sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Avaliação temática de História: O verdadeiro natal

Prova temática
Disponho de provas temáticas de história. Elas são um instrumento pedagógico legal e diferente para se abordar velhos e novos temas em história. Inicialmente estou colocando uma destas avaliações a disposição de todos na rede. Mande seu e-mail e remeterei um exemplar gratuito.
______________________________________________________

Conteúdo da prova: Civilização Romana - Período Monárquico e republicano

O que é o Natal? Será apenas um encontro de familiares? Uma troca de presentes ou mais uma das inúmeras festas de final de ano onde podemos usar nossa melhor roupa? Qual seu significado? Qual sua origem ? O primeiro natal aconteceu em Belém há 2009 anos atrás . Vejamos como aconteceu e como se encontrava o mundo de então.

“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2. 8-11.

Belém, cidade de Davi (1ª Samuel 16), casa de Boaz (Rute 2.4) e lugar de nascimento de Jesus Cristo. Era sem duvida uma cidade pequena de pouca importância político-econômica para a Judéia, contudo preciosa aos olhos de Deus. Como as demais cidades de Israel, era uma província do Império Romano.
A centenas de quilômetros dali estava a sede do grande império Romano do ocidente.

1. Onde se localizava a cidade de Roma?

a. No centro da península Itálica.
b. Na região da Gália.
c. No norte da península Ibérica.
d. No sul da península Balcânica.

A Roma Imperial da época de Jesus Cristo foi no passado distante uma pequena aldeia de agricultores e criadores de animais. Sua origem é cheia de mistério. (2) Contam os antigos:

a) que Roma surgiu da luta e trabalho dos irmãos Rômulo e Reno;
b) que Roma surgiu a partir da chegada dos povos germânicos vindos da Ásia Central;
c) que Roma surgiu da união dos povos bizantinos e franco;
d) que Roma surgiu logo após a guerra de troia através de Aquiles.

2 comentários:

  1. Ei jerônimo legal estas provas temáticas, vou arriscar, faz muito tempo que não vejo história e geografia, a 1ª resposta é a letra "a" apesar de acreditar que roma ficava mais para o sul da peninsula italica, e a 2ª é a letra "a" também que é como a mitologia romana explica o nascimento da cidade de Roma.

    Rosaver Alves da Costa.

    rosaver_costa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jerônimo,
    gostei de sua prova. Gostaria de receber um exemplar gratuito. Meu email: adolfo@usefranca.org.br
    Meu nome: Adolfo de Mendonça Junior.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.