terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Trabalho indígena no Alto Solimões


Redação da JMN

Pastor Valdir Soares, gerente estratégico para Evangelização de Povos Indígenas da JMN, esteve no mês de novembro na região do Alto Solimões, AM, para conhecer os desafios da evangelização indígena e traçar planos para o avanço do evangelho na região, que conta com mais de 77 mil indígenas.
No município de Benjamin Constant, Pr. Valdir esteve reunido com o missionário Pr. Eli Ticuna, na Aldeia Sabonete, às margens do Rio Solimões. Naquele município, pastor Eli vem trabalhando na formação de líderes indígenas com três encontros anuais. O primeiro tem como objetivo trabalhar o despertamento da vocação missionária e os participantes são indígenas enviados por líderes das aldeias. Após este primeiro encontro, são selecionados aqueles que seguirão no treinamento, que visa a capacitação bíblica. Durante o período de treinamento, eles também já estão trabalhando em suas aldeias.
A visão deste Centro de Capacitação é atuar também com cursos profissionalizantes nas áreas de enfermagem, agricultura,

informática, piscicultura, noções de mecânica, entre outros, capacitando os indígenas para atenderem as necessidades do povo da região, “a fim de que eles se tornem uma sociedade forte no contexto social, econômico, educacional e cultural, com relevância em nossa sociedade”, destacou Pr. Eli Ticuna. Outro desejo é a realização de eventos com a juventude indígena a fim de fortalecer a vida cristã e ministrar cursos preventivos na área de drogas, sexualidade, noções de higiene e preservação da cultura indígena. É muito comum, com a ida de indígenas para as cidades, o aumento do uso de álcool e outras drogas, além de envolvimento com prostituição. Por isso é urgente orientar a juventude indígena para que tenham a oportunidade de seguir um caminho saudável.
Muitos são os planos para o avanço da evangelização integral daquela região e, para melhor orientá-los, será feita uma pesquisa a fim de mapear a realidade indígena nos nove municípios que compõem a região do Alto Solimões. De início, entre as necessidades apuradas, está o envio de obreiros com formação teológica, linguística, enfermagem e pedagogia para fortalecer o trabalho na região e também a aquisição de barcos de pequeno porte para visitar novas aldeias, pois há algumas que necessitam de dois a cinco dias de viagem. Pr. Valdir também planeja realizar ações periódicas de saúde voltadas prioritariamente para a população indígena do Vale do Javari, onde muitos estão morrendo em decorrência da hepatite, trazendo uma redução drástica da população. Estas ações também alcançariam jovens indígenas que vivem nas cidades de Atalaia do Norte, assim como grupos étnicos e também membros das igrejas da região, onde este atendimento é bastante escasso. É preciso nos unir para a realização desta grande tarefa. Nosso desejo é que a glória de Deus seja manifestada naquela região.

“Após as viagens pelos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, foi possível ter uma visão da grandiosidade do trabalho indígena na região do Alto Solimões. É um grande desafio, mas não vamos recuar diante destas informações preliminares. Vamos alcançar estes povos com a Palavra de Deus, com o suporte da JMN e dos batistas brasileiros”.
Se você é um vocacionado para o trabalho indígena, faça contato com vocacionados@misoesnacionais.org.br . Se você deseja investir financeiramente na expansão do evangelho entre os indígenas de nossa pátria entre em contato com nossa central de atendimento.

Fonte:  http://www.batistas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.