sábado, 6 de agosto de 2016

A ressurreição de Cristo e a apologética

Guy Prentiss Waters
28 de Julho de 2016 - Apologética

A ressurreição dos mortos é anátema para a mente moderna. Rudolf Bultmann, um dos mais famosos estudiosos do Novo Testamento do século 20 e teólogo liberal, declarou: “Um fato histórico que envolve uma ressurreição dos mortos é completamente inconcebível”. Para o Apóstolo Paulo, entretanto, o cristianismo sem a ressurreição de Jesus dos mortos era inconcebível (veja 1Coríntios 15.1-11). Em companhia com os outros apóstolos, Paulo proclamou a ressurreição como o grande fato sobre o qual o cristianismo permanece ou cai.

Como poderemos falar às pessoas desiludidas e céticas a respeito da ressurreição? O relato de Lucas sobre o ministério de Paulo em Atenas (Atos 17.16-34) nos dá uma direção mais do que necessária. Quando Paulo chegou em Atenas, pregou na sinagoga, mas também foi à “feira livre”, onde filósofos e mestres congregavam para trocar ideias (v. 17). Paulo perseverou através da incompreensão e zombaria iniciais, e aceitou um convite para discursar no Areópago, um corpo solene de oficiais públicos aposentados.

Naquele discurso, Paulo, primeiramente de forma gentil, porém firme, expõe uma fraqueza fundamental e fatal do politeísmo. O altar “ao deus desconhecido” era o reconhecimento derradeiro dos atenienses de que a religião deles era insuficiente e inadequada. Paulo então apresenta aos atenienses a solução que eles precisavam, mas nunca encontrariam entre eles – a adoração do único e verdadeiro Deus.

Paulo fala aos atenienses sobre o soberano e o todo-suficiente Deus que fez e sustenta o mundo e tudo que nele há (vv. 24-25). Ele também lhes fala sobre eles mesmos (vv. 26-29). Deus fez todos os seres humanos “de um só”, e além disso ele “fixou os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação” (17.26). A totalidade de nossas vidas é vivida inescapavelmente diante do Deus onipresente (17.28). Nós somos, além disso, detentores da imagem dele (“geração”; vv. 28-29).

Por essas razões, nós devemos “buscar a Deus” na esperança de que “possamos achar [a Deus]” (v. 27). Nós não devemos tentar pensar em Deus ou adorá-lo com imagens (v. 29). Como pecadores, entretanto, o melhor que conseguimos é “identificar o caminho com as mãos”, ou seja, tatear no escuro (v. 27). Deus está sempre presente para a criação dele, mas as criaturas pecadoras dele recusaram intencionalmente vir a ele. Mesmo assim, porque Deus nos criou e nos sustenta, nós iremos um dia prestar contas diante dele (veja o v. 31).

Até agora, Paulo arrazoou com os atenienses baseado no que eles conheciam de Deus e de si mesmos a partir da criação. Então, ele se volta para um fato particular da história – Deus levantou um homem dos mortos (v. 31). Que Deus retirou a sentença de morte de Jesus e publicamente o vindicou significa que Jesus era um homem justo. Tudo isso para dizer: ele é diferente de qualquer outra pessoa que andou na face da terra. Este justo Jesus afirmou na terra que ele julgaria todas as pessoas (veja João 5.19-29). A ressurreição vindicou essa afirmação. No levantar de Jesus dos mortos, Deus publicamente ratificou a afirmação de Jesus sobre julgar o mundo no fim desta era. Porque esse julgamento é certo e iminente, Paulo implora aos seus ouvintes que “se arrependam” (Atos 17.30), que se voltem do culto a ídolos para a adoração do Deus triúno. A ressurreição e a pregação do evangelho por todo o mundo trouxeram um fim aos “tempos da ignorância”, durante os quais aprouve a Deus reter o julgamento final (v. 30). Os dias da relativa, mas culpável cegueira gentílica, tinham chegado ao fim. Apenas o evangelho pode dissipar a ignorância e cegueira correntes, nas quais a humanidade não renovada se encontra. 

A menção da ressurreição que Paulo faz produz dois diferentes resultados. Alguns zombam e sorriem sarcasticamente – a ideia de que o corpo de alguém teria existência imortal seria risível para a mente grega (v. 32a). Outros, entretanto, quiseram ouvir mais e, crendo em Cristo, seguiram Paulo (vv. 32b-34).

Proclamar a ressurreição de Jesus não fez com que Paulo, nessa ocasião, conquistasse as honras da intelectualidade ateniense. Nem resultou numa quantidade visivelmente impressionante de convertidos em Atenas. Mas Paulo não pregou a ressurreição porque ela era popular. Ele a pregou porque ela é verdadeira. A ressurreição de Jesus confirmou o julgamento que vem, mas também assegurou bênçãos para os que não mereciam. Por mais que agrade a Deus usar essa verdade nas vidas dos que não creem, a missão da igreja permanece a mesma – dizer aos outros que Jesus foi levantado dos mortos.


Tradução: João Pedro Cavani

Revisão: Yago Martins

sábado, 30 de julho de 2016

Peixes aparecem no mar morto como cumprimento de profecia bíblica

Fonte: Portal do Trono

Quase dez vezes mais salgado do que o oceano, as águas do Mar Morto impedem o desenvolvimento de qualquer tipo de vida — dando lugar apenas a alguns tipos de arqueobactérias e algas. Mas recentemente, cientistas provaram a existência de sinais de vida no mar, conforme previsto em uma profecia bíblica.
O Mar Morto, como o próprio nome indica, é literalmente morto. Qualquer peixe que seja transportado pelo rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada.

A Bíblia, no entanto, descreve no Antigo Testamento um quadro muito diferente da região. “Ló viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito”, de acordo com Gênesis 13:10.
Porém, a Bíblia relata que a paisagem mudou quando fogo e enxofre destruíram Sodoma e Gomorra, dando lugar à região árida do Mar Morto.

Um pouco mais adiante, no livro de Ezequiel, as Escrituras registram profecias surpreendentes sobre a região.

“Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali será saneada. Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá”, diz o trecho de Ezequiel 47:8-9.

O nível de água no Mar Morto vem recuando em até um metro por ano. Isto acontece devido à água que está sendo desviada a partir do rio Jordão para fins agrícolas e também por causa da evaporação causada pelas obras minerais do Mar Morto. A queda do nível de água provocou o surgimento de piscinas, que aparecem nas margens do Mar Morto.

Em uma visita à região árida, Samantha Siegel, uma mulher judia que vivia em Jerusalém, descobriu que muitas dessas piscinas estão se enchendo de água doce e peixes. Para comprovar o fenômeno, Siegel produziu um vídeo registrando peixes nadando nas margens do Mar Morto, em uma grande piscina cercada por plantas verdes.

“Este é um grande acontecimento, mas infelizmente ninguém está falando sobre isso”, disse ela durante a gravação do vídeo.

Em 2011, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, no Neguev, enviou uma equipe de mergulhadores até as profundezas do Mar Morto. Na ocasião, os estudiosos descobriram enormes crateras no fundo do mar, com 15 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade. Água fresca fluía a partir dessas crateras, que foram alcatifadas com tapetes de microorganismos, mostrando que o mar não estava totalmente morto.
(Guiame)

Peixes aparecem no mar morto como cumprimento de profecia bíblica

Quase dez vezes mais salgado do que o oceano, as águas do Mar Morto impedem o desenvolvimento de qualquer tipo de vida — dando lugar apenas a alguns tipos de arqueobactérias e algas. Mas recentemente, cientistas provaram a existência de sinais de vida no mar, conforme previsto em uma profecia bíblica.
O Mar Morto, como o próprio nome indica, é literalmente morto. Qualquer peixe que seja transportado pelo rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada.

A Bíblia, no entanto, descreve no Antigo Testamento um quadro muito diferente da região. “Ló viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito”, de acordo com Gênesis 13:10.
Porém, a Bíblia relata que a paisagem mudou quando fogo e enxofre destruíram Sodoma e Gomorra, dando lugar à região árida do Mar Morto.

Um pouco mais adiante, no livro de Ezequiel, as Escrituras registram profecias surpreendentes sobre a região.

“Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali será saneada. Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá”, diz o trecho de Ezequiel 47:8-9.

O nível de água no Mar Morto vem recuando em até um metro por ano. Isto acontece devido à água que está sendo desviada a partir do rio Jordão para fins agrícolas e também por causa da evaporação causada pelas obras minerais do Mar Morto. A queda do nível de água provocou o surgimento de piscinas, que aparecem nas margens do Mar Morto.

Em uma visita à região árida, Samantha Siegel, uma mulher judia que vivia em Jerusalém, descobriu que muitas dessas piscinas estão se enchendo de água doce e peixes. Para comprovar o fenômeno, Siegel produziu um vídeo registrando peixes nadando nas margens do Mar Morto, em uma grande piscina cercada por plantas verdes.

“Este é um grande acontecimento, mas infelizmente ninguém está falando sobre isso”, disse ela durante a gravação do vídeo.

Em 2011, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, no Neguev, enviou uma equipe de mergulhadores até as profundezas do Mar Morto. Na ocasião, os estudiosos descobriram enormes crateras no fundo do mar, com 15 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade. Água fresca fluía a partir dessas crateras, que foram alcatifadas com tapetes de microorganismos, mostrando que o mar não estava totalmente morto.

(Guiame)

Peixes aparecem no mar morto como cumprimento de profecia bíblica


Quase dez vezes mais salgado do que o oceano, as águas do Mar Morto impedem o desenvolvimento de qualquer tipo de vida — dando lugar apenas a alguns tipos de arqueobactérias e algas. Mas recentemente, cientistas provaram a existência de sinais de vida no mar, conforme previsto em uma profecia bíblica.
O Mar Morto, como o próprio nome indica, é literalmente morto. Qualquer peixe que seja transportado pelo rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada.

A Bíblia, no entanto, descreve no Antigo Testamento um quadro muito diferente da região. “Ló viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito”, de acordo com Gênesis 13:10.
Porém, a Bíblia relata que a paisagem mudou quando fogo e enxofre destruíram Sodoma e Gomorra, dando lugar à região árida do Mar Morto.

Um pouco mais adiante, no livro de Ezequiel, as Escrituras registram profecias surpreendentes sobre a região.

“Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali será saneada. Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá”, diz o trecho de Ezequiel 47:8-9.

O nível de água no Mar Morto vem recuando em até um metro por ano. Isto acontece devido à água que está sendo desviada a partir do rio Jordão para fins agrícolas e também por causa da evaporação causada pelas obras minerais do Mar Morto. A queda do nível de água provocou o surgimento de piscinas, que aparecem nas margens do Mar Morto.

Em uma visita à região árida, Samantha Siegel, uma mulher judia que vivia em Jerusalém, descobriu que muitas dessas piscinas estão se enchendo de água doce e peixes. Para comprovar o fenômeno, Siegel produziu um vídeo registrando peixes nadando nas margens do Mar Morto, em uma grande piscina cercada por plantas verdes.

“Este é um grande acontecimento, mas infelizmente ninguém está falando sobre isso”, disse ela durante a gravação do vídeo.

Em 2011, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, no Neguev, enviou uma equipe de mergulhadores até as profundezas do Mar Morto. Na ocasião, os estudiosos descobriram enormes crateras no fundo do mar, com 15 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade. Água fresca fluía a partir dessas crateras, que foram alcatifadas com tapetes de microorganismos, mostrando que o mar não estava totalmente morto.

(Guiame)

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Arqueólogos fazem 'descoberta inédita' de cemitério filisteu em Israel

Pesquisadores dizem esperar que achado ajude a desvendar mistério sobre origem de povo mencionado na Bíblia.

Pesquisadores em Israel afirmam ter descoberto um cemitério filisteu - seria, segundo eles, o primeiro a ser encontrado na história.

O achado, ocorrido em 2013 e tornado público neste domingo (10), pode trazer respostas sobre o antigo mistério em torno da origem do povo.

A descoberta marcou o fim da escavação realizada pela Expedição Leon Levy na região do Parque Nacional de Ashkelon, no sul de Israel. Os trabalhos duraram 30 anos.!  

Os líderes da pesquisa dizem ter encontrado 145 conjuntos de restos mortais em várias câmaras fúnebres, algumas cercadas por perfume, comida, joias e armas.

As ossadas são originárias do período compreendido entre os séculos 11 a.C. e 8 a.C.

Povo migrante

Os restos mortais estão passando por vários testes (Foto: Menahem Kahana/AFP)

Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas.

Acredita-se que eles tenham migrado para as terras de Israel por volta do século 12 a.C, vindos de áreas do oeste.

O filisteu mais famoso nos dias atuais é Golias, guerreiro gigante que, segundo o livro sagrado, foi vencido pelo jovem Davi antes de ele se tornar rei.

"Após décadas estudando o que os filisteus deixaram para trás, nós finalmente ficamos cara a cara com essas pessoas", afirmou Daniel M. Master, um dos líderes da escavação.

"Com essa descoberta, nós estamos próximos de desvendar o segredo em torno de suas origens."

Segredo de três anos

O professor Lawrence E. Stager está entre os arqueólogos líderes da equipe (Foto: Reuters/Amir Cohen)

O achado foi mantido em segredo por três anos até que os trabalhos fossem finalizados. O objetivo era evitar atrair a atenção de ativistas judeus ultraortodoxos, que já haviam feito atos contra escavações.

Os manifestantes acusavam os arqueólogos de perturbar locais de sepultamento.

"Nós tivemos que segurar as nossas línguas por um longo tempo", disse Master.

Especialistas que estudaram o período divergem sobre a origem geográfica dos filisteus - Grécia, sua ilha Creta, Chipre e Anatólia, na Turquia, são apontados.

A equipe da expedição está agora fazendo exames de DNA, de datação por radiocarbono e outros testes nos restos mortais em uma tentativa de apontar com precisão sua ascendência.

A maioria dos corpos não foi enterrada com itens pessoais, afirmam os pesquisadores, mas perto de alguns havia utensílios onde eram guardados perfumes, jarras e pequenas tigelas.

Poucos indivíduos foram sepultados com pulseiras e brincos. Outros, com armas.

"É assim que filisteus tratavam seus mortos, e esse é o 'livro de códigos' para decifrar tudo", disse o arqueólogo Adam Aja, um dos participantes da escavação.


Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/07/arqueologos-fazem-descoberta-inedita-de-cemiterio-filisteu-em-israel.html




domingo, 10 de julho de 2016

Alice Cooper, de rockero satánico a cristiano comprometido.



Alice Cooper, la estrella del rock maldita, ha abandonado el mundo de lo satánico y ha vuelto al mundo de Cristo. Su verdadero nombre es Vincent Damon Furnier, pero tomó el artístico de Alice Cooper porque ésta era una bruja y una hechicera de las que fueron matadas en Salem, Estados Unidos, a finales del siglo XVII a manos de unos de unos protestantes radicales.

Alice ha sido durante años uno de los más exitosos y aclamados músicos del Heavy Metal.Sus conciertos eran macabros, con guillotinas que mataban maniquíes, muñecas empaladas y, por supuesto, la serpiente pitón que solía llevar sobre su cuello. Con su maquillaje agresivo, Cooper inspiró a otros artistas como los del grupo Kiss o a Marilyn Manson.

El cristianismo no es cuestión de reglas

Alice, que actualmente tiene 65 años, ha ofrecido varias entrevistas a la prensa estadounidense explicando su cambio radical de vida. En una de ellas, al Cherokee Tribune, confirmaba la noticia y explicaba: “Sí, es cierto, soy un cristiano vuelto a nacer. Porque cada uno de los que creen en Cristo vive una vida nueva, tiene una percepción diferente de la propia existencia –explica el cantante. No es como en la Cienciología, en donde todo se basa en tus fuerzas, en tus capacidades, en tu esfuerzo por mejorarte. El cristianismo, en cambio, es una relación personal con Cristo: no es una cuestión de reglas o de técnicas…”


También le preguntaron cómo compaginar su nueva vida con la de artista, a lo que respondió que “en la Biblia no está escrito en ninguna parte que una estrella del rock no pueda ser cristiana. ¿Cuántos cristianos –se pregunta el artista- no serán francotiradores, boxeadores o cualquier otra cosa? El cristianismo puede pasar a través de todos los tipos de oficios, tal vez el de una estrella del rock sea el menos peor…”, remata Cooper.

La influencia de su mujer

Todo comenzó gracias a la influencia de su mujer, Sheryl, con quien lleva casado cerca de 40 años y con quien tiene 3 hijos. El problema venía de antiguo. Alice tenía una gran adicción al alcohol y su vida era un auténtico desastre. Entonces Sheryl le animó a visitar una iglesia evangélica en donde podrían ayudarle.


El pastor, cuenta el propio Cooper, le lanzó “un sermón incendiario sobre el infierno“, que llegó a tal grado que el músico se le fueron las ganas de ir allí y seguir mofándose de lo sagrado. En otra entrevista, Alice Cooper lo confirma con rotundidad: “Yo quiero decir: ¿tengan cuidado! Satanás no es un mito; no vayan por ahí creyendo que Satán es una broma”.

El que antes era un modelo para algunos cantantes, ahora ha sabido encontrar su sitio: “No quiero convertirme en una celebridad cristiana”, ha asegurado en la revista musical Hard Music Magazine, porque “es muy fácil concentrarse en Alice Cooper y no en Cristo. Yo soy un cantante de rock. No soy nada más que eso. No soy un filósofo. Me considero muy abajo en la escala de cristianos conocedores. Así que no busques respuestas en mí”.

Alaben a Dios por lo que soy ahora

“Ser cristiano es algo en lo que vas progresando, es una dinámica en movimiento. Uno va aprendiendo. Uno va a su estudio bíblico. Uno debe rezar. Yo era una cosa antes. Ahora soy algo completamente nuevo. No juzguen a Alice por lo que solía ser. Alaben a Dios por lo que soy ahora”, concluye.


Las letras de las canciones de Alice Cooper hablaban de necrofilia, violencia, sexo, alcohol y drogas, y con ellas ha vendido más de 50 millones de discos. Ahora quiere dedicar su vida “a seguir a Jesucristo”.

Fuente: laverdadahora.com

Billy Graham advierte: “Estamos viendo las Señales de los Últimos Tiempos”

ESTADOS UNIDOS.- El fundador de un ministerio conocido mundialmente, Billy Graham, tiene 98 años de edad y desde 2013 dejó de realizar las campañas que lo han hecho conocido. Esto no significa que Graham esté jubilado. La Asociación Evangelística Billy Graham sigue trabajando, ahora liderada por su hijo Franklin.

A finales de Junio, Billy Graham respondió una duda que un lector envió a su sitio web. El lector preguntó acerca de la creciente especulación de ciertos segmentos cristianos cuyos sermones hablan de la generación que vivirá los últimos días. Graham, primeramente recordó que los que ponen su fe en Cristo no necesitan preocuparse, ya que pueden confiar en las promeas del Señor.

“El futuro está en las manos de Dios, y eso debe darnos paz y confianza”, escribió. Y agregó: “Debemos aprender a confiar en él en cualquier situación. Y así podremos decir como dijo el Salmista: ‘Diré yo a Jehová: Esperanza mía, y castillo mío; Mi Dios, en quien confiaré.’ Salmos 91:2”

Graham también dijo que no debemos ser impacientes, ya que todo se desarrollará “en el tiempo indicado que Dios determinó”. Así mismo, reconoció que estamos viendo al menos una señal del prominente retorno de Cristo: la excesiva violencia en la Tierra, que genera un sentimiento de angustia en las Naciones.

Dijo también que no se debe solamente a las guerras, pues Jesús alerto acerca de eso en Marcos 13:7. Lo que el percibe es una crecimiento del mal de manera generalizada. Citando 2 Pedro 3:13, afirmó que todos los Cristianos están ansiosos “de ver el cielo nuevo y la tierra nueva donde habita la justicia”.

La última vez que el reconocido predicador habló tan claramente sobre el asunto, fue en el mes de enero, cuando afirmó que “es posible de que estemos viviendo los últimos días antes de Su Venida”. Al fin del año pasado, había alertado a los Cristianos: “Preparense para el aumento de la Persecución”.

En abril de este año, Franklin Graham afirmó creer que el mundo puede estar viviendo el fin de los tiempos, pues existe “una epidemia global de insensibilidad política y económica”. También dijo que “las señales del fin están por todas partes… El mundo se está desmoronando”.

La hija de Billy Graham, Anne Graham Lotz, de 66 años, también se pronunció sobre este tema. El año pasado, afirmó a periodistas que el arrebatamiento ocurrirá en breve y que ella estaría viva para presenciarlo.

A pesar de que la salud de Billy esta debilitada, según Anne, “tal vez Dios esta manteniendolo aquí por causa de las cosas que van a acontecer al fin de esta era”.

Fuente: Gospel Prime

sábado, 9 de julho de 2016

“Evangélicos são os melhores amigos de Israel”, afirma Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu está em visita ao continente africano, onde se encontrou com evangélicos pró-Israel no Quênia. A recepção que teve na capital Nairobi mostra a popularidade do premiê.

A CBN News relata que o encontro de Netanyahu com os cristãos africanos foi marcado por uma calorosa recepção e declaração de apoio ao Estado de Israel. Por sua vez, o líder judeu convidou todos para viajar até a Terra Santa. “Visite Jerusalém, visite Nazaré. Você pode ver todos os lugares mencionado na Bíblia”, insistiu.

Lembrou em seu discurso que naquela terra viveu Jesus e que há uma forte perseguição aos cristãos em muitos lugares no Oriente Médio, mas eles sempre são bem-vindos em Israel. “Vocês veem o que está acontecendo com o Estado Islâmico, na região do Iraque… Só existe um lugar no Oriente Médio onde a comunidade não está encolhendo, pelo contrário, continua se expandido e está em segurança. E esse lugar é Israel”.

Dirigindo-se aos líderes evangélicos, foi enfático: “Não temos melhores amigos no mundo. Ninguém! Agradecemos essa amizade”. Após sua fala, Netanyahu recebeu como presente uma estátua representando o “leão de Judá”.

A visita foi histórica, pois havia décadas um primeiro-ministro não visitava a África. Nos últimos dias, ele participou de uma minicúpula regional em Uganda sobre segurança e terrorismo junto com os chefes de Estado do Quênia, Ruanda, Etiópia, Sudão do Sul, Zâmbia e Malauí.

O objetivo é estabelecer novas relações de Israel com as nações africanas e cooperação em áreas como saúde, segurança e tecnologia. “O resultado

quarta-feira, 6 de julho de 2016

China y Rusia se unen y buscan crear el Nuevo Orden Mundial

CHINA. – Los presidentes de China y Rusia, Xi Jinping y Vladímir Putin, firmaron este sábado una declaración conjunta para fortalecer la estabilidad estratégica global.

También suscribieron una declaración conjunta para impulsar el desarrollo del espacio informativo.

Vladímir Putin cumple una visita oficial a Pekín donde ya mantuvo negociaciones con el presidente Xi.

Ambos mandatarios presidieron el sábado la firma de importantes acuerdos intergubernamentales.

Putin y Xi abordan problemas de Corea y lucha antiterrorista en Siria

El presidente ruso Vladímir Putin, quien se encuentra de visita en Pekín, y su homólogo chino, Xi Jinping, abordaron el sábado varios temas de la actualidad internacional, en particular la tensión en la península de Corea y la lucha contra el terrorismo en Siria.

“Hemos debatido futuras acciones para resolver los más espinosos problemas globales y regionales, el esfuerzo común en la lucha contra el terrorismo internacional, la tarea de potenciar la seguridad en Asia-Pacífico, las garantías para desnuclearización de la península de Corea”, declaró Putin tras reunirse con Xi.

Entre las tareas comunes en materia de política exterior, el mandatario ruso mencionó “la contribución al proceso del arreglo en Siria, la preservación de la paz y la estabilidad en el mar de la China Meridional, así como en Asia Central.

Putin destacó que Rusia y China mantienen posturas muy afines o casi idénticas con respecto a los asuntos internacionales.

También aseguró que Moscú y Pekín seguirán coordinando su actuación en diversos organismos internacionales, en primer término la ONU, la Organización de Cooperación de Shanghái y el Grupo BRICS (Brasil, Rusia, India, China y Sudáfrica).

China y Rusia firman acuerdos de cooperación en sectores aeronáutico y ferroviario

China y Rusia firmaron este sábado importantes acuerdos de cooperación en proyectos aeronáuticos y ferroviarios.

Uno de los convenios intergubernamentales, suscritos en el marco de la visita del presidente ruso Vladímir Putin a Pekín, viene a continuar el memorando de 2014 sobre la cooperación en el desarrollo de un avión de fuselaje ancho para vuelos de larga distancia.

La aeronave, con capacidad para 250-300 pasajeros, podrá competir con los modelos de Airbus y Boeing y, según las expectativas de ambas partes, podrá ocupar una amplia cuota de mercado tanto en China y Rusia como en terceros países.

Mediante otro acuerdo, China y Rusia van a colaborar en la creación de un helicóptero pesado para la aviación comercial.

El holding Helicópteros de Rusia ayudará a la empresa pública china Avicopter en el desarrollo de un helicóptero pesado que se fabricará en China.

El consorcio chino AVIC y la corporación Rostec firmaron en mayo pasado el acuerdo marco sobre la cooperación en el diseño de un nuevo helicóptero pesado.

La demanda del nuevo modelo en China rondaría los 200 hasta el año 2040.

El peso de despegue del helicóptero podría llegar a 38 toneladas, la carga útil máxima dentro de la cabina, 10 toneladas, y la carga externa sería de 15 toneladas.

El gigante ferroviario China Railways y su homólogo ruso RZD suscribieron el sábado un convenio de cooperación estratégica.

La implementación de uno de sus proyectos conjuntos, la construcción de una línea de alta velocidad Moscú-Kazán, podría empezar hasta julio del próximo año, dijo el presidente de RZD, Oleg Belozerov.

Rusia espera exportar 500.000 toneladas de cereales a China en 2016

Rusia puede exportar cerca de 500.000 toneladas de cereales a China a lo largo del año en curso, informó a los periodistas el ministro ruso de Agricultura, Alexandr Tkachov.

“Los chinos nos abrieron el mercado de cereales, nos dieron el permiso y luego el mercado determinará (el volumen de exportaciones). Puede que sea medio millón de toneladas: trigo y cebada”, dijo.

Agregó que durante mucho tiempo Moscú realiza negociaciones con Pekín para empezar a suministrar productos cárnicos a China: carne de cerdo, res y pollo.

“Es una gran posibilidad. Estamos realizando unas negociaciones muy densas”, subrayó Tkachov.

“Hemos debatido futuras acciones para resolver los más espinosos problemas globales y regionales, el esfuerzo común en la lucha contra el terrorismo internacional, la tarea de potenciar la seguridad en Asia-Pacífico, las garantías para desnuclearización de la península de Corea“, declaró Putin tras reunirse con Xi.

Fuente: El País

domingo, 3 de julho de 2016

Pesquisador diz que marca de selo de rei bíblico foi achada em Jerusalém

Arqueólogos israelenses descobriram uma marca do selo do rei bíblico Ezequias, que ajudou a transformar Jerusalém em uma metrópole na antiguidade. A inscrição circular em uma peça de argila de menos de um centímetro de comprimento pode muito bem ter sido feita pelo próprio rei, disse Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada.

Ezequias reinou aproximadamente no ano 700 a.C. e foi descrito na Bíblia como um monarca ousado –"... de modo que não houve ninguém semelhante a ele, entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele" (2 Reis, 18:5)– e que se dedicou a eliminar a idolatria em seu reino.

"Essa é a primeira vez que a impressão de um selo de um rei israelita ou da Judéia veio à luz em uma escavação arqueológica científica", afirmou Mazar.

A impressão na argila, conhecida como bula, foi descoberta junto ao pé da parte sul de um muro que cerca a Cidade Velha de Jerusalém, uma região rica em relíquias do período do primeiro dos dois templos judeus antigos.

O artefato estava enterrado em uma área de descarte de dejetos que remonta aos tempos de Ezequias, e provavelmente foi atirado de um edifício real adjacente, segundo Mazar, contendo escritos em hebreu antigo e o símbolo de um sol com duas asas.

A bula foi catalogada inicialmente e armazenada, juntamente com 33 outras, após uma primeira inspeção que não conseguiu detectar sua verdadeira identidade.

Só cinco anos mais tarde, quando um membro da equipe a examinou sob uma lupa e discerniu pontos entre algumas letras, é que seu significado ficou claro.

Os pontos ajudam a separar as palavras "Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá".

Mazar afirmou que a parte de trás da impressão na argila tem sinais de barbantes finos que eram usados para amarrar papiros.
"Sempre surge a pergunta 'quais são os fatos reais por trás das histórias bíblicas?'", disse. "Aqui temos a chance de chegar tão perto quanto possível da própria pessoa, do próprio rei".

Arqueólogos dizem ter achado fortaleza grega em Jerusalém

Pesquisadores procuravam resquícios há um século. Eles estão do lado de fora dos muros da Cidade Velha.

Após um século de buscas, arqueólogos disseram ter descoberto os resquícios de uma antiga fortaleza grega que já foi um centro de poder em Jerusalém e um bastião usado para conter uma rebelião judaica comemorada no livro bíblico dos Macabeus. Há tempos os pesquisadores debatem a localização da cidade de Acra, construída mais de dois mil anos atrás por Antíoco Epifânio, rei do império selêucida helênico. Muitos afirmam que ocupava o local onde hoje se encontra a Cidade Velha de Jerusalém, com vista para a Igreja do Santo Sepulcro ou junto à colina onde dois templos judeus estiveram no passado e que hoje abriga o complexo da mesquita de Al-Aqsa.

Mas os restos desenterrados pela Autoridade de Antiguidades de Israel e tornados públicos nesta terça-feira estão do lado de fora dos muros da Cidade Velha e dão vista para um vale ao sul, uma área na qual, segundo os arqueólogos, a construção de Jerusalém se concentrou nos tempos do rei bíblico David.Antíoco, que viveu entre 215 e 164 a.C., escolheu o local para Acra para poder controlar a cidade e monitorar a atividade no templo judeu, afirmou Doron Ben-Ami, que liderou a escavação.Com um comprimento estimado em mais de 250 metros e uma largura de 60 metros, ela teria dominado o campo. Debaixo do que uma década atrás era um estacionamento pavimentado, a equipe de Ben-Ami escavou uma colina artificial composta por várias camadas de terra deixadas por sucessivas culturas.

Em uma área, eles descobriram pedras de uma seção de uma grande parede, a base de uma torre e um aterro em declive de fins defensivos que artefatos próximos, como moedas e alças de jarras de vinho, sugerem terem pertencido ao tempo de Antíoco.

Pedras de estilingue de chumbo e pontas de flecha de bronze do período também foram encontradas, talvez remanescentes de batalhas entre forças pró-Grécia e rebeldes judeus que tentavam tomar a fortaleza.“Este é um exemplo raro de como rochas, moedas e terra podem se juntar em um episódio arqueológico único para abordar realidades históricas específicas da cidade de Jerusalém”, afirmou Ben-Ami.A localização de Acra foi mencionada vagamente em pelo menos dois textos antigos – o Livro dos Macabeus, que trata da rebelião, e um relato escrito do historiador Flávio Josefo.

Ataques do Estado Islâmico em Bagdá matam ao menos 125 pessoas

Da Ansa Brasil

A menos 125 pessoas morreram e 150 ficaram feridas neste domingo (3) em dois atentados terroristas em Bagdá, informaram autoridades iraquianas. Entre os mortos, estão 25 crianças.

Segundo informações oficiais, um carro-bomba explodiu no bairro de Karada, no centro da capital, em um local repleto de jovens e de famílias que celebravam o fim do Ramadã, o mês sagrado dos islâmicos. Poucas horas antes, na parte oriental da cidade, outro carro-bomba explodiu. Ambos os ataques foram reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O governo do Iraque retomou recentemente a cidade de Fallujah das mãos do Estado Islâmico. De acordo com fontes iraquianas, os ataques de hoje foram uma espécie de vingança pela ação militar na cidade.

Edição Lílian Beraldo

Arqueólogos encontram esqueleto e templo do século 5 a.C.

Da Agência Brasil*

Cerca de 400 anos antes da erupção do vulcão Vesúvio, na Itália, que cobriu de lava e cinzas as cidades de Pompeia, Herculano, Oplonti e Stabia, a região era habitada pelos sanitas. Essa afirmação foi confirmada mais uma vez pela descoberta do esqueleto de um jovem do século 5 a.C.

Os restos, que são de um homem de cerca de 20 anos alto e foram achados em uma tumba próxima dos muros de entrada de Pompeia, durante uma escavação realizada perto da Porta Erculano, na famosa cidade.

Os trabalhos são uma colaboração entre a Superintendência do Patrimônio Arqueológico de Pompeia e os institutos franceses de pesquisas École Francaise de Rome e Centre Jean Bérard. A descoberta foi apresentada na semana passada, durante uma coletiva de imprensa.

A tumba funerária é composta por uma caixa em lajes de calcário do século 4 a.C e por seis vasos pintados de preto, com formas elegantes, mas não decorados, o que mostra diferenciação no gosto funerário entre homens e mulheres.

Com o esqueleto, que foi encontrado de bruços, será possível identificar qual foi a causa da morte de um homem tão jovem, quais eram suas roupas e o que comia.

Este é o terceiro mausoléu encontrado na mesma necrópole. Há cerca de um ano, foi achado na mesma região outro esqueleto, de uma mulher de aproximadamente 42 anos. Entre os pertences funerários da mulher, também sanita, está um vaso com sedimentos de vinho no seu interior. Esse achado é um forte indício de que naquela época as mulheres também podiam consumir a bebida, diferentemente do que acontecia na cultura grega.

Além disso, as equipes de escavação também descobriram alguns restos mortais de cinco jovens que tentavam fugir da destruição da grande erupção do ano 79 d.C, entre eles o de uma garota, três moedas de ouro junto aos esqueletos e um pingente em forma de folha.

Todos os novos achados estão sendo estudados e, por isso, ainda não podem ser vistos pelo público.

Templo Helenístico

No Sul da Rússia, escavações arqueológicas de um monumento na região de Krasnodar, permitiram descobrir um templo helenístico construído no início do século 5 a.C. A informação é da Fundação Volnoe Delo de Oleg Deripaska, entidade que presta apoio aos cientistas do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, responsáveis pelas escavações.

Fanagoria, onde o templo foi localizado, é o maior monumento arqueológico da antiguidade russa. A cidade foi fundada em meados de século VI por colonos gregos e foi a capital de um dos estados mais antigos em território russo – o Reino do Bósforo.

As escavações em Fanagoria permitiram descobrir o templo helenístico mais antigo no território da Rússia. Os cientistas começaram estudá-lo e indicam como a data da sua construção a primeira metade do século V a.C.", informa o comunicado.

Em 2013, na parte central de Fanagoria, onde ficava a Acrópole, centro social e político da cidade, foi descoberto e estudado um templo do século V a.C. Os especialistas pensavam que esse seria o templo mais antigo helenístico encontrado na Rússia.

O comunicado diz que a área total do templo encontrado é de 14,5 metros quadrados. Era construído em tijolos crus, sem fundamento, como muitas outras construções em Fanagoria daquele tempo.

*Com informações da Agência Ansa e da Agência Lusa

Ir para a versão desktop

sábado, 2 de julho de 2016

O impressionante encolhimento do Mar Morto: imagens aéreas mostram crateras formadas por recuo das águas

 Mar Morto, localizado no Oriente Médio, está encolhendo em ritmo alarmante.
O nível da sua superfície cai cerca de um metro por ano. E, conforme suas águas recuam, surgem crateras capazes de fazer ruir construções inteiras – como mostram imagens aéreas feitas pela BBC.
Elas surgem porque, quando a água se esvai, restam no subsolo camadas de sal, que cedem ou se dissolvem quando a chuva se infiltra.
Algumas destas crateras têm dimensões impressionantes, atingindo 100 metros de largura e 50 metros de profundidade.
Os buracos vêm se abrindo ao longo dos últimos 30 anos nas costas israelense e jordaniana do Mar Morto. Hoje, são cerca de 5,5 mil.
Isso faz com que a região pareça ter sido atingida por múltiplos terremotos que deixaram um rastro de destruição.

Testemunho cristão autêntico em meio ao exercício do ódio e da intolerância

Testemunho cristão da pequena Myriam, a Refugiada - Iraque.

Parte 01




Parte 02

Cobertura jornalistica acerca da situação da pequena Myriam e seus familiares.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Deus usa igrejas comuns


Ao longo de sua história, a igreja tendeu a se enxergar como extraordinária. Por exemplo, no período medieval, a igreja era um lugar extraordinário à parte do mundo, o sagrado separado do profano, o lugar de salvação, a detentora dos mistérios do céu.

A igreja continha pessoas extraordinárias: monges e freiras, padres e bispos e, acima de tudo, o Papa como representante de Cristo na terra. Essas pessoas extraordinárias eram as que tinham chamados para o ministério; todas as outras simplesmente trabalhavam. Além disso, a igreja tinha meios extraordinários: sacramentos que transmitiam graça pela operação dos próprios rituais. Enquanto monges e místicos realizavam feitos poderosos e alimentavam os leigos com alimento celestial, alguns dos extraordinários alcançavam a santidade, enquanto os comuns ansiavam pela libertação final do pecado e um vislumbre de Deus no céu.

Para aumentar o aspecto extraordinário da igreja e de seus agentes mais santos, os próprios edifícios da Igreja foram construídos com o altar extraordinário na extremidade do santuário separado das pessoas comuns por uma cerca, tela ou grade. A divisão era desenhada novamente na Eucaristia, em que aos leigos era negada a chance de participar do vinho (como o sangue de Cristo), por medo do que poderia acontecer se ele fosse derramado. A igreja cristã estava cheia de lembretes do extraordinário.

Uma das principais contribuições da Reforma e do protestantismo em geral tem sido a sua ênfase no aspecto comum da igreja. É bem certo que João Calvino aprovaria a observação de Cipriano que a igreja é a nossa mãe e que “longe de seu seio, não se pode esperar qualquer perdão dos pecados ou qualquer salvação”, ou como a Confissão de Fé de Westminster ensina: “a Igreja visível […] é o Reino do Senhor Jesus Cristo, a casa e família de Deus, do qual não há possibilidade de salvação” (25.2). A igreja é o lugar normal da graça de Deus. Entretanto, a graça de Deus não vem através de uma exibição extraordinária; em vez disso, Deus usa sua igreja comum para sustentar e nutrir crentes através de ministério, pessoas e meios comuns.

Ministério comum

Em sua igreja comum, Deus trabalha por meio do ministério comum. Os reformadores fizeram uma distinção entre os ofícios bíblicos que eram extraordinários e feitos para durar por um tempo, como apóstolos e profetas, e aqueles ofícios bíblicos que eram “comuns e perpétuos” na igreja, como presbíteros e diáconos (Ef 4.11-13; 1Tm 3.1-13; Tt 1.5-9). O ministério extraordinário de apóstolos e profetas estabeleceu a igreja (Ef 2.20), com seu ensino fundamental consistindo no cânon das Escrituras. Contudo, a partir do encerramento do cânon até o tempo presente, Deus tem usado o ministério comum e regular de presbíteros e diáconos para edificar a igreja (1Tm 3.15).

Esses presbíteros e diáconos são escolhidos pelo povo de Deus, em concordância com a própria determinação de Cristo de presentear seu povo com oficiais (At 6. 1-7,14.23; Ef 4.7-12). Longe de envolver um chamado sobrenatural ou extraordinário, o chamado para o ministério comum vem através do povo de Deus procurando entre si por homens “de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria” (At 6.3). Esses homens são separados para tomar o que receberam a respeito do evangelho e passá-lo fielmente aos outros (2Tm 2.2). E, enquanto alguns desses homens farão isso em tempo integral e recebendo uma remuneração (1Co 9.8-12; 1Tm 5.17), outros continuarão em seu trabalho diário como fazedores de tendas, pescadores, professores e médicos, mesmo enquanto pastoreiam o rebanho de Deus (At 18.1-4,24-28; 1Co 9.6–7). Presbíteros se dedicam principalmente à oração e ao ministério da Palavra, e diáconos a atender as necessidades físicas das pessoas, mas ambos trabalham para a edificação da igreja comum de Deus (At 6.1-7).

Este é o ministério normal através do qual Deus trabalha: presbíteros e diáconos exercendo o ministério comum em resposta ao chamado de Deus que vem através dos processos regulares da igreja. Mas a igreja avança a sua causa não só através de um ministério comum, mas também através de homens e mulheres comuns que vivem a vida diária no mundo e na igreja.

Pessoas comuns

Os reformadores insistiram que a causa de Deus no mundo avança através de pessoas comuns vivendo seus chamados em todas as áreas da vida. Ao confiar em Cristo durante seu trabalho diário, homens e mulheres fazem boas obras. Estas obras são tão boas quanto as de um pastor quando prega ou de um presbítero que ministra junto ao leito de uma mulher à beira da morte. Lutero coloca desta forma: “Se ele encontra o seu coração confiante de que agrada a Deus, então o trabalho é bom, mesmo que seja algo tão pequeno quanto apanhar uma palha”. O trabalho dos crentes é aceitável para Deus não por estar relacionado à igreja ou por possuir reputação do mundo; é aceitável porque é feito com fé, porque agrada a Deus, e porque Deus o usa para fazer prosperar seu mundo. Deus usa pessoas comuns como um reino de sacerdotes que representam e mediam graça comum para toda a criação.

Este sacerdócio de todos os crentes também muda nosso entendimento da vida comum na igreja. Uma vez que cada crente é um sacerdote diante de Deus unido ao sumo sacerdote, Jesus, a adoração de cada crente é significativa (1Pe 2.4-10). As orações das mulheres na sexta-feira são tão valorizadas e valiosas aos olhos de Deus quanto as orações do ministro no domingo. O ensino do contador na escola dominical é tão valorizado e valioso aos olhos de Deus quanto as palestras do professor de seminário. Todos os crentes têm a unção de Deus, todos são sacerdotes diante de Deus, todos são importantes na construção do reino de Deus (1Jo 2.27).

Isso não quer dizer que Deus não tenha dotado alguns mais do que outros, nem que Deus não tenha ordenado uma estrutura para sua igreja com os presbíteros chamados para pastorear o rebanho e estar aptos para ensinar (1Pe 5.1-5; Hb 13.7,17). No entanto, isso quer dizer que na igreja cristã comum, Deus usa homens e mulheres comuns como “sacerdotes para o seu Deus e Pai” (Ap 1.6), cuja adoração é significante e cujo trabalho é aceitável em Cristo.

Meios comuns

Quando essa igreja comum se reúne, homens e mulheres comuns servidos por um ministério comum, ela encontra Deus trabalhando através de meios comuns. O Breve Catecismo de Westminster se refere aos “meios ordinários de graça”, como a Palavra, os sacramentos e a oração. Embora estes meios comuns pareçam simples e até mesmo tolos para alguns, Deus os usa de maneiras poderosas, pois ele os faz “eficazes aos eleitos para a salvação” (P. 88; cf. 1Co 1.18-31).

Na leitura e especialmente na pregação da Bíblia, Deus trabalha para convencer e converter os pecadores e para convencer e confortar os santos, isto é, todos os crentes. Nos sacramentos do batismo e da ceia do Senhor, Deus trabalha para confirmar sua Palavra e assegurar nossos corações através do trabalho de seu Espírito e da resposta da nossa fé. Em nossas orações, Deus opera em nossos corações e vidas ao oferecermos nossos desejos a Deus. Através de sua atuação, Deus faz com que esses meios comuns sejam eficazes para a nossa salvação (BCW, P. 89-91). Ou seja, eles nos confirmam e santificam em Cristo, enquanto aguardamos a nossa glorificação.

A igreja cristã comum não precisa das últimas modas para chamar os pecadores ou aqueles que estão em busca de algo. Ela precisa, em vez disso, desses meios ordinários, juntamente com a fé no Deus que utiliza esses meios. Certamente, uma das grandes crises em nossos dias é a crise de confiança e fé nos meios comuns de graça. Deus está nos chamando para lembrar mais uma vez que ele não precisa de experiências ou eventos extraordinários; antes, ele tem prazer em usar esses meios comuns para fazer sua obra na vida das pessoas.

Pois, quando o povo de Deus usa os meios ordinários, mesmo a pessoa menos instruída pode aprender a grande história da salvação, crescer em fé e graça, e servir como um sacerdote na casa de Deus. A Confissão de Fé de Westminster admite que nem tudo na Bíblia é simples ou claro para todo leitor da mesma, “mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios comuns, podem alcançar uma suficiente compreensão” das coisas necessárias para a salvação (CFW 1.7). Semelhantemente, não é preciso “revelação extraordinária” ou uma manifestação especial do Espírito para se obter garantia; pelo contrário, uma garantia infalível de salvação é alcançada “no devido uso dos meios comuns” (CFW 18.3). Tal aprendizado e segurança exigem que o povo de Deus participe de sua igreja cristã comum, dia do Senhor após dia do Senhor, a fim de usar esses meios comuns de graça.E quando nos comprometemos com esta igreja cristã comum, Deus faz coisas extraordinárias. Ele concede misericórdia e graça, ele ilumina nossas mentes e orienta nossas vontades, ele chama eficazmente e justifica, ele santifica seus filhos adotivos, e ele os leva com segurança para seu lar. Assim, Deus não nos chama para dar o primeiro lugar à conferência, podcast, livro ou revista, que são úteis, porém extraordinárias. Antes, ele nos chama a amar sua igreja cristã, bela, comprada por sangue e comum.

Fonte: Voltemos ao Evangelho

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como um Pastor Deve Lidar com os Membros que o Desprezam?

Brian Croft
04 de Março de 2016 - Igreja e Ministério

Umas das implicações mais significativas de Hebreus 13.17 (prestar conta das almas) que aprendi cedo em meu ministério foi que eu não tenho o direito de desprezar e recusar-me de cuidar da alma de alguém que Deus me confiou. Isso é algo importante para sabermos como pastores, porque todos nós temos em nossas congregações aqueles que nos desprezam, aqueles que incomodamos com algo que dissemos ou fizemos, mas sobre os quais ainda prestaremos contas quando estivermos diante de Deus. Neste momento, alguns podem pensar que esse tipo de pessoa é uma boa razão para ir embora e começar de novo, mas eu lhe afirmo que eles são, na verdade, uma boa razão para ficar e perseverar. Por que essas pessoas difíceis são uma boa razão para permanecer e perseverar?

Permaneça no mesmo lugar para ver Deus trabalhar através do seu ministério de tal maneira que aqueles que antes o detestavam possam, com o tempo, passar a apreciá-lo e amá-lo.

Eu fui lembrado disso alguns anos atrás quando fui visitar no hospital uma senhora idosa que quase havia falecido, mas as coisas mudaram e ela começou a recuperar-se lentamente. Ela é alguém que anos atrás havia me caluniado e me atacado na frente da igreja inteira. Não era minha maior fã. Apesar das tensões terem diminuído nos últimos anos, eu não esperava simpatia da parte dela.

Eu me sentei com essa senhora e tive uma visita extremamente encorajadora e agradável. Ela foi acolhedora, gentil e graciosa para comigo. Ela me elogiou por cuidar dela e da igreja tão bem por tantos anos. Quando eu procurava atentamente pela “câmera escondida”, ela veio e me abraçou quando eu estava saindo. Incapaz de explicar, humanamente falando, qualquer coisa que eu acabara de experimentar, Deus me lembrou de uma das maiores alegrias de permanecer e perseverar com estas pessoas.

A medida que perseveramos em meio às críticas, reclamações e ataques verbais e tentamos amar e cuidar da alma daqueles que nos atacam, Deus em sua graça pode permitir eventualmente que os conquistemos.

Que testemunho poderoso do poder de Deus operando em seu pastor e nas ovelhas quando ele faz isso. Não foi a primeira vez que Deus me permitiu experimentar isso e eu posso definitivamente dizer que está entre as maiores alegrias que já experimentei no ministério pastoral com minha congregação.

Pastores, agarrem-se aquilo que você sabe ser verdadeiro e certo. Amem aqueles que não lhe amam, pelo menos por enquanto, da mesma forma como ama aqueles que também lhe amam. Contudo, não se surpreenda quando acordar um dia (em alguns anos) e descobrir que um membro da igreja que lhe tratara com frieza por anos repentinamente teve o seu coração aquecido.

Considere estas palavras incrivelmente sábias de Richard Baxter sobre o porquê devemos cuidar, em especial, das almas daqueles que nos detestam:

“Até mesmo o maior dos pecadores nos dará ouvidos em seu leito de morte, apesar de ter nos desprezado anteriormente.”

Tradução: Fabio Luciano
Revisão: Vinicius Musselman

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering God’s Grace in Times of Illness”, (Prefácio de Mark Dever) e "Test, Train, Affirm, and Send Into Ministry: Recovering the Local Church’s Responsibility to the External Call", (Prefácio de R. Albert Mohler Jr). Brian escreve regularmente no blog Practical Shepherding.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

A Inclinação da Carne é Inimizade Contra Deus

A Inclinação da Carne é Inimizade Contra Deus

Como pastorear pessoalmente os seus filhos

Brian Croft
24 de Junho de 2016 - Evangelização

A maioria dos pastores concordaria que nossa primeira prioridade é pastorear nossa família, depois pastorear a igreja. Contudo, eu temo que muitos pastores estão trabalhando duro no pastoreio de suas igrejas enquanto negligenciam suas famílias. O Senhor, em sua gentil providência, desafiou-me há alguns anos sobre isso quando minha negligência nesta área se tornou conhecida. No entanto, não foi um outro pastor que me desafiou. Foi um amigo de fora da cidade que trabalha como farmacêutico e serve fielmente como diácono em sua igreja local que expôs minha negligência. Seu esforço e modelo de pastoreio individual e regular de seus sete filhos, somado ao culto doméstico, desafiou-me, convenceu-me, inspirou-me e me envergonhou pelos meus esforços patéticos.

Esse pai piedoso pastoreava seus sete filhos separando uma manhã por semana para se encontrar individualmente com cada um dos seus filhos. Sete dias por semana, de forma que cada um dos sete filhos tinha uma manhã por semana com o pai deles. Eles oravam, liam as Escrituras, conversavam e liam um livro escolhido pela criança. Inspirado nesse exemplo maravilhoso, eu voltei para casa e estabeleci um modelo similar que permanece fielmente até hoje. Isso é o que faço para pastorear individualmente meus filhos com regularidade, somando-se ao nosso culto doméstico, assim como implicações relacionadas a esse modelo:

1) De segunda-feira a quinta-feira, cada filho tem um dia, e em seu dia ele ou ela pode ficar acordado de 30 a 45 minutos mais tarde do que o horário de dormir dos irmãos, a fim de nos encontrarmos antes de ir para a cama. Eu achava que eles ficariam animados por alguns dias, mas logo achariam tedioso. Mas não. Anos depois, eles aguardam por esse momento mais do que qualquer coisa, o que promove um senso natural de prestação de contas quando você está cansado do dia e está tentado a pular uma noite.

2) Nós lemos a passagem que eu vou pregar naquela semana, conversamos sobre ela e, então, lemos um capítulo de um livro escolhido por eles. No final, eu pergunto como eles estão e como posso orar por eles. Esta é uma ótima maneira de ver como eles realmente estão e lhes ensinar bons motivos de oração por outros. Então oro por eles e os levo para a cama.

3) Uma das maiores alegrias da minha esposa é ver meu esforço com nossos filhos e em liderar nossa família dessa forma. A última coisa que ela sente é estar deixada de fora (caso você esteja pensando nisso). O desejo de nossas esposas é que façamos esforços regulares, deliberados e de profundidade espiritual para cuidar de nossos filhos. Isso significará mais para elas do que percebemos ou entendemos. Eu acredito que isso é especialmente verdadeiro para as esposas que não trabalham fora de casa, que lutam arduamente nessa tarefa de pastorear seus pequenos corações o dia todo, quase sem folga.

4) Meus esforços com meus filhos me colocaram em condições de desafiar outros homens em minha igreja a fazerem algo parecido. Tem sido maravilhoso a maneira como os pais em nossa igreja têm abraçado isso e a maneira como isso tem permitido que eles vejam que podem liderar espiritualmente suas famílias com esforços deliberados. Pastores, o óbvio precisa ser destacado: você não pode desafiar os homens em sua igreja para fazerem algo que você não está fazendo um esforço fiel de cumprir. Pastoreio individual e regular do coração de nossos filhos é certamente um daqueles esforços que precisamos ser modelo para os homens em nossa igreja local. A falha deles em fazer isso pode ser um reflexo de sua falha em ser modelo.

Pastores, líderes e homens fiéis da igreja, que o Senhor use essa postagem de blog para trazer despertamento similar ao que eu precisei que o Senhor fizesse por meio do meu querido amigo muitos anos atrás. Então, querido irmão, comece a agir e tenha base prática em algo que a maioria de nós pastores e pais reconhecemos ser importante com os lábios, mas que poucos realmente se engajam na prática.

Tradução: Fabio Luciano
Revisão: Yago Martins
Original: How can I make sure I am individually shepherding my children?

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering God’s Grace in Times of Illness”, (Prefácio de Mark Dever) e "Test, Train, Affirm, and Send Into Ministry: Recovering the Local Church’s Responsibility to the External Call", (Prefácio de R. Albert Mohler Jr). Brian escreve regularmente no blog Practical Shepherding.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Santidade ao Senhor - Fragmento de uma mensagem


Fragmento de uma mensagem sobre santidade onde o Espírito Santo usa o pregador para falar aos corações de todos os servos de Deus em todo mundo. Bençãos do Senhor.

Santidade ao Senhor - Fragmento de uma mensagem


Fragmento de mensagem sobre santidade onde o Espírito Santo de Deus torna a mensagem divina de fácil compreensão e nos conclama a sua prática.
Bençãos do Senhor.

domingo, 26 de junho de 2016

Religião em declínio, secularismo em ascensão

Por Phil Zuckerman
Publicado no Huffpost Religion
Em uma onda contínua de estudos recentes, olhando para vários países ao redor do mundo, todos mostram a mesma coisa: a religião está em declínio. Da Escandinávia à América do Sul e de Vancouver para Seul, o mundo está enfrentando uma onda sem precedentes de secularização. De fato, como confirma um relatório recente do National Geographic, a mais nova religião do mundo é: Sem Religião.
Considere os fatos mais recentes:
  • Pela primeira vez na história norueguesa, há mais ateus e agnósticos do que os crentes em Deus;
  • Pela primeira vez na história britânica, existem hoje mais ateus e agnósticos do que os crentes em Deus. E as taxas de frequência à igreja no Reino Unido estão em baixa, menos de 2% de homens e mulheres frequentam a igreja em um domingo qualquer;
  • Uma pesquisa recente descobriu que 0% dos islandeses acreditam que Deus criou a Terra. Isso está correto: 0%. E considerando que há 20 anos, 90% dos islandeses alegou ser religioso, hoje menos de 50% afirmam ser;
  • Cerca de 70% dos holandeses não são afiliados a nenhuma religião e, aproximadamente 700 igrejas protestantes e mais de 1000 igrejas católicas podem ser fechadas dentro dos próximos anos em todo o país, devido à baixa participação;
  • De acordo com um recente eurobarómetro, 19% dos espanhóis, 24% dos dinamarqueses, 26% dos eslovenos, 27% dos alemães e belgas, 34% dos suecos e 40% dos franceses, afirmam não acreditar em “qualquer tipo de espírito, Deus ou força vital”;
  • Nos Estados Unidos, algo entre 23% e 28% dos adultos americanos não têm nenhuma afiliação religiosa e os chamados “sem religião” não estão apenas crescendo em número, mas eles estão se tornandocada vez mais seculares em suas crenças e comportamentos;
  • Entre a geração y – americanos na faixa dos 20 anos – mais de 35% são não-religiosos, constituindo o maior coorte de homens e mulheres seculares na história da nação;
  • No Canadá, em 1991, 12% dos adultos afirmaram não ter “nenhuma religião” – hoje isso chega a 24%;
  • Na Austrália, 15% da população afirmou não ter religião em 2001, hoje o número chega a 22%;
  • Na Nova Zelândia, 30% da população declarou não ter nenhuma religião em 2001, mas esse número subiu para 42% em 2013;
  • Na América do Sul, 7% de homens e mulheres no México, 8% no Brasil, 11% na Argentina, 12% em El Salvador, 16% no Chile, 18% na República Dominicana e 37% no Uruguai são não-religiosos – são as mais altas taxas de secularidade latino-americana já registrada;
  • No Japão, cerca de 70% dos adultos afirmaram manter crenças religiosas pessoais há sessenta anos, mas hoje, esse número caiu para apenas cerca de 20%; Em 1970, havia 96.000 templos budistas em todo o Japão, mas em 2007, havia 75.866 – e cerca de 20.000 deles eram de um grupo de pessoas encarregadas de organizá-lo, sem sacerdotes residentes. Na década de 1950, mais de 75% dos tinham um kamidana (altar xintoísta), mas em 2006 este número diminuiu para 44% em todo o país e apenas 26% nas grandes cidades;
  • Enquanto 11% dos sul-coreanos eram ateus em 2005, que aumentou para, pelo menos, 15% anos mais tarde e a porcentagem de sul-coreanos que se descrevem como religiosos caiu de 58% para 52% na última década;
  • Mais de 50% dos adultos chineses são seculares (embora em ditaduras comunistas seja difícil estimar uma porcentagem válida de religiosidade das pessoas);
  • Na África, a religiosidade continua alta, não há uma indicação crescente da irreligião: mais de 5% em Gana afirmam não ter nenhuma religião, 9% das pessoas em Madagascar e Tanzânia e 11% das pessoas no Gabão e Suazilândia são não-religiosos;
  • Aproximadamente, 20% dos bechuanos afirmam agora não ter qualquer religião;
  • Mais de 20% dos jamaicanos são não-religiosos.
Muitas outras nações contêm populações significativas de pessoas não-religiosas, como a Eslovênia, Israel, Finlândia, Hungria, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, etc. -, mas aqui não é possível um colapso de nação por nação. Basta dizer que a maioria dos países têm experimentado notáveis graus de secularização durante o século passado, e pela primeira vez na história do mundo, agora existem muitas sociedades onde ser secular é mais comum do que ser religioso.

Observação 

Apesar da falta de fonte para todos os dados exposto no texto acima, está claro uma tendência mundial para o materialismo cultural. É interessante lembrar que o próprio Cristo já nos alertou sobre essa situação.Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8)

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Retorno as velhas práticas pagãs - Grécia

O que está acontecendo com as pessoas? Após 2000 anos de cristianismo um grupo de gregos voltaram a adorar Zeus. É no minimo curioso, visto que, foi através do idioma grego que o cristianismo foi amplamente divulgado em toda Ásia e Europa.

Essa história começou a ser contada em 2007, quando um grupo intitulado Ellinais [Associações dos Santos da Grécia Antiga] realizou a primeira cerimônia pública de adoração a Zeus em pleno centro da cidade de Atenas. Já se haviam passados 1600 anos desde do distante século IV, quando os romanos pois fim a essa prática pagã.

A origem deste grupo de adoradores remonta ao ano 2005. Na época contava com 30 membros, dentre os quais, acadêmicos e profissionais liberais. Os jornais noticiaram que 200 pessoas participaram da cerimonia. Todos os integrantes estavam vestidos a caráter [roupas de época] e louvavam a Zeus com hinos e cantos espirituais.

Os Ellinais se colocam como mensageiros da paz, pregadores de um modo de vida ecológico e defensores de uma educação de qualidade para todos, contudo, esse discurso é só de aparência, uma vez que já passaram a atacar a igreja ortodoxa grega numa clara disputa por espaço. 

O grande objetivo do grupo é alcançar o pleno reconhecimento do Estado grego das suas atividades religiosas, hoje, consta apenas como uma associação cultural com fins religioso. 

Em pleno século XXI, parece caótico pensar que Zeus é quem controla os raios e tantas outras coisas que a ciência pode explicar cabalmente. Onde falharam os cristão? Certamente por seculos de intolerância que perpassa a Idade Média chegando aos nossos dias. O homem continua em sua busca pelo divino e na sua inconstância não veem que o salvador está as portas.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Escatologia - Augusto Nicodemos

Quênia e Israel se unem contra o extremismo islâmico

Quênia e Israel se unem contra o extremismo islâmico: "Israel está disposto a ajudar o Quênia a combater o extremismo, que é um crime hediondo que deve ser confrontado com a mesma força que ataca", diz o vice-embaixador de Israel

Violência toma conta das ruas no Quênia

Violência toma conta das ruas no Quênia

Reunião histórica busca reconciliação entre judeus e cristãos


Israel -  O grupo cristão Comunidade de Israel (COY) tem um objetivo ambicioso. Durante esta semana em Jerusalém ocorre a Conferência Internacional da Reconciliação. O objetivo declarado é tentar unir judeus e não judeus, depois de 2000 anos de relações amargas. 

Seus organizadores dizem ser o inicio de um processo de aproximação entre judeus e não judeus. O movimento visa colaborar com o cumprimento da profecia de Ezequiel 37.16, que prevê a reunificação de Israel. 

Kellen Davison, um dos funcionários da COY disse: "A escritura nos diz que Israel foi para o Egito com 70 pessoas e deixou aquele país como uma nação". Muitos milhões espalhados pelo mundo estão esperando um novo êxodo profético para Israel e desta vez bem maior que o primeiro. Kellen afirma que este é um evento histórico, porque "diz respeito a todos os ossos secos estão vivos e prontos para marcharem de volta ao solo sagrado dos judeus".

Durante estes dias, o grupo formado por lideres judeus e cristãos de todo o mundo vão discutir as principais questões que podem ajudar a formatar essa unidade política e espiritual tão desejada.

Ovadyah Avarahani, co-fundador da COY, explicou o ponto de vista dos judeus: " A divisão das 12 tribos de Israel foi a maior tragédia histórica do nosso povo, igualhado apenas pelo exílio de Israel [ocorrido no ano 70 d.C., liderado pelos romanos].

Esta reunião é a primeira em 2000 anos de história judaica. Quanto aos resultados práticos da mesma só o tempo dirá.

Fonte: Gospel Prime
Tradução: Google Tradutor.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Nova lei abre brecha à perseguição religiosa

Nova lei abre brecha à perseguição religiosa: Lei que pretende prevenir qualquer tipo de "manipulação psicológica" é usada abusivamente contra líderes cristãos

Há dois anos os cristãos foram expulsos de Mossul

Há dois anos os cristãos foram expulsos de Mossul: Eles tiveram somente três escolhas: ficar na cidade e se converter ao islã; pagar o imposto islâmico que é alto para a maioria das famílias, ou deixar Mossul sem direito a nada, a não ser as roupas do corpo