da França por meio de uma cerimônia onde todos os participantes beberam o sangue de um porco. Desde então, todo governante renova esse pacto com o diabo,mantendo o Haiti como o país mais pobre da América. Cerca de 80 % de tudo o que é consumido pelos poucos mais de10 milhões de haitianos é importado e apenas 20% da população é alfabetizada.

Missões Mundiais iniciou a obra de evangelização no Haiti com o objetivo de reverter os números que indicam que hoje 30% da população é evangélica e 70%praticam o vodu ou o catolicismo. O quadro é ainda mais preocupante se forem considerados os números da Associação das Igrejas Batistas do Haiti que indicam que o percentual de evangélicos está em, no máximo, 10%. Para o Pr. Jonathan, um grande problema é a fraqueza psicológica e mental dos haitianos causada pela opressão que o vodu exerce no inconsciente coletivo. Assim, surgiu um povo de consciência passiva, sujeito a todo o tipo de exploração. Porém, o Haiti está nos planos de Deus. “Jesus verteu seu sangue pela humanidade inteira. Por Cristo, venha para o Haiti, em direção a esse povo que, infelizmente, ainda ama o vodu no lugar de Deus”, convoca o missionário.

Um novo pacto espiritual pelo sangue de Cristo é indispensável para a libertação do Haiti. Missões Mundiais da CBB e a Associação das Igrejas Batistas do Haiti para a Missão Integral estão envolvidas em “defender um novo Haiti” e trabalham pela unidade de seus líderes, pela conscientização,formação e ação para a transformação do país. A obra missionária no país necessita desde profissionais das áreas de saúde e educação até pastores que lecionem nos seminários. Profissionais de educação física dispostos a desenvolver projetos evangelísticos através do esporte também são bem-vindos ao Haiti. Porém,o mais importante, lembra o Pr. Jonathan,é que partam para o Haiti os verdadeiros servos de Cristo – independentemente da função.

Fonte: Jornal de Missões [Junta de Missões Mundiais]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.