sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Anel de Pôncio de Pilatos é encontrado próximo a Jerusalém

Deus age na história da humanidade de forma surpreendente. Quando a fé cristã necessita de instrumentos materiais para comprovar suas narrativas históricas ,sempre vem à tona um achado arqueológico que se contrapõe aos argumentos daqueles que tratam a palavra de Deus como mito. 

A notícia do achado do anel de Pôncio de Pilatos na fortaleza Herodium é motivo de muita alegria no meio cristão. Como é sabido, Pilatos foi governador da Judeia entre os anos 26-36 a.C, sendo então responsável pela condenação de Jesus Cristo a morte de Cruz.

Anel de Pôncio Pilatos
A fortaleza onde foi encontrado pertencia a Herodes o Grande, o mesmo que no evangelho de Mateus mandou assassinar todas as crianças de Belém e arredores a fim de impedir a encarnação dos Messias. 
Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Mateus 2:16
Esse palácio fica a 12 quilômetros de Jerusalém e a sudeste de Belém e serviu de ponto de resistência dos judeus em sua revolta contra a dominação romana. A história nos conta que o plano do rei não deu certo, assim como, todos que intentam obstaculizar a pregação das boas novas entre os homens. 

Segundo a reportagem da revista Veja (03/12/2018) o anel trás em grego a inscrição Pilatus. Para os pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém esse objeto é raríssimo. A sua datação é de 2000 anos atrás. Essa peça servia de selo para tornar válido todos os documentos oficiais do império a época do governador.

Deus é maravilhoso em todos os seus caminhos. A realidade material que comprova o contexto em que viveu Jesus Cristo a cada dia é comprovada por achados arqueológicos e estudos outros. 

A nós outros resta-nos aguardar firmes e com pacientemente o retorno do nosso mestre, Senhor e Salvador Jesus Cristo. Maranata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.