sábado, 24 de julho de 2010

Para um Brasil místico um evangelho de poder.

Li recentemente na revista National Geographic (Brasil - julho, 2010), uma reportagem cujo título é “A esquina do Além” de Flavio Devienne. Essa reportagem fala de Codó uma cidade no interior do Maranhão intitulada a capital brasileira da magia. Depois de um primoroso histórico sobre a origem dessas práticas afro-brasileiras em Codó, o autor nos informa que a fama do lugar foi sendo estruturada ao longo dos anos. Nesse meio tempo não faltou a ingerência de figuras da política nacional como os ex-presidentes Getúlio Vargas, e José Sarney. Aqui merece uma ressalva: O quanto o poder político nacional está tremendamente atrelado a essas práticas. E aqui meu grito: Cadê o povo de Deus para ocupar esses espaços? Voltando a reportagem.  

Os cultos a essas entidades são diversos e a população local apesar de ser católica em sua quase totalidade (120 mil habitantes) já incorporaram essas prática e reagem com muito receio as mesmas. Frisa o jornalista: “Em Codó, é comum as pessoas ficarem desconfiadas, preocupadas com o lugar em que deixam suas pegadas ou saber quem passa por suas costas sem que percebam”

Só no final da sua reportagem vem uma notícia significativa: “Batistas, protestantes e seitas evangélicas coadjuvam pequenas e veladas guerras santas, tentando converter os fieis nos dias de festa nos terreiros” (É difícil encontrar em cadó - pág. 45). Eita que coisa maravilhosa! O glorioso Deus ainda tem servos fieis em nossos dias, e como tem.

Vejo na luta desses irmãos o clamor bíblico:

"Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa". Deuteronômio 18.14
E mais:

“Quando vos disserem: consultai os médiuns e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram entre dentes, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo essa palavra, nunca verão a alva”. Isaias 8.19-20

"Porque os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e contam sonhos falsos; com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor".   Zacarias 10.2
E finalizando:

"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados". Atos 16.6

Em diversas passagens da bíblia ao longo de toda revelação fica claro a preocupação de Deus e de seus profetas e mais tarde apóstolos de Jesus Cristo da necessidade de mantermos fieis a sua mensagem, a sua lei. Irmão é sabido de todos que Deus não divide a sua glória com ninguém:

“Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem”. Isa 48:11

E isso inclui:
  •       Entidades do mundo espiritual.
  •       Homens ambiciosos e egoístas.
  •       Outros (dinheiro, fama, amizade, etc).
Deus mais do que qualquer outro sabe o que é bom para a humanidade. O que é bom para mim e você. Certa vez tratando com Israel Ele falou:

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias  29.11

É assim, e por ser assim é que não podemos trocar nossa intimidade com Deus por nada nesse mundo, que devemos ser firmes no evangelismo, sejam quais forem as condições impostas a igreja do Senhor. Que devemos continuar orando por nossa nação e autoridades que mergulhadas nas trevas espirituais não sabem discernir entre sua mão direita e esquerda.

Na reportagem vemos uma população inteira atenta ao uso que possam dar as suas pegadas e nutrem um tremendo medo das sombras que possam cruzar por sua vida. Nesse contexto impera o medo e a escravidão e não a libertação proclamada por nosso Deus.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14.27

  • Só em Cristo é que o homem goza de tamanha segurança.
  • Só em Cristo o homem tem a seu favor o maior poder de toda eternidade, poder esse    personificado em Deus.
  • Só em Cristo somos mais que vencedores  (Romanos 8.37).
Toda essa segurança está ao alcance de qualquer pessoa. Se é assim, o que fazer para dispor de tamanha benção? A bíblia nos esclarece: aceitando a Cristo como seu único Senhor e Salvador.


Veja o que você precisa fazer para alcançar tamanha graça de Deus.


1.       SAIBA QUE DEUS TE AMA.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”  João 3.16.
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.    Romanos 5.8

2.       TODOS SOMOS PECADORES.

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.”  Romanos 3.10
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”  Romanos 3.23

3.       QUE EXISTE UM REMÉDIO PARA O PECADO.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” Romanos 6.23

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”  João 1.12
“E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”  1 Co 15.3,4

4.       TODOS PODEM SER SALVOS.

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”  Apocalipse 3.20

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Romanos 10.13

Concluindo:

Se você é consciente que é um pecador e precisa da graça de Deus sobre tua vida e a deseja, faça a seguinte oração: Senhor, sei que sou um pecador, porém creio que o Senhor Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário por meus pecados e que ressuscitou para a minha justificação. Aceito-O e confesso-O como meu Salvador pessoal.

Amém!

Se você fez essa oração com sinceridade de coração, saiba que a salvação chegou em tua vida e que você já faz parte da família de Deus. Procure uma igreja evangélica (Batista, Assembléia de Deus, metodista ou a Deus lhes indicar) e se congregue. Desta forma você poderá aprender sempre mais da palavra de Deus.
Minha oração é que permaneça firme nos caminhos do Senhor.

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Jesus.
    Morei 18 anos na cidade de Coroatá, cerca de 60 Km de Codó, estudei durante 01 ano em Codó e realmente pelas ruas onde passava via bandeiras e outras coisas que denunciavam a tal fama de cidade dos macumbeiros. Naquele tempo eu ainda estava em trevas longe da Luz de Jesus Cristo. Mas hoje graças a Deus já sirvo a Cristo e espero em breve retornar ao Maranhao e ver em Codó uma mudança causada pela pregação do Evangelho do Senhor.
    Bela postagem, que Deus abençoe o amado irmão. Vou seguir seu blog. posso né?
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.