segunda-feira, 1 de março de 2010

O(S) ANTICRISTO(S)

O termo anticristo significa “o que é contra Cristo”, esse termo tanto pode significar uma pessoa como uma atitude. Nos livros de João (1jo 2.18,22; 4.3; 2jo 7) ambos os conceitos são trabalhados.
Esse personagem quer usurpar o lugar de Cristo assim como satanás desejou ocupar o lugar de Deus.

“Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;”. Eze 28.2

Contudo, ambos são frustrados em seus desígnios, embora que sua ação causou e continua a causar grandes transtornos aos homens e em especial aos filhos de Deus.

Quanto a sua origem o texto bíblico nos revela:

“Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” Jo 2.19.

A primeira verdade surpreendente acerca desse personagem está no fato de ter saído do nosso meio (1Jo 2.19). O fato de ter convivido por algum tempo conosco capacita essa figura a ser infinitamente cruel. Ele:

• conhece profundamente nossos hábitos, maneira de pensar e agir.
• sabe como funciona nossa relação com Deus e entre nossos irmãos.
• conhece as nossas esperanças, motivações e visões próprias da família de Deus.

daí fica fácil sua representação, daí vem a eficiência da sua mensagem.

Tendo por base os escritos de João 2.19, concluímos:

1. Os anticristos sempre estiveram conosco. Propositadamente procuram conduzir o povo de Deus ao erro através de estratégias espirituais.
2. Precisam ser identificados e combatidos espiritualmente para que a igreja do Senhor permaneça saudável.

O(s) anticristo(s) e a igreja do Senhor.

A presença do(s) anticristo(s) entre a família de Deus é notória já no princípio da Igreja. Na época do apostolo João eram os agnósticos cheios de sabedoria humana e licenciosidade que procuravam impor aos servos de Deus suas mentiras (Ap 2.20-24). Esse grupo:

• não acreditava que Jesus tinha vindo a terra em forma de homem. Para os agnósticos o homem Jesus foi possuído por um anjo que o deixou pouco antes da sua morte.
• achava que a salvação era para o espírito, portanto o corpo estava livre para as permissividade da carne.

AS PRATICA DOS FALSOS MESTRES (ANTICRISTO[S]) OS DENUNCIAM.

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.

Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7. 15-20

Portanto, devemos nos manter vigilantes (2Pe 1:19 - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.) quantos as astutas ciladas do inimigo.

A MANIFESTAÇÃO DOS FILHOS DO DIABO É PATENTE:

• Homicida e mentiroso – Jo 8.44.
• Enganador, malicioso, injusto, perturbador dos caminhos de Deus – At 13.10.
• Dominado pelo ódio e incapaz de amar – 1 jo 3.10.

Esses estiveram no meio de nós, porém desistiram do caminho por não ter passado pela experiência da conversão. Enquanto estão juntos aos servos de Deus promovem toda ordem de conflitos e divisões. Não é por acaso que a igreja do Senhor tem passado por grandes perturbações ao longo da sua história. Contudo, a promessa de Cristo ainda é válida:

“(...) e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mat 28:20b

E mais:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Joa 16:33
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rom 8:18

Cristo está com sua igreja. Seu amor é permanente. Eis ai nossa segurança e vitória.

A RESISTÊNCIA CRISTÃ

A semelhança de satanás o(s) anticristo(s) ou falso(s) mestre(s) se introduzem na igreja de maneira sutil. Uma de suas práticas é trazer mensagens que sejam agradáveis aos seus ouvintes muito mais do que as verdades bíblicas, assim não admoestam os crentes a se manterem firmes nos caminhos de Deus, pois sua preocupação principal é a glorificação da criatura e não do criador. O lucro é sua grande motivação. Paulo nos adverte:

“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 2CO 11:13

Cristo sentencia:

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.” Jo10. 11-15

Voltando para o texto de 1Jo 2.20 vemos que uma das formas de resistência da igreja é através da atuação do Espírito Santo de Deus (“E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.” 1Jo 2.20). O apostolo Paulo nos adverte na carta aos Efésios que nossa luta é espiritual, portanto nossas armas são espirituais.

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,” Efésios 6. 11-18

O conhecimento da palavra é imprescindível nessa resistência (“E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.” 1Jo 2.20). Sabemos quem é Cristo, sua vida e mensagem, portanto não podemos dar ouvido a pregoeiros fantasiosos que se julgam verdadeiros em suas convicções, porém nada são.

A confrontação da palavra com as afirmações mentirosas logo expõe a farsa. Daí ser necessário o cristão conhecer profundamente a palavra de Deus. Nesse sentido a bíblia dar destaque aos crentes da Beréia:

“E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.” Atos 17. 10-12

Um soldado não vai à guerra sem sua arma, mas muitos dos nossos irmãos estão se comportando desta forma. São simples no entendimento da palavra, se conformam com o que os outros dizem se guiam pelas experiências aléias e não buscam suas próprias experiências com o Senhor. Desta forma caem na rede dos mercenários e em cantos de sereias.


• Irmãos é necessário permanecermos firmes na verdade divina (1Jo 2.24-25).
• E necessário deixarmos o Espírito Santo agir em nossa vida por meio do ensino da palavra de Deus (1Jo 2.26-27). A ação do Espírito de Deus nos revela a verdade.


“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” Jo 14.26

Desta forma resistiremos com sucesso sobre os anticristo(s) e filhos do diabo que nesses últimos tempos tem perturbado, mas nunca derrotado a vitoriosa igreja do nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte de pesquisa.

• Bíblia de Referência Thompson. Sp. Ed. Vida.
• Revista Vivendo no amor de Deus: Estudo nas cartas de João. SP. Ed. Cristã Evangélica. P.41.
• Internet: http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=jo+14.26&modo=0&ver=ARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.