terça-feira, 26 de junho de 2012

Um líder que Deus usa - Russell Shedd


Liderança cristã é o tema do trabalho do Dr. Shedd em seu livro “O líder que Deus usa”. Em seus nove capítulos o autor traça o perfil deste homem de Deus enfocando desde sua seleção, caráter, vivencia na palavra, responsabilidade, impedimentos, governo, atitudes e recompensas.

Em sua introdução o Dr. Shedd trabalha o conceito de liderança, sua importância e diferenças entre liderança secular e cristã. Para Dr. Shedd liderança é “Exercer influência dentro de um grupo para levá-lo a alvos de benefício permanente, que satisfaz as necessidades do grupo”.

A partir desta premissa conclui: O líder cristão tem que escolher objetivos coerentes com a vontade de Deus. Ele precisa conhecer a Deus, ter prioridades bíblicas, ser um amigo e cooperador de Deus. Só assim, esse líder será capaz de exercer sua autoridade de forma positiva.

No capítulo um o Dr. Shedd aprofunda sua analise sobre liderança trazendo a nossa memória as figuras bíblicas de José, como exemplo de líder numa prova de rejeição, Moisés com um homem preparado por Deus para exercer uma missão especifica e Davi que se apresenta como um líder humilde, porém de coragem e determinação.

Ao examinar esses personagens o Dr. Shedd dá destaque as qualidades inerentes a cada um como, por exemplo: a capacidade e potencial de liderança de José (inteligência, atenção, facilidade de se comunicar, originalidade e julgamento), a firmeza, convicção (Hebreus 11.24), segurança (vv. 25,26) e paciência de Moisés. A coragem inspirada na fé, a lealdade e versatilidade de Davi em meio as crises, bem como sua humildade quando confrontado com seu pecado.

Todos estes homens foram forjados por Deus para libertar seu povo em algum momento da história de Israel. São homens de forte personalidade, experimentados nas lutas, homens de princípios (Íntegros; Confiáveis; Humildes), maduros espiritualmente e possuidores de um caráter aprovado por Deus. Hoje vivemos num mundo carente de bons lideres. Diante desta verdade Dr. Shedd nos alerta sobre alguns cuidados que devemos ter ao convidar um obreiro para pastorear uma igreja. São eles:

1.      Investigar a vida pregressa do candidato -  Dados como: se o pastor teve problemas no ministério anterior, se demonstra disposição para fazer a obra, se busca atualizar-se em seu campo de trabalho.

2.      Envolver a igreja numa permanente campanha de oração antes e durante o processo da sucessão pastoral.

No decorrer de sua argumentação, o autor exemplifica o modo correto de selecionar líderes cristãos com base no proceder de uma igreja mexicana. O caráter do líder que Deus usa é outro aspecto considerado por Dr. Shedd. Ao introduzir este tema o autor chama atenção para as diferenças entre liderança e gerenciamento. No primeiro caso os seguidores são voluntários, o líder se preocupa com a direção, propósito e bem estar do grupo, visto que é sabedor que um dia dará contas a Deus (Hebreus 13.17). O gerente apresenta características diversas. Seus seguidores estão debaixo de ordem e seu objetivo é o lucro, não os indivíduos.

Uma vez estabelecida a diferença entre liderança e gerenciamento Dr. Shedd apresenta os elementos comuns ao caráter de um líder segundo o coração de Deus.

Características
Referência
Exemplo
1.      Santidade
2.      Cheio do Espírito Santo
3.      Sabedoria.
4.      Fé.
5.      Amor.
6.      Servilismo
Is 6. 1-5
Atos 7. 54-60
Atos 6. 1-6
Hebreus 11
Filipenses 2
Lc 22.26
Isaias
Estevão
Formação do corpo diaconal
Heróis da fé
Jesus Cristo
Diáconos [Diakonon]

O verdadeiro líder cristão possui todas estas características, se bem que alguns se destacam em uma ou noutra característica. Feliz é a igreja que visualiza esse perfil em seu obreiro. Certamente que esta comunidade se sente segura e acolhida por seu pastor. A consequência disso é uma igreja saudável e cooperativa.

No capítulo quatro se discute a prática e o ensino de Jesus. O enfoque deste capítulo é o método nada ortodoxo de Cristo agir. Um exemplo desta verdade pode ser ilustrado na escolha dos seus discípulos. Deixando os religiosos de sua época de lado, Cristo foi buscar seus discípulos entre pescadores, cobradores de impostos e outros. Eram homens simples, porem receptivos ao evangelho. O mestre não estava interessado em formação acadêmica, mas no caráter de seus seguidores.

Sua mensagem aponta para uma completa mudança de mentalidade, mortificação para o pecado, compaixão dos necessitados, uso saudável do dinheiro e firmeza doutrinária. Dos seguidores é exigido um proceder compatível a do seu mestre.

Ser um líder cristão é tarefa que exige responsabilidade, visão, valores, motivação, administração, sabedoria na identificação e encaminhamento dos irmãos a desenvolverem seus ministérios. Caso haja falha nesta área a igreja estará fadada ao fracasso.

No final do capítulo cinco, o Dr. Shedd faz uma breve explanação sobre criação de uma unidade funcional na igreja. Essa unidade tem a função de integrar todo trabalho da igreja dentro de uma perspectiva de corpo. Esse corpo para funcionar corretamente deve está equilibrado em todos os aspectos. Em efésios 4, Paulo cita quatro ministério que formam a igreja, são eles: apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestre. Todos eles devem cumprir sua parte do que diz respeito a orientação e formação dos irmãos para o cumprimento do Ide de Jesus.

Para quem milita diariamente na casa de Deus, sabe as dificuldades inerentes ao ministério. Dr. Shedd no capitulo seis, sete e oito do seu livro elenca uma série de situações a que estão expostos pastores, diáconos e demais lideres da casa do Senhor, bem como, soluções para recuperar a saúde espiritual da liderança. Veja na tabela abaixo.

Capítulo
Situações
Soluções

6

Impedimentos à liderança.

Incredulidade, inconstância, desânimo, estagnação, inveja, soberba, falsidade.

7
Equilíbrio na liderança de estilo.
Ações que determinam a busca pelo equilíbrio espiritual da liderança.
Determinação, flexibilidade, firmeza, perdão, humildade, decidido, leais, manso, sabedoria no uso dos recursos materiais, amor, verdade, visão, coragem.


8

Atitudes que fazem a liderança bíblica bem sucedida.
Gratidão, Humildade, disposição para aprender, interesse no reino, otimismo, oração perseverante e organização de prioridades (a coisa principal como coisa principal).


Somente uma liderança que é moldada por Deus é que alcança sucesso ministerial. Sabemos que a caminhada é longa e que o aprendizado é lento, cheio de desafios, contudo continuo e abençoador.

Cristo investiu três anos da sua existência trabalhando seus discípulos. É certo que não estavam completamente prontos logo depois da sua ascensão, mas os seus ensinos, as circunstancias trabalharam de tal forma em suas vidas que cumpriram sua missão como o mestre havia planejado.

No capítulo nove Dr. Shedd discute sobre as recompensas da liderança e conclui. Uma liderança segundo o coração de Deus sente-se realizada quando executam bem o seu trabalho, são reconhecidos pelos seus liderados, sem, contudo buscar glórias pessoais. Ela tem consciência que as dificuldades desta vida são inerentes a sua atividade e aceita tai condições sabendo que haverão de ter uma recompensa eterna.

Por fim, Dr. Shedd enfatiza que a forma como os homens dirigem as instituições seculares até podem se assemelhar a administração dos servos de Deus, porém a diferença está na motivação que impulsiona ambos lideres. O primeiro corre atrás dos bens materiais e afirmação do seu poder pessoal, o segundo busca o interesse do grupo em detrimento do seu próprio bem estar motivados no amor do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.