segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Novo Dia


O Brasil hoje amanheceu diferente. O sol brilha mais forte, as pessoas estão mais felizes porque de uma forma ou outra estamos fazendo história. Acabamos de quebrar um tabu de 500 anos de administração pública em nosso país, ou seja, uma mulher é presidenta do Brasil.

Independente da cor partidária, da orientação ideológica ou quaisquer outros aspectos que imaginamos ser relevante para nossa vida comunitária, só o fato de termos uma mulher na presidência do Brasil é por si só significativo. Talvez você questione: Porque estamos fazendo história?

Por inúmeras razões, vejamos algumas delas:

  1. A mulher em nossa sociedade desde sempre foi tratada como uma cidadã de segunda classe. Se levarmos em conta que em 500 anos de história do Brasil só nos últimos 80 anos da história republicana é que as mulheres tiveram direito de voto.
  2. É a primeira vez que uma mulher e militante da esquerda ocupar o maior cargo da republica brasileira.
  3. É a primeira vez que temos uma alternância presidencial ininterrupta entre três mandatários da nação brasileira escolhidos pelo voto direto do nosso povo: Fernando Henrique Cardoso [1995-2003], Lula [2003-2010] e Dilma Rousseff [2011...]. É importante saber que o cargo de presidente do Brasil de 1985 [fim dos governos militares] a 1995 foi exercido por vices presidentes. Vejamos: Sarney [1085-1990] – vice de Tancredo Neves e Itamar Franco [1992-1995] – vice de Collor de Melo.
  4. É a primeira vez que o Brasil vive um momento de estabilidade econômica (fruto de governos anteriores) e com forte investimento social.
  5. É a primeira vez que exacerbadamente líderes religiosos entram na luta partidária e o voto evangélico passa a ter importância no cenário político nacional. Dentro desta mesma perspectiva podemos começar a vislumbrar a possibilidade da quebra de mais um tabu, ou seja, que política é um tema proibido aos servos de Deus. Na verdade a bíblia diz exatamente o contrário. Quando estudamos sobre a história de Israel chegamos a seguinte conclusão: Israel foi bem enquanto teve líderes tementes a Deus no comando do povo e o contrário também é verdadeiro.

Para concluir gostaria de fazer algumas marcações que julgo importante:
  • Estamos realmente construindo mais uma fase da história do Brasil contemporâneo e que Deus nos ajude nessa nova jornada.
  • Que possamos ter aprendido alguma coisa com esse pleito eleitoral. Afinal, o vale tudo político não ganha eleições [denegrir a imagem do adversário, demonizá-lo ou simplesmente destruí-lo].
  • Que possamos ter bem claro que a força evangélica tem um potencial maravilhoso de transformação, desde que trabalhada rumo a união de propósitos e não a serviço de líderes emocionais ou interesseiros.

Por fim, que temos um Deus que dirige a história dos homens e nada escapa as suas mãos. Que o momento atual em que vivemos tem haver com nossas escolhas e com a tolerância de Deus. Um abraço a todos e paz de Cristo.

2 comentários:

  1. Ainda me lembro da época de Luiza Erundina (a primeira mulher a governar São Paulo na prefeitura entre 1989 e 1993).
    Na época, foi polêmico, pois contavam que mulher não sabia governar, não sabia nada de política e que não teria competência para isso. Ela provou ao contrário.
    Agora temos nossa primeira presidenta, e esperamos que não decepcione, que saiba governar e fazer nosso país crescer no cenário político mundial.
    Genilda Silva

    ResponderExcluir
  2. OLÁ....MEU BLOG ESTÁ EM FESTA, 1 ANO COMPARTILHANDO ARTES E TEM PRESENTINHOS PARA VC ...PASSA LÁ PRA CONFERIR E PARTICIPAR DO SORTEIO DE UM MIMO ....

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.