quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A lâmina eficaz

O machado, o raspador, a faca de pedra foram os primeiros instrumentos de corte desenvolvido pelos homens. Seu poder, eficiência e efeitos eram conhecidos por toda comunidade.


O corte era sua essência. O certo é que esse princípio foi sendo aperfeiçoado pela tecnologia humana a ponto de chegarmos hoje aos instrumentos a lazer.

O que poderia ser tão ou mais eficiente que esses instrumentos de corte? Quais limitações estão sujeitos? Lâminas de corte apesar do seu poder só atuam com eficiência sobre corpos materiais, contudo, o mesmo não se aplica quando falamos de corpos imateriais, sobre este tipo de corpo existe uma lâmina que supera todas as demais em poder, eficiência e efeito: a Palestra de Deus.

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Hebreus 4.12

Que lâmina!



Três características desta lâmina serão evidenciadas. Vejamos:

  1.         O poder.


O primeiro elemento a considerar é o poder da lâmina em questão. Segundo o escritor a Palavra de Deus é poderosa, visto que, implica:

  •          Em toda revelação Divina – Isaias 49.2; 1Pe 1. 23-25
  •          No poder criador de Deus – Jo 1.1
  •          No poder salvador de Deus – Efésios 6.17; Hebreus 1.3


Essa palavra quer falada ou escrita possui uma força de transformação avassaladora.
  • Ela é o próprio Cristo, o verbo que se fez carne... [Jo 1.1].
  • É o evangelho do Reino de Deus - Marcos 1.15 - "O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!" 
  •  É cheia da graça – Lucas 4.22 – “E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?”.
  •  Possui autoridade – Lucas 4.32 – “E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade”.
  • É espiritual – Jo 6.63 – “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida”.
  • É incomparável – Jo 7.46 – “Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem”.

Portanto, suficiente para salvar, tratar os corações feridos e sedentos do toque divino. 

Meus irmãos, temos diariamente esta ferramenta em nossas mãos, mas o que estamos fazendo com ela?

  •       Está empoeirada sobre a nossa estante?
  • Será que nos acomodamos a condição de ouvintes das experiências aleias com relação a palavra de Deus?
  •  Onde está a sede, a vontade de conhecê-la mais e mais? Será que já não temos mais prazer na palavra?

Ontem a tarde ouvindo a Rádio Nordeste Evangélica [Natal,RN] acompanhei o testemunho de uma irmã diagnosticada com câncer pelos médicos. Os seus exames indicavam o mal e a necessidade de uma cirurgia. Na sua angustia buscou a palavra de Deus e foi consolada com o texto de Isaias 41.10.          

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” 
Após novos exames e ação médica foi constatado que a irmã não estava mais com câncer. Glória a Deus! O Pastor em plena transmissão radiofônica folheava para cima e para baixo os exames de antes e depois. Só a graça de Deus.

  •     O irmão ou a irmã tem experimentado respostas como esta em suas lutas diária? Essa mulher foi consolada por Deus através da sua palavra.

     2.  Eficiência.

·         Significado - “Poder, capacidade de uma causa produzir um efeito real” - Hossais

O autor sacro compara a palavra a uma espada de dois gumes, destacando, no entanto a sua superioridade. Vejam algumas das características desta lâmina. Ela é:

           a)      Viva.
           b)      Eficaz.
           c)       Penetra até ao ponto de dividir a alma e o espírito, juntas e medulas.

Uma lâmina que tem vida própria, sendo 100%, eficiente em seu trabalho.

  •      Nunca perde seu corte - “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Malaquias 6.3
  •       Jamais envelhece - “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.   Mateus 24.35
  •           Realiza sempre o seu propósito - “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. Isaias 55.10-11
  •           Ela é viva e plena da presença de Deus. Em todo tempo está a produzir resultados: salvação ou julgamento. Ela penetra até o mais íntimo do interior do homem, indo até a divisão da alma e espírito [Alma - caminhada do homem no mundo; Espírito - caminhada do homem com Deus].

   3.  Efeitos.

         a)     Ela transforma pela fé a vida dos seus ouvintes. A mulher samaritana, o gadareno,  Zaqueu, o apostolo   Paulo e você meu irmão, são exemplos desta verdade.

       b)      Quando lemos a palavra de Deus com coração, mente e um espírito aberto, ela penetra fundo em nosso interior e faz nascer um rio de água viva [João 7.38].

          c)       Ela nos consola.

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.4-7).
    d) Ela gera: 
[...] "Vida, cria a fé, afugenta o inimigo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria coisas boas e nos garante o futuro eterno"!   [A palavra da Vida]

Mas também:

     e) Ela nos ajuda a discernir as coisas boas e ruins. 
     f) Somos por ela confrontados, visto que, nada está oculto ao Senhor.
     g) Ela torna patente que responderemos diante de Deus pelas nossas ações.

O que tem afastado você da poderosa palavra de Deus? Hoje mesmo, arranje um tempo e medite em suas páginas e seja confortado pelo criador.

Fiquem na doce paz de Deus.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.