terça-feira, 6 de julho de 2010

Família


Essa semana li o livro de Jó 1.1-5, e fiquei admirado com seu caráter de servo de Deus e pai de família. Que pai maravilhoso! Três coisas saltaram aos meus olhos diante deste texto e reputo de grande importância para quem tem filhos de qualquer idade e principalmente adolescente.

1. Havia regras na casa do Jó e seus filhos obedeciam com exatidão. Isso pode ser facilmente observado no verso 5. “Jó os chamava para os santificar” após a rodada de festas.

2. Havia diálogo, pois Jó como profundo conhecedor de seus filhos procurava prevê até seus deslizes. Creio que o trivial da vida dos seus dez rebentos (expressão sertaneja para filhos) era do pleno conhecimento desse mega pai.

3. Havia muito amor em sua família e como resultado disso temos a união de todos os seus filhos em torno do seu velho pai e conseqüentemente do seu Deus. Nesse ponto é bom observar um registro em particular que se encontra no verso 4. Os irmãos convidavam suas três irmãs para os festejos. Como sabemos a mulher na cultura oriental e em especial no velho testamento não era valorizada como é hoje no cristianismo. Portanto, o simples registro de sua existência já nos faz pensar na harmonia que havia nesse lar. Na casa de Jó as filhas também tinham vez.

Hoje, quem tem filhos adolescentes em casa, sabe o quanto é difícil manter essa turma na linha e em paz. A bíblia não dar margens para afirmarmos que os filhos de Jó eram adolescentes ou não, mas nos ensina a como cuidar desses tesouros divinos entregues a vasos de barro. E o sentido aqui é literal.
Fiquei particularmente impressionado pelo fato de Jó ser um homem de negócio e nunca ter usado essa condição para se ausentar de casa, pelo contrário, no verso 5, temos esse grande empresário dos tempos bíblicos "gastando seu tempo" com questões espirituais pertinente a seus dez filhos.

Quantos hoje não fazem exatamente o contrário. Quantas vezes em nome do trabalho também eu cometi esse erro? Perdoa-me Pai e obrigado por abrir meus olhos para essa realidade.

Vocês perceberam assim como eu que logo na abertura do livro de Jó são destacados suas qualidades espirituais? Na lógica do Senhor essas serão eternamente as marcas dos filhos de Deus. Lembro agora de Mateus 6:33 (buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas). Jó era um homem feliz.

O sucesso de Jó como pai de família e homem de negócio estava em sua intensa relação com Deus. Creio que o escritor tinha essa intenção ao destacar primeiramente os atributos de homem de Deus e só depois falar de suas posses e família.

No final dessa meditação quero destacar que a história de Jó não termina no verso 5, mas no capítulo 42, versículo 17. Esse servo do Deus vivo passaria por muitas provações para as quais não tinha qualquer controle, mas assim como no inicio do seu livro vai a cada instante dar provas que era um autêntico servo do Senhor.
Pode ser que apesar de todo nosso amor e intimidade com Deus venhamos a passar por situações que estão muito além da nossa compreensão, mas como Jó Deus nos convida unicamente a confiar Nele, descansarmos Nele e o mais ele fará.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.