segunda-feira, 28 de junho de 2010

Esperança para os casos perdidos

Igreja Batista do Alecrim
Culto matutino - 27/06/2010
Pregação do irmão Antônio Fernandes

Como podemos levar esperança para um mundo perdido? Certamente que pregando a palavra, orando e testemunhando do amor de Deus.

Essa realidade é vista na própria ação de Jesus quando convidou homens para compor seu ministério e os constituiu em pescadores de homens (Mar 1:17). Certamente eram pessoas diferentes, com história de vida bem particular e semelhante aos nossos dias foi um desafio para mestre moldá-los segundo a sua palavra. Veja esse exemplo: Os irmãos João e Tiago filhos de Zebedeu foram inicialmente chamados de BOANERGES pelo próprio Cristo, ou seja, filhos do trovão (Mar 3:17) devido seu forte temperamento. Contudo, depois de trabalhado pela palavra de Deus tiveram suas vidas transformadas. O discípulo João passou para a história do cristianismo como o apostolo do amor.

O problema irmão é acreditarmos que para algumas pessoas não existe solução, ou seja, que nem Deus pode mudar a vida deste ou daquele homem. Que existem campos missionários impossíveis de serem alcançados pela misericórdia de Deus. Nesse ponto estamos muito próximo do que fez o profeta Jonas.

Esse profeta de Deus tomou decisões espirituais precipitadas por acreditar ser impossível a conversão dos ninivitas ou por não querer levar a salvação aos inimigos de Israel. O fato é que Jonas deu espaço para a acomodação e irresponsabilidade espiritual. Simplesmente fugiu da missão, assim como nós muitas vezes fugimos da responsabilidade diante do evangelismo da igreja local.

Temos em nossa igreja alguns exemplos práticos de lutas espirituais de anos e anos de oração por irmãos alguns dos quais já passaram para a glória e outros que estão entre nós fazendo o trabalho do Senhor. Pessoas que foram alvos de orações por 17 anos, orações essas feitas por mulheres santas que sempre acreditaram em suas conversões. Nesse contexto temos o irmão Felipe alvo de orações de irmã Lica, sua esposa e irmão Daniel, filho da irmã Alice.

É importante saber que para Deus não existe barreiras, veja o caso que se encontra registrado em Lucas 19.1-10.
A bíblia diz que Jesus entrou em Jericó e eu me pergunto: porque exatamente nessa cidade? Zaqueu é a resposta. Quem era esse homem? Um publicano, cobrador de impostos a serviço do império romano. Portanto, uma pessoa não grata por seus irmãos judeus. É o tipo do indivíduo que não dirigimos a palavra, visto que perversamente age contra seus próprios irmãos. No entanto Cristo estava em busca de Zaqueu.

No livro de Lucas 19.10, temos a seguinte declaração: “Porque o filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Essa é a sua missão e Cristo não podia ignorá-la. Por seu lado Zaqueu tem o desejo de ver Jesus. Devido sua pequena estatura enfrenta problemas e resistência por parte dos citadinos que o considerava pessoa não grata e dificultam propositalmente sua visão de Cristo.

• Zaqueu começa a enfrentar seus desafios. Ele é testado. Será que realmente deseja ver cristo? O quanto está disposto a se sacrificar para alcançar esse objetivo? Sua intenção é pura curiosidade ou tem algo a mais?

Zaqueu sobe numa figueira braba para sem impedimento poder contemplar o rosto de Cristo. O diálogo que se segue parece absurdo a todos que seguem Jesus e soa tremendamente diferente aos ouvidos de Zaqueu.

 Desce depressa, pois me convém ficar em tua casa (Lc 19.4).

Tremendo não! Agora fico a pensar no papel da igreja moderna. O que aprendemos com Cristo é que precisamos sair do comodismo dos templos e buscar o pecador seja onde for. Alguns iremos encontrar sobre um sicómoro curioso com a palavra de Deus, outros certamente encontraremos dentro de poços de tremedal de lama fétida.

Cristo é objetivo, passa e logo chama Zaqueu pelo nome, ele conhece perfeitamente o coração dos homens e tem pressa em resolver o problema do pecador. Zaqueu desse a toda pressa (Lc 19.6) e recebe Jesus com alegria em sua casa (19.6). É interessante observar como o incômodo de está sobre uma arvore é substituído por uma completa alegria.

• Jesus se apresenta como um amigo sensível as necessidades de Zaqueu e é recebido como um amigo e mestre.

Quando amamos os que não merecem ser amado (Mt 5.44), estamos fazendo realmente a vontade de Deus. Que diferença haveria se amassemos quem nos ama (Mt 5.46)? Eis a diferença do amor cristão.

Na casa de Zaqueu vemos uma grande transformação de vida ocorrer na presença de Cristo e só na presença de Cristo que essas mudanças ocorrem. No Lc 19. 8, Zaqueu tocado pela presença de Cristo em sua casa se levanta e faz um grande pronunciamento.

• Resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens.
• Restituo quatro vezes mais a quem defraudei.

Em Número 5.7, temos uma orientação divina para situações de restituição como essa vivenciada por Zaqueu. Vejamos:

“Confessará o pecado que cometer; e, pela culpa, fará plena restituição, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e dará tudo áquele contra quem se fez culpado”.

Zaqueu se propõe a restituir muito mais dos 30% indicado pela lei. É sem dúvida um exemplo de transformação de vida e não uma mera empolgação emocional.

Quando escutamos pessoas sendo entrevistadas na TV que se dizem convertidas ao evangelho, mas não dão prova de mudanças de vida nos entristecemos. Como pode alguém conhecer a Cristo e permanecer do mesmo jeito? Com Zaqueu não foi assim.

Em Genesis 15.9, temos a seguinte verdade: “Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça”. A fé, de Abraão, a fé de Zaqueu a nossa fé tem que produzir frutos caso contrário para nada servirá. Zaqueu era um caso perdido para muitos em Israel, mas foi alcançado pela graça e misericórdia de Deus.

Concluindo:

Como podemos levar esperança para um mundo perdido? Certamente que pregando a palavra, orando e testemunhando do amor de Deus. Jamais desista de orar por aquela pessoa a quem você deseja que seja alcançada pela graça de Deus.

Um comentário:

  1. Tudo que somos e que temos vem de Deus.Ele nos tem dado recursos espirituais,intelectuais e financeiros,e espera que os utilizemos para investir em pessoas,para salvação de almas e o engrandecimento do Seu Reino aqui na terra.

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.