quarta-feira, 20 de junho de 2012

Novos ataques contra cristãos nigerianos


Pelo menos 52 pessoas morreram em conflitos religiosos desencadeados por três ataques suicidas contra igrejas no norte da Nigéria.

Um repórter da Reuters visitou dois hospitais de Kaduna, onde a violência irrompeu no domingo depois de ataques suicidas com carros-bomba em três igrejas no norte da Nigéria, matando pelo menos 19 pessoas e ferindo dezenas de outras.

Como reação aos atentados jovens cristãos montaram barricadas e saquearam carros e motos de muçulmanos matando seus ocupantes, segundo testemunhas.

Embora ninguém tenha assumido a responsabilidade dos ataques às igrejas, os principais suspeitos são membros da seita islâmica Boko Haram. Está seita está liderando uma revolta no nordeste da Nigéria contra o governo do presidente Goodluck Jonathan. Foi da autoria deste grupo os ataques mortais contra igrejas cristãs a dois domingos passados anteriores e outros atentados.

Diversos corpos espalhados por algumas áreas da cidade foram empilhados um sobre o outro em um antigo cemitério. Alguns destes corpos estavam carbonizados. 

Um soldado que guardava o local disse que pelo menos havia 30 corpos de pessoas que morreram pela violência na área. Esses corpos foram levados para outro cemitério. A maioria era cristã, disse ele.

"Algumas pessoas foram mortas e jogadas em poços. Eu já vivenciei muita violência, mas esta é a pior que eu já vi ", disse o soldado.

Um toque de recolher de 24 horas foi imposto no domingo pelo governo do Estado de Kaduna na tentativa de restaurar a ordem, falaram alguns moradores da região.

A violência alimentou temores de um conflito mais amplo na Nigéria. Esse país africano se destaca pela liderança na produção de petróleo [é membro da OPEP] e por abrigar uma numerosa população cristã e muçulmana.

O Vaticano emitiu uma declaração condenando os atentados.

Fonte: (Reuters)

Tradução: Google Tradutor

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nós cristãos evangélicos devemos nos comover com o sofrimento dos nossos irmãos nigerianos e clamarmos ao Senhor bençãos de paz sobre a nação nigeriana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.