sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Como ter certeza que todos são pastoreados em sua igreja?

Brian Croft
17 de Janeiro de 2017 - Liderança da Igreja

Embora sejamos pastores que prestaremos conta de cada alma sob nosso cuidado (Hebreus 13.17), todos nós ainda temos essa tendência de estar próximos daqueles com quem mais desejamos estar ou com quem causa a maioria dos problemas, exigindo assim a nossa atenção. Devido a isso, há membros da igreja que inadvertidamente escapam pelas brechas. Ao observar isso nos primeiros anos do meu ministério, desenvolvi esse sistema que se tornou uma maneira muito eficaz de cuidar do nosso povo e reduzir a negligência desnecessária e não intencional.

Eu criei um plano de oração com cada membro da igreja dividido em uma tabela de 28 dias em ordem alfabética. Isso representa os primeiros 28 dias de cada mês. No primeiro dia, oro por aquelas 5 ou 6 pessoas ou famílias. Depois, tento fazer algum tipo de contato pessoal com elas naquele dia na forma de uma visita domiciliar, e-mail, cartão escrito à mão, telefonema, publicação no Facebook ou mensagem de texto para que elas saibam que orei por elas naquele dia. Por fim, nesse momento de contato pessoal, pergunto se há algo que eu possa fazer para ajudá-las. Quanto àquelas pessoas que eu não vi recentemente, costumo ligar ou ir vê-las para ter uma atualização sobre como elas estão, em geral.

Repito o mesmo processo no segundo dia, depois no terceiro... até o vigésimo oitavo. Se eu for fiel e coerente nesse processo (o que nunca sou perfeitamente), em um mês eu terei orado e feito contato com todos aqueles que foram confiados ao meu cuidado. Todos os dias extras do mês eu faço o mesmo com nossos missionários e outros que enviamos para o ministério a partir da nossa igreja.

Este se tornou um sistema tão frutífero para acompanhar todo nosso povo que eu o levei para nossos outros pastores/presbíteros, e eles começaram a fazê-lo também. Este se tornou um sistema tão frutífero para cada um de nós como pastores que fizemos uma tabela para os nossos membros e os encorajamos a orarem uns pelos outros da mesma maneira, como um plano de oração para a nossa igreja. Vários dos membros ainda adotaram o modelo dos pastores de contatar pessoas no dia em que oraram por elas. Tem sido maravilhoso o fruto que tem vindo de muitos de nossos membros que assumiram essa tarefa de orar uns pelos outros seriamente.

Em um antigo retiro de mulheres, uma de nossas queridas senhoras da igreja conduziu nossas mulheres em um projeto de tomar essa tabela e transferi-la para cartões que pudessem ficar em suas mesas em casa na forma de um calendário. Todas as manhãs, você apenas vira para o dia seguinte e vê por quem deve orar nesse dia. Desde que o colocamos sobre a mesa em nossa casa, nossos filhos agora fazem um esforço determinado de orar por aqueles designados para aquele dia. Eles também discutem sobre quem “virará o cartão”.

Eu tenho sido grato e encorajado pela reação da nossa igreja de orar uns pelos outros, uma vez que lhes demos uma forma intencional de fazê-lo. Independentemente dos níveis de benefício que vieram a partir desse plano de oração, ele finalmente criou um sistema de responsabilidade para mim e para o restante dos pastores, para que nos asseguremos de nunca negligenciarmos ou abandonarmos involuntariamente uma ovelha. 

No próximo texto, explicarei como esse sistema de pastoreio pode ser efetivado em um contexto de igreja maior.

Autor: Brian Croft
Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.