segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"A Sinagoga mais antiga da América"

Em Recife funcionou durante o Brasil Colonial a primeira Sinagoga das Américas.

As pesquisas arqueológicas, iniciadas há alguns meses nos antigos sobrados foram conduzindo a importantes descobertas no subsolo de dois edifícios do centro histórico da cidade.
Arqueólogos identificaram abaixo do piso atual, além de objetos e estruturas, vestígios da muralha construída pelos holandeses ao redor da cidade.
Uma das descobertas, entretanto, apresenta grande relevância: trata-se dos restos de um banho ritual judaico original (micvê), com mais de 350 anos.

Desde a sua descoberta, os poços e canaletas foram também analisados por rabinos peritos, e suas medidas e volumes foram estudados por especialistas da lei judaica, que confirmaram tratar-se de um micvê de pressão (cujo sistema consiste em despejar água canalizada para um poço de água de rio, que através de uma canaleta é conduzida até a piscina. Foram encontrados intactos o poço de água do rio, que inclusive revela a margem original do rio Beberibe (o poço encontra-se dentro da casa, e não no pátio, como é o costume), a canaleta e o formato da própria piscina onde ocorre a imersão. O micvê de Recife é certamente o mais antigo de todas as Américas.

A pesquisa vem sendo desenvolvida pelo arqueólogo Marcos Albuquerque e equipe, do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco. Com o patrocínio e o trabalho empreendido pela Fundação Filantrópica Safra, as casas estão sendo recuperadas e abrigarão um centro de documentação judaica e uma réplica da sinagoga antiga construída em 1637.

Fonte: http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/servicos/novidades00.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.