domingo, 30 de outubro de 2011

Grande asteroide passará 'raspando' pela Terra em novembro

Para refletir.

RIO - Um asteroide do tamanho de uma montanha e com capacidade de destruição equivalente à de 65 mil bombas atômicas se aproximará da Terra em 8 de novembro. Ele passará a cerca de 325 mil quilômetros de nosso planeta, distância inferior à que nos separa da Lua, cuja média (ela varia) é de pouco mais de 384 mil quilômetros. A Nasa, a agência espacial americana, afirma que não há risco de colisão com a Terra nesta passagem do asteroide, batizado com a sigla 2005 YU55.

                        
Animação: Clique na primeira foto para ver o ponto de passagem do asteroide

Ele foi descoberto em 2005 pelo astrônomo americano Robert McMilla, do Programa de Observação do Espaço, em Tucson, Arizona. O corpo celeste se aproxima da Terra uma vez a cada 14 anos, mas, segundo a Nasa, não há risco de choque nos próximos 100 anos. O asteroide tem 400 metros de diâmetro e aproximadamente 55 milhões de toneladas. É pequeno para causar distúrbios no campo gravitacional da Terra - tema recorrente em filmes de catástrofe - mas seria grande o suficiente para destruir países inteiros, com uma cratera de 600 metros de profundidade e até 10 quilômetros de largura.


Segundo a Nasa, observadores munidos de telescópios simples terão uma oportunidade única de ver o asteroide, na madrugada de 8 para 9 de novembro. No entanto, no ápice de aproximação será difícil observá-lo devido porque ainda será dia.


Fonte: Msn notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.