quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Servo



João 15:15 "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."

A condição de servo era muito próxima a de escravo durante a Idade Média. Talvez seja por isso que etimologicamente esses termos se igualam. [lat. servus,i 'escravo, servo.'] o que acontecia na prática nos tempos antigos.

Ser servo, portanto era uma condição indesejada que dava invisibilidade social a seus portadores, poucos estariam dispostos a lutar por esses marginalizados sociais ou até doar um pouco do seu tempo para escutá-los.

Essa, no entanto era a nossa condição espiritual. A bíblia afirma que éramos servos do pecado [Rom 6.16] e estávamos mortos espiritualmente [Rom 5.12], contudo, Jesus Cristo nos libertou da morte espiritual e nos colocou numa nova condição a de filhos de Deus [Romanos 8.17].

Na passagem de João 15.15, Jesus Cristo eleva o servo a condição de amigo e como tal abre seu coração e compartilha sua intimidade com ele. Diz o Senhor: “tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." É assim mesmo, não existe segredo entre amigos, não existe segredo entre Cristo e seus discípulos.

Somos sem dúvida um povo feliz, pois temos um Deus que não faz acepção de pessoas [Deuteronômio 10.17; Atos 10.34], que nos trata como amigo e tem grande prazer em repor a nossa dignidade humana. Só Cristo livra o homem da condenação do pecado e nos conduz para uma vida eterna vitoriosa [João 3.16].

Glória seja dada ao Senhor! Amém e Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.