sexta-feira, 8 de junho de 2012


Família Estevam-Medeiros

Ontem iniciamos o programa dos 100 dias de orações preconizado pela Convenção Batista Brasileira em nosso grupo familiar. A palavra inicial foi um clamor por avivamento espiritual reverberado pelo pastor Paschoal Piragine, presidente da CBB e pastor da 1ª IB Curitiba, PR.

Foi um momento de muita alegria, uma vez que nos sentimos participantes de algo maior e por certo dentro da vontade de Deus. Nessa mesma reunião lemos a palavra de Deus. O texto escolhido foi o livro de Hebreus 4.12-13. A partir da sua leitura chegamos a seguinte conclusão:

1.       Em todo o capitulo quatro de Hebreus o apostolo Paulo desenvolve o tema da salvação pela graça. Ele argumenta que só ouvir a palavra sem a adição da fé de nada vale. A religiosidade por si só, não interessa a Deus. Tradições, ritos etc, podem até encher os nossos olhos pela beleza visual, mas não passam disto. Esse tipo de prática religiosa conduz o homem ao completo fracasso espiritual. Um bom exemplo desta verdade se encontra no capítulo 3. 15-19, da mesma carta aos hebreus.

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade”.

O ativismo religioso, o pertencer à igreja porque nasci nesta ou naquela religião transforma a casa de Deus em clube tal qual Flamengo, Santos, ABC ou qualquer outro. Porém, não implica em salvação. Aqueles que investem nessa dimensão espiritual não precisam de justificação, por que já estão justificados por eles mesmos. Diante disto a advertência prossegue: “...não puderam entrar por causa da sua incredulidade”.

Esforcemos-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” Hebreus 4.11-13

2.       Esforcemos. Aqui temos uma ordem e não um conselho. Não que a salvação seja conquistada pela nossa própria força. Lembre-se, ela veio por meio da graça. O que Paulo está enfatizando aqui é que devemos lutar diariamente contra o pecado. É luta irmão, haja vista que as armas estão ao alcance das nossas mãos [Ef 6.13-18]. Neste contexto de luta a palavra de Deus [bíblia] contém toda a revelação divina e o poder criador e salvador de Deus [Is 49.2; Jo 1.1-18; Ef 6.17; Hb 1.3; 1Pe 1.23-25], portanto em obediência devemos consultá-la diariamente para ter um proceder segundo o coração de Deus. Através dela ganhamos experiência, força e orientação divina necessária para lidar com este mundo que jaz no maligno.
Igreja que é a minha casa, assim como a vossa [irmãos de perto e da distância] tem que se engajar nesse desafio espiritual. Devemos a todo custo combater o ativismo religioso e a tradição cega desprovida de amor e humanidade. O avivamento começa em nós e alcança toda sociedade em que estamos inseridos.

Esse compromisso é de suma importância para todos nós Batista ou de qualquer outra denominação evangélica. Avivamento significa levar Deus a sério, significa cumprir o Ide de Jesus. Portanto, cabe a nossa geração se esforçar, fazer a sua parte sabendo que haveremos de prestar contas ao Senhor.

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” Hebreus 4.13



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.