segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Carta a Igreja de Esmirna



 A lição da EBD (Escola Bíblica Dominical) do domingo passado teve por base o livro de Apocalipse capítulo dois com destaque para a igreja de Esmirna. A situação vivenciada pela igreja de Esmirna caracteriza o sofrimento do povo de Deus do presente e do passado que apesar das perseguições permanecem fiéis ao Senhor. Embora muitos achem benéfica a perseguição a igreja, visto que expurgaria os lobos e bodes da comunidade cristã, devemos encarar essa situação com serenidade e prudência. Nunca foi fácil e jamais será vivenciar tal afronta a casa de Deus.

Leitura Bíblica – Ap 2.8-11.

8 “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: 9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. 10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”

Breve contexto histórico

“Esmirna foi um porto na costa ocidental da Ásia Menor, no começo do Golfo na qual deságua o rio Hermo, com um ancoradouro bem protegido, sendo o ponto final natural de uma grande estrada de comércio do interior, subindo pelo vale do Hermo.” (Manual Bíblico. S.P, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1970.p.620.)

Inicialmente foi dominada pelos gregos da Eólia e destruída no ano de 627 a.C. por Alíates, rei da Lídia e reconstruída 200 anos depois por Alexandre, o Grande. Esmirna era uma cidade economicamente forte e se destacava pela sua ciência, medicina, e cultos a deusa Cibele, a Roma e aos imperadores Romanos (Tibério). A seqüência de prédios no cume do monte pagas tinha uma aparência de coroa o que lhes rendeu elogios de Apolônio da Tiana (Filosofo e místico da Capadócia) e usada simbolicamente pelo apostolo João em sua carta (Apocalipse 2.10).

Foi dentro deste contexto de paganismo, soberba política e cultos sensuais que se desenvolveu a igreja do Senhor. Para ela são dirigidas palavras de consolo e conforto.

"Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu" (v.8)

Em sua apresentação o Senhor Jesus deixa claro quem fala a igreja.
·         Aquele cuja importância excede ao tempo.
·         Aquele pelo meio do qual tudo se fez (João 1.1-5).
·         O primogênito entre os mortos (Ap. 1.5).

O cristão que ouvisse essa saudação sabia de imediato que se tratava de Cristo. Era evidente e a evidência não comporta argumento contrário. Diante disto fico a pensar: Será que no meio social em que estou inserido as pessoas também me identificam como um verdadeiro cristão? Sabemos que Caim tinha um sinal de maldição, de maneira que era impossível alguém não reconhecê-lo (Gen 4.15) e quanto a nós?

9 “Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.”

·        De forma direta Cristo demonstra conhecimento da situação da igreja amada. Essa informação no mínimo era bombástica para as comunidades gentílicas. Os deuses gregos eram distantes dos seus adoradores não se envolvendo em suas lutas pessoais e via de regras lhes infligia grandes sacrifícios. Um exemplo dessa verdade está no culto a Cibele. Segundo o mito a deusa Cibele era apaixonada por seu filho e nesse afã chegou a proibir seu casamento com a filha de um rei. Perturbado Atis se castra diante da deusa o que causa tristeza na divindade. Em 900 a.C. se estabelece um culto para celebrar a tristeza da deusa por Atis e no terceiro dia (dies sanguinis) alguns fiéis chegavam a se castrar em meio ao êxtase emocional.

Cristo, no entanto conhece a tribulação da sua igreja (Apocalipse 2.1), nada escapa aos seus olhos. O sofrimento dos seus servos está diante do Senhor. Esmirna era uma igreja pobre materialmente, visto que seus perseguidores haviam tirado tudo que os irmãos possuíam de valor. Contudo era rica espiritualmente ao contrário do que ocorre com Laodicéia (Apocalipse 3.17). Os irmãos de Esmirna não desistiram de Deus e não se deixaram abater quando judeus os entregaram as autoridades imperiais (Atos 13.50; 14.2,5,19) para que essas os consumissem.

10 “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

·         Não temas ... Cristo inicia com uma palavra de conforto. Ele poderia a deixá-la para fechar a mensagem, poderia ter começado logo com o anuncio da perseguição, mas começa com “não temas”. O Senhor se apressa em confortar, consolar seus servos. Esmirna vivia um momento perturbador. A palavra vem daquele que venceu a morte, ressuscitou e, portanto, pode dar esperança para todos aqueles viessem a se deparar com tal realidade. O anuncio de uma perseguição próxima, mas curta (Dez dias) fora dado e estava preste acontecer. Policarpo (69-156), bispo de Esmirna, discípulo de João é queimado numa fogueira aos 87 anos, mas não negou a Jesus. Inácio (67-110), bispo de Antioquia foi jogado as feras, mas não negou Jesus, Papias (70-155), bispo de Hierápolis conhecia o apostolo Felipe foi martirizado em Pérgamo, mas não negou a Jesus.

E você? Você renunciaria a fé em Cristo? Não temas. Disse o mestre e mais:

·         “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Fidelidade total. Pouco adianta se você teve uma vida inteira de serviço na casa de Deus se no ultimo instante negá-lo. A promessa de Cristo é para aqueles que são fieis até a morte. Só esses ganharão a coroa da vida (João usa a imagem dos prédios de Esmirna coroando o monte pagas). A morte aqui é o começo de uma eternidade com Deus. Portanto:

11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”

·         Ouça e obedeça ao Senhor e estarás livre da segunda morte. A primeira morte é impossível ser evitada, mas a segunda está totalmente sob o nosso controle. É só aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e viverás eternamente com Deus.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.