sábado, 5 de julho de 2014

Os líderes cristãos são presos no Laos - Avanço do cristianismo na Ásia

VIENTIANE -  Autoridades no sul do Laos prendeu quatro líderes de uma igreja evangélica e outros crentes que organizava um funeral de uma mulher cristã. De acordo com ativistas dos Direitos Humanos essa ação faz parte de uma repressão sobre o cristianismo na região, segundo informações do site Bos News Life.

Os quatro cristãos foram detidos na terça-feira, 24 de junho, na aldeia de Saisomboon onde participavam de um funeral de uma mulher cristã, disse Sirikoon Prasertsee, diretor de "Human Rights Watch for Laos Religious Freedom (HRWLRF), uma organização que defende a liberdade religiosa no país. 

Os problemas começaram na tarde de sábado 21 de junho, quando "a Sra. Chan morreu na aldeia de Saisomboon" no distrito de Atsaphangthong. Sua família queria organizar um funeral e enterro cristão.

"A Sra. Chan e seus oito filhos se tornaram cristãos, em abril. A família de Chan é a quinta família a abraçar a fé cristã na aldeia de Saisomboon, apesar da oposição das autoridades locais ", informa um comunicado da HRWLRF.

Como parte do esforço para parar a propagação do cristianismo, as autoridades locais proibiram a realização da cerimônia fúnebre a menos que todos os filhos da falecida abandonassem a sua fé cristã.

As crianças se recusaram a deixar a sua fé em Jesus Cristo. Na terça-feira, 24 de junho as forças de segurança invadiram o local, prendendo os líderes da igreja e vários cristãos. Monges budistas, eventualmente, conduziram a cerimônia e levou o corpo para o cemitério Chan Village, disseram os cristãos.

"O HRWLRF disse que pediu ao governo do Laos para ajudar a libertar os cristãos detidos e" respeitar a liberdade religiosa do povo do Laos e outros direitos garantidos na Constituição do Laos e no Pacto Internacional das Nações Unidas sobre os direitos civis e políticos, ratificados pelos Laos em 2009."

As autoridades governamentais não foram localizadas para comentar o assunto. No entanto, essa nação comunista foi conhecida por uma repressão contra os cristãos, especialmente em áreas rurais, onde as tradições e religiões locais desempenham um papel chave para a política nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.