quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os feiticeiros do tempo

Esse foi o título de uma matéria científica publicado no Jornal El Pais pelo jornalista Josep Garriga (Madri – Espanha). A matéria afirma que mais de 40 países em todo mundo tem desenvolvido projetos visando o controle artificial do clima.
Para dar a dimensão do avanço que a ciência vem tendo nessa área Josep traça um breve histórico que tem inicio no ano de 1947, quando o pesquisador Bernard Vonnegut descobriu que o cloreto de prata tinha a propriedade de romper o equilíbrio interno das nuvens e modificar as precipitações.

Depois dessa descoberta muitos países que tinha e tem até hoje dificuldades com o clima passaram de imediato a usar essa tecnologia para suprir suas necessidades. O primeiro a tentar essa façanha foi os Estados Unidos.

“O programa começou em 1962 e demorou sete anos para dar resultados, quando se provou a técnica experimental no furacão Debbie. O jornal "The New York Times" noticiou em 5 de dezembro de 1969: "A inseminação de furacões aumenta a esperança". O programa foi batizado de Projeto Stormfury ("fúria da tempestade"), e o avião que dispensava o iodeto de prata recebeu o nome de Hurricane Hunter ”. (EL PAIS) Mas como o projeto não voltou a dar resultado e por não existir evidência do sucesso dessa tecnologia, os estudos foram cancelados.

Hoje essa técnica é usada para aumentar ou deter a chuva, provocar nevadas e minimizar os danos do granizo. Contudo, existem cientistas que pensam em usá-la para mudar o rumo de tornados, acalmarem os ventos ou alterar a direção dos relâmpagos. A Geoengenharia é ciência que estuda todas essas possibilidades a fim de fazer frente aos males do aquecimento global.

Cientistas como Jorge Olcina, pesquisador do clima da faculdade de Geografia de Alicante, Espanha ou como Xiao Gang, do Instituto de Física Atmosférica da Academia de Ciência chinesa recomendam o cuidado ao se manipular o tempo ou simplesmente não manipular, visto que podem trazer efeitos a longo prazo.
Será que estamos entrando na era dos “Homens deuses”?

EL PAIS
10/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.