quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Aflição

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” Sl 34.17

Nessa vida nos deparamos com todo tipo de dificuldade, quer seja de ordem emocional, física ou financeira. Todas elas causam dor e aflições que só pode ser avaliada por aqueles que a sentem. Contudo, o Senhor Jesus chega com sua misericórdia e liberta os corações. O ato de libertar é divino e não está ao alcance dos humanos é de graça, assim como tudo que provém de Deus.
Essas experiências quando vivenciadas pelos servos de Deus e superadas geram esperança para todos que vivenciam o mesmo vale e edificam a muitos.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”. [Rm 5.3-4]

No salmo 18, temos a experiência de Davi com situação limite. Davi acabara de receber o livramento de todos os seus inimigos e das mãos do rei Saul. As ameaças vivenciadas por esse servo de Deus foram enormes e significativas. Durante todo o tempo que perdurou sua tribulação Davi correu sérios riscos de morte [1Sm19.1-2; 9-11;20.35-43; 21.15; 22.1-5]só amenizada pelas mãos do Senhor. É gozando de pleno sentimento de liberdade, salvação, vitória sobre a opressão e sensação de vida que Davi inicia o salmo 18 declarando total e irrestrito amor ao Deus Altíssimo.

“Eu te amo, ó SENHOR, força minha”.

Amado, dar para você sentir como essa declaração de amor saiu da boca de Davi? Infelizmente não sei hebraico [creio que aprenderei um dia pela graça de Deus] para entender sua musicalidade e emoção, mas posso imaginar que foi em lágrimas e com um coração cheio de alegria.

Quando nos debruçamos na leitura deste salmo temos conhecimento do quanto foi intensa a experiência de Davi. Em parte toda essa tribulação foi um preparo para o que viria depois quando coroado rei de Israel [2Sm 2.1-7] e portanto envolvido em inúmeras crises quer seja de ordem pessoal [2Sm 12.1-25; 15.1-18] ou política [1Cr 11.4-9; 14.14-17]. É interessante como Deus molda seus servos na fornalha. Não é fácil e jamais será passar pelo crivo do Deus Vivo.

“Cordas de morte me cercaram, e torrentes de perdição me amedrontaram. Cordas de Seol me cingiram, laços de morte me surpreenderam.”

Aqui temos uma síntese do que foram anos a fio de perseguição e tortura psicológica sobre o servo de Deus. Palavras como:

Cerco;
Torrentes de perdição ou perigos mortais. Essa imagem consta em toda bíblia [Dt 32.4; Sl 28.1; 31.3; 144.1]. Nesse texto representa a morte e no judaísmo Satanás [2Co 6.15].
Laços da morte.

expressão a intensidade do problema de Davi. O que poderia ser igual a isso em sua vida?

Problemas de saúde.
Falta de dinheiro.
Relacionamentos desfeitos.

Não há dúvida que todas essas possibilidades de respostas são duríssimas na vida de quem enfrenta um desses vales. Se a poesia de Davi terminasse no verso 5, seria angustiante, insuportável, pois não haveria esperança nenhuma, só esforço humano e nada mais.
Contudo, temos o verso 6 e com ele uma seqüência ininterrupta de ações divinas provocadas por um grito de socorro de um servo de Deus.

“Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos. Então, a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou.”  

É muito comum no meio da luta não termos paciência nem para orar ou ler a bíblia, nessas horas de aperto um grito faz uma grande diferença.

Na tentativa de descrever a ação de Deus em seu socorro Davi usar uma série de figuras em movimento, é uma verdadeira profusão de fato que se sucedem desde o momento em que Deus ouve seu servo ao instante da sua libertação.

Deus se indignou e a terra se transtorna – v7.
Baixou ele os céus, e desceu – v9.
Cavalgava um querubim na direção do seu aflito – v10.
As trevas se defasem diante do seu resplendor – v12.
Sua fúria pela injustiça praticada contra seu servo fez trovejar os céus e houve chuva de granizo e brasas de fogo – v13.
Despediu setas e espalhou seus inimigos, multiplicou os raios e os desbaratou – v14.
Até que:
“Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me de muitas águas. Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu.”
Nesse verso Davi revela várias verdades:

É iniciativa de Deus procurar o homem. Ele conhece nossa estrutura.
Reconhece sua limitação diante do inimigo e com isso se revela um homem humilde.
Dar a Deus a glória devida. Foi Deus não sua capacidade intelectual, força física ou coragem que lhes assegurou a vitória.

A disposição de Deus em socorrer seu servo é acompanhada de melhorias visíveis no estado de espírito de Davi [“Trouxe-me para um lugar espaçoso”], mas não sem razão. Ele percebe que toda devoção, adoração, intimidade com Deus valeu apena [v19-23], pois o Senhor se agrada de servos fieis e abençoa sua vida [v25,-27].

Davi é revigorado – v29 e 32.
É cheio de confiança no futuro - v32-36.

Como é bom saber que podemos confiar em Deus em todos os momentos da nossa vida. Visto que ELE não nos abandona.

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” [Jo 6.37]

A intimidade de Davi com Deus assegurou que sua oração fosse ouvida o contrário dos seus inimigos [v41-42]. Concluindo, o salmo 18 declara outros benefícios da ação de Deus na vida do rei.

Fui livre de levantes populares. [v43-44]
Povos desconhecidos passaram a me servir [v43-44]

Considero esses dois pontos como os extras de Deus na vida do seu servo. Davi encera o salmo glorificando o nome de Deus e louvando o seu santo nome [v49], ele é consciente que sua vitória vem do SENHOR.

Amém!

E você amigo de perto e da distância, também está vivendo o seu vale? Gosto muito de uma passagem que se encontra no livro de Lamentações 3.21

“Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”

A experiência de Davi, a tua própria experiência em lutas passadas são argumentos poderosos que podemos usar como combustível de fé contra as dificuldades que nos aflige no tempo presente. E mais: Só Jesus Cristo Salva, cura e Liberta o pecador.

Aceitei-o hoje mesmo como Senhor e Salvador de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.