sábado, 10 de novembro de 2012

Terroristas muçulmanos atacam igreja cristã no Quênia

Segundo as autoridades daquele país foi registrado um ataque terrorista em uma igreja cristã no Quênia, próximo a fronteira com a Somália.

Esse ataque deixou um policial morto e 14 outros feridos, dentre os quais o pastor da igreja. Três irmãos estão com sua saúde comprometida. O Quênia tem sofrido muitos ataques terroristas dos insurgentes do Shebad.

Esse ataque em especial aconteceu às 10 horas local [0700 GMT], em pleno culto dominical da Igreja Inter Utawala da cidade de Garissa. Segundo a polícia a granada foi atirada do telhado da igreja. Testemunhas dizem que também ouviram tiros.


"Nós temos um homem morto", disse Philip Tuimur, o chefe de polícia da Província do Nordeste, onde o ataque ocorreu. A vítima é um policial que morreu no hospital devido a gravidade dos seus ferimentos. Várias pessoas deram entrada no hospital provincial com lesões e queimaduras consequências dos estilhaços e bala, disse o Dr. Mohamed Sheikh.

Das 14 pessoas que permaneceram hospitalizadas, três tiveram "a ser evacuadas para Nairobi", devido à gravidade dos seus ferimentos, disse o médico à AFP.

Região do ataque.

Duas igrejas nesta cidade (uma católica e uma protestante), localizado cerca de 140 quilômetros da fronteira com a Somália já haviam sido alvo de ataques por um comando de homens armados e encapuzados, no início de julho, com um saldo de 18 mortos.

Os ataques aumentaram desde outubro de 2011. O exército queniano já entrou no sul da Somália para combater os islamitas Shebab com o propósito de inibir suas investidas em território do Quênia. Contudo os ataques continuam acontecendo e até se expandindo como os que atingiram a cidade turística de Mombasa e Nairobi,. Em ambas investidas o alvo predileto dos criminosos são as igrejas cristãs. O Quênia é um país povoado principalmente por cristãos.

As autoridades quenianas atribuiu os ataques ao Shebab ou seus simpatizantes, mas os insurgentes geralmente não reclamam a autoria dos ataques.

Fontes: AFP, EFE
Editado por: Protestante Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.