domingo, 18 de julho de 2010

Arqueologia Bíblica - Betsaida.

Betsaida é mencionado nos quatro Evangelhos e pelo historiador romano Flávio Josefo. Era uma vila de pescadores localizada às margens do Mar da Galiléia, onde o rio Jordão deságua no mar.

Em Betsaida fatos importantes para o cristianismo aconteceram tais como: Ela foi à casa de alguns apóstolos, foi próximo a ela que Cristo alimentou as multidões, bem como curou um cego, e onde testemunhas relataram ter visto Jesus caminhar sobre as águas.

Josephus (historiador judeu) descreve Betsaida, rebatizada por Júlio Filipe Herodes, bem como seu "papel na guerra judaica romana e conseqüência contribuição para a queda de Jerusalém pelos romanos em 70CE. No entanto, apesar te tanta informação sobre esse espaço urbano algum tempo depois do primeiro século, a cidade foi perdida.

A busca de Betsaida

Por quase dois milênios a localização de Betsaida permaneceu um mistério para os cruzados, os peregrinos e estudiosos. Até o século IV dC, muitos sítios arqueológicos associados ao Novo Testamento haviam sido descobertos, exceto Betsaida. Nenhum lugar foi consistentemente identificado como Betsaida. Os investigadores descobriram 27 registros de peregrino que descrevem suas tentativas para encontrar a cidade. Com o desenvolvimento da arqueologia científica (1800) surgiram duas teorias sobre a provável localização de Betsaida.

al tel - um grande monte localizado a dois quilômetros do Mar da Galiléia
el-Araj - Um pequeno sítio localizado às margens do Mar da Galiléia

O Discovery

No início de 1980 um monge beneditino, Pai Bargil Pixner, começou uma busca pessoal por Betsaida. Pesquisou as escrituras e outros registros históricos em busca de pistas. Ele determinou que um monte conhecido como et-Tell (literalmente: o monte) afastado do Mar da Galiléia duas milhas, era o sítio de Betsaida. Ele publicou um artigo que marcou a revisão de Arqueologia Bíblica, em 1985.

Muitos especialistas disseram que ele estava errado, que o local era muito longe do mar. Mas uma escavação arqueológica posterior confirmou as evidências de que a tese de Pixner estava certa. Em seguida, os especialistas determinaram que a atividade geológica e depósitos do rio Jordão, haviam mudado a área, fazendo o mar recuar. Em 1987, o governo de Israel reconheceu et-Tell como o sítio de Betsaida. Todos os anos, desde aquela época, o sítio rendeu novas descobertas arqueológicas.

O primeiro século da Cidade

Hoje Betsaida é o único lugar onde se pode realmente ver os restos de uma cidade inteira da era bíblica, que não foi destruída e reconstruída em muitos séculos. Betsaida fornece aos estudiosos uma visão em primeira mão da vida a 2000 anos atrás. Algumas perguntas estão sendo respondidas, como o que aconteceu com a Betsaida durante a guerra romano-judaica e que como era o mundo de Jesus e seus apóstolos.
O Betsaida Desconhecida

Como as escavações têm avançado Idade do Ferro do Palácio e do Templo foram descobertos. A muralha da cidade da Idade do Bronze também foi encontrada. A história de Betsaida se tornou muito mais complexa. Acredita-se agora de ter sido construída no tempo das pirâmides egípcias, e desempenhou um papel importante na época do Rei David.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.