segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Corão: pastor hesita e a revolta explode.

O recuo do pastor Terry Jones em sua promessa de queimar exemplares do Corão no sábado, nono aniversário do 11 de Setembro, não foi suficiente para aplacar a fúria dos radicais muçulmanos. No Afeganistão, milhares de manifestantes participaram de vários protestos contra os Estados Unidos. Num deles, uma bandeira americana foi queimada e a multidão gritou "morte aos cristãos". Três pessoas foram baleadas por seguranças privados de uma base militar da Otan na província de Badakhshan. Enquanto isso, o religioso americano que provocou toda a polêmica segue conseguindo chamar atenção - depois de anunciar que tinha desistido de queimar o Corão, o pastor Jones agora fala que está em dúvida.

No Afeganistão, enquanto os protestos ganhavam força, o presidente Hamid Karzai afirmava que a promessa do pastor sobre o Corão é um insulto aos seguidores do islamismo. A explosão da onda de protestos tem uma explicação clara: a sexta-feira é o dia dos sermões dos clérigos muçulmanos nas mesquitas do mundo árabe, e a presença de fiéis nos templos nesta sexta foi ainda maior do que de costume, já que o dia marca o fim do Ramadã, mês sagrado do islamismo. Boa parte da revolta em território afegão surgiu logo na saída dos muçulmanos das mesquitas. No protesto que se transformou em conflito em Badakhshan, cerca de 1.500 pessoas foram às ruas. Um grupo chegou a tentar invadir a base da Otan.

Pelo menos cinco localidades afegãs registraram protestos contra os ocidentais. De acordo com testemunhas ouvidas pela rede britânica BBC, os manifestantes atacavam principalmente o governo americano, pela não proibição da queima do Corão - algo que seria impossível, já que a Constituição americana garante o direito de realizar atos desse tipo. Depois de anunciar que tinha cancelado o protesto de sábado, o pastor Jones disse na noite de quinta que o plano está apenas suspenso, para que ele avalie o que fazer. Transformado da noite para o dia em figura conhecida no mundo todo - e com a missão de irritar os muçulmanos cumprida -, Jones tem nas mãos a chance de tornar a situação ainda mais explosiva.


Fonte: Veja Internacional - 10.09.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.