quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Uma promessa e um desejo

Salmo 119

Diariamente tenho feito a leitura deste Salmo que é base para a lição da EBD do domingo 22 de setembro. Aprendi que o Salmo 119 foi estruturado na forma de acrósticos. É o maior deles, visto que contém todo o alfabeto hebraico. Cada estrofe possui exatamente oito versos. Seu conteúdo é puro elogio a Lei do Senhor que é tida não apenas como um conjunto de preceitos, mas como a própria revelação do Pai aos homens.

Existe um claro convite para vivermos os preceitos do Senhor. As Leis do Pai não são apenas para apreciação, ela é vida e geração de vida para quem se nutre diariamente com seus ensinos. Tudo é muito prático:
  • Tome conhecimento e logo execute. Nada de fantasiar, nada de filosofar, nada de perda de tempo. É tão somente meditar e agir
A temperatura espiritual deste salmo é refratada em outros tais como: Salmo 1. Veja a intensidade do desejo de ser benção e instrumento de Deus entre os homens:


BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

A disposição mental deste homem ou mulher [não importa o gênero] está absolutamente voltado[a] para viver a verdade de Deu e deixar o Senhor viver através da sua vida. Não é atoa que logo em seguida [verso 3] o autor sacro deixa explicito as consequências de uma vida tão devotada ao Senhor dos Exércitos.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 

Precisa dizer mais alguma coisa?

O Salmo 19. 7-14 coopera com o 119 no que diz respeito a funcionalidade da Lei na vida dos seus servos.

  • A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma - v.7 - Quantas pertubações, angustias a vida pode nos reservar. Mas, ao meditar e praticar os ensinos da palavra estou hapto a não se perder no meio do caminho: Fora depressão, fora dependência química, fora opressão! Sou do Senhor.
  • Dá sabedoria aos símplices, alegram o coração e ilumina os olhos- v.7 - 8
  • - v.8 - Não cairei em esparrela ou armadilhas do inimigo. Deus abre literalmente nossa visão espiritual para persentimos o mal e nos desviarmos dele.
  • Deus é justo
  • Nenhuma riqueza ou qualquer outra coisa que reputamos como valiosa é mais significativa, bela e eficaz que os ensinos da palavra de Deus - v. 10.
  • Serve para ensinar e recompensa aos que praticam seus ensinos - v. 11
Gostaria de concluir com uma promessa e um desejo. Primeiro o desejo:

Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! [Sl 19.14]

depois a promessa:

Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim [v.112]

Essa foi a promessa de Deus para minha vida, logo quando aceitei o evangelho a 35 anos atrás. Lembro-me que naquela época eu orava muito ao Senhor para que nunca me desviasse dos seus caminhos de forma definitiva [sem retorno]. Eu preferia morrer do que viver esse desastre espiritual. Lembro-me que ao abrir minha bíblia em um momento todo especial, de total sinceridade e dramaticidade, me deparei essa promessa de Deus. Na época ficou claro que era a resposta que tanto ansiava e tive paz. Que possamo continuar com um coração perceptivo aos ensinos do nosso Pai e ajudarmos outros em sua caminhada rumo ao lar celestial.

Que Deus abençoe a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.