quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Gratidão como expressão de louvor a Deus

A forma como Deus fala ao nosso coração é diversa e sempre surpreendente. Quando fui chamado para dar uma palestra na casa de uma anciã da igreja [já debilitada e sem acesso a igreja] nem imaginava o que vivenciaria. Na verdade essa oportunidade só seria real caso o pregador contactado não pudesse está presente. A primeira dificuldade que surgiu foi encontrar o tema. Foram passando os dias e nada, só na noite anterior e de uma só vez é que todo o corpo da mensagem veio a tona. O tema foi o mesmo do motivo do culto: Gratidão. A forma como foi entregue está mais ou menos exposto abaixo. Oro a Deus para que o Senhor possa abençoar os irmãos de perto e da distância assim como me abençoou.

Trabalhando o conceito.

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra.
  • É uma característica da fé cristã [gratidão a Deus].
  • É uma qualidade do servo de Deus.
  • É uma demonstração de amor, fidelidade e amizade.
  • É um sentimento nobre.
O sentimento de gratidão na Palavra de Deus.
"Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade" Salmos 92. 1-2
Várias passagens na Bíblia falam de gratidão a Deus. No salmo 92, o escritor sacro apresenta algumas razões para tamanho estado de espírito.
  • Pois me alegraste, Senhor com teus feitos [v.4].
  • O justo florescerá como a palmeira, crescerá como cedro do Líbano [v.12].
  • Florescerão nos átrios do nosso Deus [v.13].
  • Na velhice darão ainda frutos [v.14].
Para cada afirmativa existe uma de lição que devemos apreender. A primeira delas é que Deus está sempre disposto a fazer algo pelo seu povo. Em Jeremias 33.3, a palavra nos diz: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes"  Deus esclarece, revela, protege, sustenta, anima e realiza coisa tremendas em nossas vidas. Uma delas é o crescimento espiritual. A leitura diária da sua palavra associada a oração quer seja em casa, no trabalho, igreja etc, nutre seus servos a tal ponto que mesmo em avançado estado de idade ainda frutificam.

Cada visita que fazemos a irmã Iracema ela faz questão de dizer que tem orado a Deus por cada um de nós. Essa palavra é sincera pelo que conhecemos e pelo testemunho dos seus familiares. Ir. Iracema Revoredo é sem dúvida um daqueles baluarte de oração da sua família e igreja. Fico pensando, quantas vidas já foram abençoadas através das suas orações [salvação, livramentos, curas divinas, libertação etc]. Só Deus sabe. Essa jovem senhora com mais de oitenta anos de idade continua produzindo na intimidade do seu quarto, ajoelhada diante de Deus. Coisa tremenda irmãos. O salmista está certo. Gratidão, gratidão é que devemos nutrir pelo Senhor que não nos abandona.

Continuando a leitura do salmo 92, chegamos ao momento de pleno êxtase:
"para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça"            Salmos 92.15
a.  O compartilhar a mensagem de Deus com outras pessoas é uma forma de expressar o quanto o amamos. Um servo de Deus de coração grato não é EGOÍSTA, pelo contrário, ele deseja que todos os homens conheçam a Jesus e alcance a salvação. Deus é grande demais para ser exclusividade de poucos. Essa alegria tem que ser dividida para se tornar ainda maior. Quando o servo compreende essa necessidade e se dispõe a partilhar sua fé com seu próximo o crescimento e a maturidade espiritual bateu em sua porta.

b. Outro aspecto da ação de graça é que ela independe das circunstâncias ao seu redor.
 "Deem graças em todas as circunstâncias, pois está é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" Tessalonicenses 5.18.
Essa determinação de espírito estava presente na vida de Habacuque, assim como deve está nas vida dos irmãos de perto e da distância.
"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; inda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)".  Habacuque 3:17-19
Deus é bom, seu amor dura para sempre [Salmos 136.1] não há o que temer. O Senhor jamais nos deixará órfãs [Jo 14.18]. O fato de sermos herdeiros de um reino inabalável [Hebreus 12.28] deve aquecer os nossos corações no sentido de sermos gratos ao Senhor.

c. As diversas formas de se demonstrar gratidão a Deus.
  • Ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor [Hebreus 13.15].
  • Falando de todas as tuas maravilhas [Salmos 26.7].
  • Cumprindo o voto que fizemos ao Altíssimo [Salmos 50.14].
  • Invocando o nome do Senhor [Salmos 116.17].
  • Ofertando [Levítico 7.2].
  • Testemunhando e santificando-se [Colossenses 2.7].
"Mas, vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". [1Pedro 2.9].
A ir. Alice quando morava na rua São Paulo [Alecrim], tinha o costume de acordar bem cedo [5:00h] e louvar a Deus enquanto varia sua calçada, pois bem, vidas foram salvas por Deus pela instrumentalidade da sua serva que se dispois a cantar hinos sacros literalmente fora de hora [Timóteo 4. 1-2]. Essa mulher é referencia de fé e oração para todos seus vizinhos e conhecidos. Para Deus nos usar só precisamos nos dispor. 

O importante é não calar a voz interior que exalta ao Senhor pelo que Ele é [Salmos 136.1], sempre tendo em mente o que somos.
"Dai graças ao Senhor, pois ele é bom, porque o seu amor dura para sempre".
A ingratidão ao contrário da gratidão não deve ter espaço no coração do homem. Em passagens como Lucas 17.17 ["Jesus perguntou: Não foram dez os que foram limpos? Onde estão os nove?"] ou em Deuteronômio 32.6 [" É assim que retribuem ao Senhor, povo insensato e ignorante? Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador, que os fez e os formou?"] fica claro a indignação do Senhor.

Meu coração está feliz e grato por tudo que Deus tem feito em minha vida. E você meu amigo e irmão de perto e da distância?

  • Tem algum motivo de gratidão a Deus? Declare aos homens.
  • Já experimentou o seu cuidado sobre tua vida? Não! Saiba que Jesus Cristo ontem e hoje chama o amado para sua comunhão. Seja grato a Deus independente das circunstâncias que o cerca, aceite-o como senhor e salvador e tenha uma vida abundante no Senhor 
"Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida."
Salmos 30:3
"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;" João 11:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.