sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Salmo 81

O salmo 81 faz parte dos coros atribuídos aos filhos de Asafe (50;73-83). Ao ler esse salmo, o estudante da bíblia percebe uma divisão clara no texto. A primeira corresponde aos versos de 1-5, onde temos uma chamada para a celebração ao Senhor e a segunda dos versos 6-16, onde temos uma mensagem profética.

Salmo é canto, alegria e emoção, portanto um material essencial para aprendizagem. O povo de Israel está sendo chamado a celebrar a obediência a Deus.

É interessante saber que Festa de Lua Nova (Nm 29) ou qualquer outra para os judeus tinha sempre um propósito didático. Portanto, festejar era sinônimo de lembrar (Nm 10.10). Um exemplo disso é a festa do Tabernáculo (Lv 23.33-44). Essa festa ocorria nos meses de setembro e outubro (Nm 29.29.35-38). Durante sua celebração o povo era orientado a se abrigar em tendas para lembrar que Deus havia os libertado do cativeiro egípcio, bem como de sua jornada rumo a terra prometida.

Nessas festas se processavam o pagamento de votos, holocaustos, ofertas de Manjares, libações e ofertas pacíficas. A sua execução era lei em Israel. O trabalho cessava e a mente e o coração do povo estavam voltados para Deus.

Aqui identificamos uma tradição na qual o seguimento evangélico brasileiro é carente. Quais são as nossas festas? E nossos dias de recolhimento para cultuarmos ao nosso Deus? Como cristãos evangélicos brasileiros não temos nenhuma tradição desse gênero. Dentro dessa mesma lógica encontra-se a música evangélica. Alguém pode até pensar que produzimos músicas com a marca evangélica brasileira, mas o que temos na maioria das vezes são ritmos, gestuais e gêneros já consagrados de outras “tribos”. Isto logicamente inclui todas as demais formas de expressões culturais. “Andamos literalmente com os pés dos outros”.

Bom, é certo que não somos judeus para focarmos toda nossa energia em práticas cerimoniais, a final, obedecer a Cristo é a essência de tudo, mas não podemos negar que esses recursos didáticos (festas, músicas, ajuntamentos, etc.) ajudam muito na fixação dos ensinos. Nesse sentido podemos avaliar que a nossa situação apesar de constrangedora pode ser também positiva desde que venhamos de forma consciente a construir a cada dia nossa própria tradição com base nas inúmeras experiências que vivenciamos com o Senhor. Sem maiores perturbações num dado momento aparecerá à genuína tradição evangélica brasileira.

No verso 5, temos uma mudança no andamento do salmo. O profeta cultural toma a palavra para comunicar uma mensagem de Deus.

·         É uma mensagem divina – “ouço uma linguagem que não conhecia, ou seja, essa mensagem não veio no bolso, chegou nesse momento.
·         Lembra coisas antigas para firmar ensinamentos novos.

Que mensagem era essa? Obediência. Ela fala da situação de Israel quando da opressão egípcia (6,7), chama atenção para o povo se manter fiel ao Deus eterno (v. 8), visto que não foi outro que tirou Israel do cativeiro (v. 10). Israel como nação sacerdotal tinha uma mensagem (v. 10) daí necessidade de se manter integro.

Obediência a Deus gera bênçãos. Vejam algumas delas:

·         Livramento dos inimigos (v.14).
·         Submissão dos opositores (v.15).
·         Permanente oferta de alimento (v.16).

Contudo, Israel assim como muitos de nós preferiu e preferem andar no seu próprio caminho e acabam transformando tudo que poderia ser bênçãos em maldição. O lamento do salmista (v. 11) e seu reconhecimento dos dias maus estão na mesma direção da desobediência a Deus (v.12). Lembro que a lamentação é de Deus. O salmista é mero instrumento. Quantas mancadas, quantos erros cometemos e pagamos caro por não ouvirmos a Deus. Aqui fica a queixa divina:

“Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires!”

E você meu amigo de perto e da distância, está disposto de dar ouvido a Deus e fazer a sua vontade?

Se desejar, saiba que rios de bênçãos inundarão a tua alma, visto que essa é a vontade de Deus para contigo. Aceite a Cristo hoje mesmo como Senhor e Salvador da tua vida e se tornará um cidadão dos céus e membro dessa imensa família cristã espalhada por todo planeta.

Para firmar sua decisão basta fazer essa simples oração:

Sei que sou um pecador e necessito da tua graça. Por isso mesmo confesso Jesus Cristo como meu único Senhor e salvador pessoal. Amém!

É isso ai, Simples não? Caso tenha feito com sinceridade essa oração busque se congregar em uma igreja evangélica para poder dar inicio ao seu processo de santificação que necessariamente passa pelo crescimento no conhecimento da palavra de Deus. Um grande abraço e fica na paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.