sexta-feira, 24 de junho de 2016

Retorno as velhas práticas pagãs - Grécia

O que está acontecendo com as pessoas? Após 2000 anos de cristianismo um grupo de gregos voltaram a adorar Zeus. É no minimo curioso, visto que, foi através do idioma grego que o cristianismo foi amplamente divulgado em toda Ásia e Europa.

Essa história começou a ser contada em 2007, quando um grupo intitulado Ellinais [Associações dos Santos da Grécia Antiga] realizou a primeira cerimônia pública de adoração a Zeus em pleno centro da cidade de Atenas. Já se haviam passados 1600 anos desde do distante século IV, quando os romanos pois fim a essa prática pagã.

A origem deste grupo de adoradores remonta ao ano 2005. Na época contava com 30 membros, dentre os quais, acadêmicos e profissionais liberais. Os jornais noticiaram que 200 pessoas participaram da cerimonia. Todos os integrantes estavam vestidos a caráter [roupas de época] e louvavam a Zeus com hinos e cantos espirituais.

Os Ellinais se colocam como mensageiros da paz, pregadores de um modo de vida ecológico e defensores de uma educação de qualidade para todos, contudo, esse discurso é só de aparência, uma vez que já passaram a atacar a igreja ortodoxa grega numa clara disputa por espaço. 

O grande objetivo do grupo é alcançar o pleno reconhecimento do Estado grego das suas atividades religiosas, hoje, consta apenas como uma associação cultural com fins religioso. 

Em pleno século XXI, parece caótico pensar que Zeus é quem controla os raios e tantas outras coisas que a ciência pode explicar cabalmente. Onde falharam os cristão? Certamente por seculos de intolerância que perpassa a Idade Média chegando aos nossos dias. O homem continua em sua busca pelo divino e na sua inconstância não veem que o salvador está as portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.