quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aproveitando a vida com otimismo


Igreja Batista do Alecrim - Natal, RN.
Estudo bíblico - Retiro Espiritual 2012.
Texto: Habacuque 3.17-19.


Introdução.

Otimismo e pessimismo são sentimentos comuns ao homem. Portanto, somos portadores de ambos, o que determina se uma pessoa será ou não otimista é a sua realidade de vida. Quando esses sentimentos se alternam de forma contundente estamos diante de um greve problema de saúde: o transtorno bipolar. Esta doença é muito grave e se caracteriza por momentos de euforia [otimismo] e melancolia [tristeza] e a solução da mesma passa necessariamente pela fé e ajuda médica.

Na bíblia nos deparamos com um servo de Deus que vivenciou uma realidade extremamente dura e que lhes trouxe sérios problemas pessoais que poderiam tê-lo conduzido a sombria prisão do pessimismo, da melancolia e da depressão. Nesse estudo vamos conhecer um pouco da vida do profeta Habacuque e da sua luta para compreender a vontade de Deus em sua vida e na vida do seu povo como condição fundamental de sua cura espiritual.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.  O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)”. Habacuque 3.17-19.

1.       Quem era Habacuque?

A única informação que dispomos é que era um profeta [Hc1.1;3.1]. Não existe nenhuma informação pessoal em seu livro, nem seu nome é citado em qualquer outro livro Canônico do Velho ou Novo Testamento, exceto em livros apócrifos ou deuterocanônicos como os acréscimos no livro de Daniel 14.31-39.

O contexto histórico em que está inserido é o período babilônico. Alguns afirmam:

a.       Seu ministério foi desenvolvido num tempo próximo à destruição de Nínive – 612 a.C.
b.    Sua atividade profética foi exercida entre o ano 605 a.C e o principio do reinado de Nabucodonosor [Jr 25.1].
c.       Sua atividade profética ocorreu no ano da queda de Jerusalém – 597 a.C [2Rs 24.10-12].

2.       Tomando a decisão de encarar a vida de forma positiva.

Habacuque viveu num tempo difícil, cujas circunstâncias forçavam as pessoas a perderem sua esperança na vida.

“Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio”. [Hc 1.3]

Como compreender tanto descalabro [desgraça] em Israel e o total silêncio de Deus? O profeta conhecia o agir do Senhor [Salmos 5.4-6], mas ficava perplexo [embaraçado] pela demora da ação divina. No verso 5, Deus lhes responde: “Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas [ganância, domínio, expansão territorial Hc 1.9,15;25]. Essa revelação divina confunde ainda mais o homem de Deus.

·         Como ser otimista em tais circunstâncias?
·     Como pode um Deus santo usar a esses pagãos perversos para destruir gente mais justa do que eles? A maldade e a violência vão continuar para sempre? [Hc 1.12-17] Aqui estamos diante de um grave problema moral.

Esse conflito inicial de Habacuque também se encontra nos livros de Jó 21.7-34, Sl 37; 46; 73. 1-14; Jr 12.1-4; 14.9; Ap 6.10 e em nosso dias. Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?

·         Violência – Hc 1.2
·         Iniqüidade, opressão, contendas e litígios – Hc 1.3
·         Impunidade [ a lei é froxa] - Hc 1.4
·         Omissão ou conivência com o erro – Hc 1. 4

Essas coisas ganharam uma dimensão enorme na realidade social do profeta a ponto de deixá-lo confuso, como Deus tão puro pode ficar impassível diante do mal feito [Hc 1.13]?

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele”?

Quantas vezes questionamos essa mesma realidade? É a corrupção política, a impunidade, a falta de justiça, fome, as drogas, prostituição etc. Como ser otimista numa realidade perversa como essa?

Em seu livro Ocupado demais para deixar de orar [Ed. Hagnos, 2009, p. 108], Bill Hybels afirma que existem orações do tipo que movem montanhas, contudo um dos princípios para se alcançar tal eficiência em nossas orações é necessário tirar o olhar da montanha e colocá-los em Deus. Eu acrescentaria eis ai uma boa receita para deixarmos de lado nosso pessimismo de estimação e sermos um otimista de plantão.

Habacuque conhecia esse principio e mesmo confuso acerca do agir de Deus na história, buscou diligentemente a presença do Senhor para ter respostas do seu queixume.

“Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa”. [Hc 2.1]

Preste atenção nos detalhes:

·         O profeta não coloca pressão sobre Deus como faz alguns “apóstolos contemporâneos”.
·         Ele não obriga Deus a fazer coisa alguma que não queira, até porque de nada adiantaria esse desrespeito ao Senhor. Deus é soberano.
·         Ele se coloca vigilante, portanto espera. Se for do interesse de Deus respondê-lo nada o impedirá de fazê-lo. Mas com certeza Jeová não haveria de pegá-lo desprevenido. Essa é à disposição de espírito que Deus ama em ver nos seus filhos [disponibilidade para o Senhor a qualquer hora].

a.       Estamos com esse propósito hoje?
b.      Existe em nós esse estado de vigilância espiritual?
c.   Estamos nos santificando para receber e entender a revelação divina, ou brincamos em descobrir a vontade de Deus para nossas vidas? Ou preferimos olhar para a montanha?

A resposta a essas perguntas pode indicar qual dos dois sentimentos você está alimentando em seu coração. O que estiver mais fortalecido é que vai dominar seu ser. Meu irmão não seja uma pessoa pessimista, amarga. Só você e Deus podem mudar sua visão de mundo.  

3.       De Deus vem o alento para nossas almas e a plena certeza da nossa vitória sobre as circunstâncias adversas e a visão pessimista da vida.

A nossa disposição espiritual começa em Deus e termina em Deus. Ele é a razão da nossa felicidade, é certeza de um futuro melhor motivo sem o qual não podemos manter uma visão otimista da vida.


Deus cuida de mim
Mesmo quando não percebo o seu toque
Independente do vaguear dos meus pensamentos
Ainda que não possa senti-lo concretamente
Eu sei que o Senhor cuida de mim

Assim como as ondas quebram na praia
Como o vento toca a palha do coqueiro
Semelhante ao sol que anuncia o amanhecer

Pois é de sua natureza amar sem reservas
Resgatar o homem de todos os seus males
Regenerar, reconstruir, salvar o pecador
Visto que só ELE é Deus e não há outro
Deus cuida, trabalha e se doa por todos nós
Na verdade nunca desiste dos seus filhos
Pois é de sua natureza amar sem reservas

Assim como as ondas quebram na praia
Como o vento toca a palha do coqueiro
Semelhante ao sol que anuncia o amanhecer
Eu sei que o Senhor cuida de mim

Touros 21/11/2005 – Jerônimo - 10:30

O que dizer mais? Quem está no senhor:

  •      Tem suas duvidas resolvidas – Jr. 33.3; Provérbios 8.17 [“Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham”]; Mat 7.7-11; Tg 1.5.
  •             Sua salvação garantida – João 3.16.
  •              É fortalecido em meio à luta – Sl 33.16-20.
  •        Alegria de viver e viver para servir – Sl 4.7 [Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.].
  •        Tem paz de espírito de forma que o mundo jamais experimentou – Jo 14.27 [Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.].
  •          É cheio da sua graça e transbordante do seu Espírito – Mq 3.8 [Mas eu estou cheio do poder do Espírito do Senhor, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.].
  •          É portador da verdadeira sabedoria que o mundo desconhece – Sl 111.10 [O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.].
  •         Tem a sensibilidade de discernir as coisas do Espírito de Deus - Isaías 6.5b [Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.].

Em fim, o verdadeiro servo de Deus tem todas as razões e instrumento quer sejam físicos ou espirituais para viver com otimismo em meio a um mundo que jaz no maligno. Diante da disposição de Habacuque Deus lhes responde:

“Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos”. Habacuque 2. 1-5

·         Deus declara seu propósito para Habacuque e anima-o a esperar –v.2-3.
·         Diante da revelação de Deus conclui Habacuque: “o justo pela sua fé viverá” [Rm 1.17 e Hb 10.38].

Num coração cheio da presença de Deus não existe espaço para negativismo ou descrença.

·      A presença de Deus nos basta - 2Co 12.9 [E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.].

Viver da fé pressupõe um exercício diário de santificação. De mãos da revelação de Deus Habacuque profetiza sobre os caldeus que momentos antes eram motivo de terror e condena-os pela:

·         sua falta de honradez [2.3];
·         sua ganância [2.9];
·         seus empreendimentos marcados pelo engano, sangue [2.12];
·         sua libertinagem [2.15] e idolatria [2.18-20].

Conclusão.

A oração final de Habacuque é um atestado de otimismo não desprovido de fé, como temos em alguns livros de auto-ajuda de nossos dias. Mas é fruto de uma fé madura cheia de experiência e intimidade com Deus.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.  O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)”. Habacuque 3.17-19.

Nessa oração a majestade e a glória do Senhor são exaltadas com toda força do seu ser [Mat 22:37]. O profeta literalmente se derrama diante de Deus. É também uma declaração de confiança nos planos de Deus para o seu povo.

Irmãos, hoje Deus te desafia a encarar a vida com mais otimismo, a buscar Nele o alento para tuas almas e a plena certeza da tua vitória sobre as circunstâncias adversas e a visão pessimista da vida. Prontifique hoje mesmo servir a esse Deus com alegria e o mais ELE fará.

Que o Senhor nos ajude a cumprir a sua vontade na terra dos homens. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.