quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Deixando um legado de uma vida integra.

Ana Lula [Mãe] - 1923-2010.
Igreja Batista do Alecrim
Estudo Bíblico para o Retiro de Carnaval

 Introdução

A foto dos meus pais fala muito ao meu coração. Além de despertar sentimentos filiais ela apresenta uma realidade muito séria: o passar do bastão. Foram muitos anos de convivência com os velhos. Pude compartilhar dos seus sonhos, decisões, medos, desafios, fracassos, valores e emoções. Esse conjunto de relações moldou profundamente o meu caráter, de forma que volto sempre a esse modelo de vida para comparar tudo em minha volta e principalmente o que tenho de fazer quando estou diante de uma decisão que afetará a minha vida ou dos meus familiares.

Deixando um legado de uma vida integra.

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. 2 Tm 1.5

Esse fragmento de texto nos esclarece sobre o benefício da educação da fé no meio familiar. Timóteo é herdeiro de um modelo de tradição cristã e como tal deve basear sua vida. Essa é a expectativa de Paulo, bem como de Deus sobre nós outros.

Analisando esse texto e outros da palavra de Deus vamos procurar descobrir as marcas de Lóide e Eunice no caráter do jovem Timóteo, bem como de que forma podemos deixar um legado de uma vida integra para os nossos filhos (quanto pai) ou em nosso grupo social.

1.       A família de Deus vence o mundo e seus ardis [armadilhas].

Igreja Batista do Alecrim - 1960
Em 2Tm 1.5; 3.14, temos as primeiras informações acerca da família de Lóide. O contado de Paulo com a mãe e avó de Timóteo ocorreu em sua primeira viagem missionária quando esteve na região de Derbe e Listra (Atos 14. 6-23). Nessa época Timóteo era muito jovem, mas já compreendia os rudimentos da palavra de Deus.

Em Atos 16.1,3 detectamos dois problemas na família de Timóteo.

·         Primeiro: Sua mãe era casada com um gentio (Dt 7.3-4).
·         Segundo: Timóteo não havia sido circuncidado segundo o costume judaico [ Gn 17.10; Levítico 12.3; Atos 7.8].

Portanto, mesmo sendo aceito como israelita por ser filho de uma judia, Timóteo não era considerado totalmente judeu pelos líderes religiosos de sua comunidade. O fato de não ter nascido num lar “totalmente judeu” não determinou uma frágil educação religiosa. É sabido que a responsabilidade da educação da fé na família recaia sobre a figura paterna, sendo que as mulheres o ensino moral. Lóide e Eunice vão trazer para si a responsabilidade de educar Timóteo no ensino da palavra.

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. [2Tm 3.15]

Foi esse jovem convertido (se pela mãe ou Paulo não se sabe), cheio do Espírito de Deus que Paulo encontrou em sua segunda viagem missionária em Derbe ou listra.

“E CHEGOU a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio”.

Timóteo demonstrava maturidade para o serviço de Deus e isso foi imediatamente observado por Paulo que o introduz em sua missão evangelista (Atos 16.3-5). A partir desse ponto, começa uma história de amizade e cooperação entre ambos que vai perdurar por todo ministério paulino.
·         Timóteo chegaria depois a ser seu colaborador especial de Paulo – Rm 16.21; 1Co 4.17; 16.10-11; Fp 2.19-24; 1Ts 3.2-6.
·         Aparece associado a Paulo em várias das suas cartas – Fp 1.1; Cl1.1; 1Ts 1.1.
·         Além das duas cartas a Timóteo.

Quais os perigos comuns a sua época que poderiam subverter sua fé? Como sua mãe driblou essas dificuldades imprimindo nesse jovem as marcas de um verdadeiro cristão? O que podemos aprender com Lóide e Eunice que possamos aplicar em nossos dias?

O mundo de Lóide e Eunice era o Romano com toda sua liberalidade espiritual e filosófica [Ceticismo, epicurismo etc]. Na Galícia se adoravam carvalhos sagrados e as igrejas cristãs estavam sob ataque dos judaizantes (1Tm 4. 1-3; 2Tm 2.18).

Lóide e Eunice criaram Timóteo longe dessas influências perniciosas, com os pés firmados nas escrituras e na revelação apostólica que Paulo traz de Jerusalém para o alento dos irmãos não judeus (At 15. 23-29).

“Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém”. (At 16. 3-4)

Em nossos dias como no passado nossa fé é desafiada por:

a.       Filosofias.

·         Deísmo que coloca Deus como uma força criadora sem sentimentos, distante, alheio e alienado que não interfere na história dos homens porque não os interessa.
·         Naturalismo onde prega que a matéria existe eternamente e é tudo que há. Deus não existe. A história do homem é uma corrente linear de eventos ligada por causa e efeito, porém, sem uma proposta abrangente.
·         Niilismo onde temos a negação de todas as coisas. As coisas apenas existem.
·         Existencialismo onde afirma que a vida é uma jornada de aquisição gradual do conhecimento sobre a existência do ser. Não existe propósito determinado, mas ele é construído na medida em que vivemos. Diante da incompreensão do sentido da vida o homem tem liberdade [livre arbítrio] para agir.
·         Panteísta onde propõe que cada pessoa é Deus, visto que trás em si parte do universo. Deus é o universo.
·         Nova Era prega que o EU é a realidade fundamental. O EU, o centro de consciência do ser humano de fato é o centro do universo.
·         Teologia da prosperidade etc.

b.      O mundanismo – Ou tira o indivíduo da igreja ou se infiltra nela.
c.       O inimigo das nossas almas - I Pe 5:8.
d.      A perseguição religiosa etc.

Devemos aprender com Lóide e Eunice a exercitar a nossa fé, de maneira que possamos saber manejar bem as escrituras [2 Timóteo 2:15] para refutarmos as inverdades teológicas e filosóficas que nos afastam de Deus. Neste sentido a reunião familiar, núcleos de estudo bíblicos são bem vindos sendo instrumentos para fortalecimento da nossa fé. 

2.       As marcas de Lóide e Eunice na vida de Timóteo.

Timóteo era possuidor de uma fé não fingida que recebera como herança de sua avó e mãe, a mesma fé que marcara sua relação com Paulo e que passaria adiante a seus sucessores (2Tm 2.2; 4.3). Como fiel servo de Deus era zeloso no repasse dos ensinos que aprendera (Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós - 2Tm 1.14) contando para isso a ação fortalecedora do Espírito Santo de Deus.
A semelhança da sua mãe e avó, Timóteo possuía um ótimo relacionamento com seus ouvintes e ovelhas, sendo um exemplo de dedicação a vida cristã como no passado fora sua mãe e avó. Apesar da bíblia não evocar diretamente essas características de Lóide e Eunice elas são plausíveis [aceitáveis], visto que ninguém é capaz de testemunha de fé sem ter vida.

Quando Paulo orienta Timóteo acerca das falsas doutrinas dentro da igreja [1Tm 1.3-4; 2Tm 2.14-19], compreende-se que o jovem pastor tem maturidade suficiente para lidar com o problema, caso contrário não estaria ocupando essa função. Bem como, quando alerta sobre falsos amigos [2Tm 1.15-18]. Sem dúvidas temos aqui um aprendizado que primeiro veio do lar sendo aperfeiçoado pela convivência com o apóstolo e com os demais irmãos na fé.

Lóide e Eunice souberam como ninguém imprimir em Timóteo:

  •       o amor ao evangelho. Ainda muito jovem se dispõe acompanhar Paulo em sua missão  evangelizadora se submetendo voluntariamente a circuncisão [Atos 16.3].
  •           a importância do testemunho pessoal que encantou Paulo e os habitantes de Icônio e Listra [Atos 16.1].
  •                    sensibilidade doutrinária para discernir o que fugia da sã doutrina [1Tm 1.4].
  •             a habilidade para trabalhar em grupo, visto que foi delegado a sua responsabilidade uma igreja em organização [2Tm 2.2].
  •              a verdadeira fé que move montanhas [2Tm 1.5].
  •                    a maturidade espiritual para enfrentar crises, visto que essa era sua missão em Éfeso [1Tm 1.3-4].
Timóteo demonstra a todo o momento as marcas deixadas pela sua mãe e avó desde a infância. Como um escolhido de Deus para exercer um ministério a parte [1Tm 4.14] o fez com coragem e determinação. Ele tinha plena consciência que se o fizesse bem seria ricamente recompensado por Deus.

3.       O legado de Lóide e Eunice para as futuras gerações.

Lóide e Eunice
Loíde e Eunice tornaram-se símbolo da educação cristã no lar e exemplo máximo de como esse tipo de educação funciona e faz toda diferença na vida dos nossos filhos e amigos. O ensino, a oração, a meditação, o compartilhar da palavra são imprescindíveis para o crescimento espiritual do crente.

A palavra de Deus adverte aos pais:

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. [Pv 22.6]

E lembra aos jovens:

LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; [Ec 12.1-2]

Existe uma máxima na vida secular que espelha muito bem um principio bíblico: “O que plantamos colheremos no dia de amanhã”. Lóide e Eunice plantaram fé, exemplo cristão e amor a palavra de Deus e colheram um jovem pastor compromissado com a obra e determinado a dar o seu melhor para Deus.

Num lar assim é que se preparam homens e mulheres para o ministério da palavra, para testemunhar de Deus na sociedade. Quando lemos Atos 16 e as cartas de 1ª e 2ª Timóteo percebemos que não existe limite para o agir de Deus. O pai de Timóteo era um homem pagão que cultuava as divindades locais, contudo a dedicação de Lóide e Eunice bloquearam qualquer influencia desta prática na vida do jovem crente.

E você meu irmão, O que tem plantado em sua casa, trabalho, escola, igreja, em fim, em seu ambiente de convivência? Hoje, Deus te desafia a plantar boas sementes de fé, da palavra, da comunhão irrestrita com Deus, pois somente assim poderemos ter um mundo melhor cheio de amor e submisso a vontade do nosso Pai.

Que Deus nos ajude nesse propósito. Amém!

Um comentário:

  1. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.