quarta-feira, 13 de agosto de 2025

O Lugar de Israel na Profecia: Três Perspectivas da Reforma Protestante - 03

 

Reportagem 3: A Situação dos Cristãos em Israel e o Conflito

Na terceira e última reportagem, voltamos nosso olhar para a realidade dos cristãos em Israel, um tema muitas vezes esquecido nos debates escatológicos. A situação dos cristãos árabes na Terra Santa é complexa e desafiadora. Em geral, esses cristãos, sejam católicos, ortodoxos ou protestantes, não se alinham com a perspectiva dispensacionalista, mas veem sua fé intimamente ligada à sua identidade palestina.

Para eles, o Evangelho de Jesus Cristo está enraizado em sua terra. Eles são descendentes diretos dos primeiros cristãos. Um pastor local, cuja família vive na região há séculos, pode testemunhar as dificuldades diárias: a perda de terras, as restrições de movimento e a discriminação. Eles veem a sua fé como um chamado à reconciliação e à justiça, em vez de uma aliança geopolítica com o Estado de Israel.

Muitos cristãos palestinos, teólogos e líderes de igrejas na região criticam a teologia dispensacionalista por, em sua visão, justificar as políticas de Israel em detrimento do sofrimento do povo palestino. Eles veem a guerra em Gaza não como um cumprimento profético, mas como um conflito humano trágico que causa imensa dor e sofrimento a civis, incluindo seus irmãos e irmãs em Cristo.

  • O Israel histórico ainda está contemplado nas profecias? A resposta varia. Para a maioria dos cristãos locais, a ênfase não está em um futuro profético para o Estado de Israel, mas na presença do Reino de Deus, que transcende fronteiras e conflitos.

  • Qual a sua importância para a igreja cristã em nossos dias? A importância reside em ser o berço do cristianismo e na necessidade de a igreja global apoiar seus irmãos e irmãs na região, tanto judeus quanto palestinos, com orações e solidariedade.

  • Existe ligação entre guerra de Gaza e profecia? Não para a grande maioria. A guerra é vista como um evento político e humanitário trágico que necessita de intervenção e paz, não como um sinal escatológico.

Esperamos que esta série de reportagens tenha fornecido clareza sobre as diferentes abordagens teológicas em relação a Israel. Qual dessas visões faz mais sentido para você?

Fontes Representativas:

  • Testemunhos de líderes de igrejas locais em Israel e na Palestina: (Exemplos como o Patriarca Latino de Jerusalém, líderes de igrejas ortodoxas, e pastores de igrejas evangélicas árabes).

  • Documentos e declarações do Conselho de Igrejas do Oriente Médio (MECC).

  • Artigos e reportagens de organizações de direitos humanos e veículos de mídia internacionais sobre a situação dos cristãos na região.

  • Estudos teológicos de autores cristãos palestinos que abordam a teologia da libertação e a perspectiva cristã sobre o conflito.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

O Lugar de Israel na Profecia: Três Perspectivas da Reforma Protestante - 02

 Reportagem 2: A Perspectiva Dispensacionalista - O Futuro de Israel como Nação

Na segunda reportagem, examinamos o Dispensacionalismo, uma visão que emergiu mais tarde, mas que tem uma influência significativa no protestantismo moderno, especialmente em algumas vertentes evangélicas. Essa visão interpreta a Bíblia de forma mais literal, distinguindo claramente Israel e a Igreja.


Para os dispensacionalistas, as promessas feitas a Israel no Antigo Testamento são irrevogáveis e ainda não foram totalmente cumpridas. Israel, como nação, tem um futuro profético distinto da Igreja. O retorno dos judeus à sua terra, o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, é visto como um cumprimento profético literal, o que para a visão amilenista não faz sentido. Nomes como Cyrus Ingerson Scofield, um dos pais do Dispensacionalismo, defendem que a Bíblia tem um plano de salvação diferente para Israel e para a Igreja. Eles acreditam que, nos últimos dias, haverá um grande avivamento nacional em Israel, levando à conversão de muitos judeus.

A importância de Israel para a igreja, sob essa perspectiva, é central. Israel serve como um "relógio profético" de Deus, e a sua existência e os eventos geopolíticos que a cercam são sinais claros de que estamos nos últimos tempos. O apoio a Israel é frequentemente considerado um dever bíblico.

  • O Israel histórico ainda está contemplado nas profecias? Sim, de forma literal e com promessas específicas a serem cumpridas no futuro.

  • Qual a sua importância para a igreja cristã em nossos dias? É fundamental. Israel é o foco das profecias do fim dos tempos, e sua história e situação geopolítica são sinais proféticos.

  • Existe ligação entre guerra de Gaza e profecia? Sim. Muitos dispensacionalistas veem a guerra na região como parte do cenário profético que levará aos eventos do fim dos tempos.

Fontes Representativas:

  • Cyrus Ingerson Scofield: Scofield Reference Bible (uma das obras fundacionais do dispensacionalismo).

  • John Nelson Darby: (Considerado um dos pais do dispensacionalismo).

  • Hal Lindsey: The Late Great Planet Earth (obra popular que disseminou o dispensacionalismo).

  • Charles Ryrie: Dispensationalism Today (uma defesa moderna do dispensacionalismo).

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

O Lugar de Israel na Profecia: Três Perspectivas da Reforma Protestante - 01

 Bem-vindo ao Diário de um Servo! Em uma série de três reportagens, vamos mergulhar em um tema que desperta paixões e debates teológicos há séculos: o papel de Israel nas profecias bíblicas. Como o povo de Deus, a igreja cristã, deve entender a nação de Israel hoje? A história da Reforma Protestante nos oferece uma lente rica para examinar essa questão, apresentando diferentes visões que ainda ecoam em nossos dias.


Reportagem 1: A Perspectiva Amilenista - Israel como a Igreja Espiritual

Na primeira reportagem, exploramos o Amilenismo, uma das principais correntes escatológicas da Reforma. Para essa visão, as promessas feitas a Israel no Antigo Testamento, como as de terra e bênção nacional, foram cumpridas em Cristo e na Igreja. A Igreja, portanto, é o "novo Israel" ou o "Israel espiritual", composto por judeus e gentios unidos pela fé em Jesus.

O teólogo reformado John Calvin, um dos pais da Reforma, sustentava que as promessas do Antigo Testamento eram tipológicas, apontando para uma realidade maior e mais profunda em Cristo. A salvação não está ligada a uma etnia ou território, mas à fé. Assim, o Israel histórico não possui um papel profético único no futuro. As profecias que parecem prever um retorno literal de Israel à sua terra são interpretadas de forma alegórica ou espiritual, referindo-se ao crescimento e à expansão do Reino de Deus por meio da Igreja.

Para essa visão, a importância de Israel para a igreja hoje reside na sua história como nação escolhida por Deus, que nos ensina sobre a fidelidade divina e a preparação para a vinda do Messias. No entanto, o destino da nação de Israel não está ligado a eventos proféticos futuros.

  • O Israel histórico ainda está contemplado nas profecias? Não, de forma literal. As profecias se cumprem na Igreja.

  • Qual a sua importância para a igreja cristã em nossos dias? Israel é um testemunho histórico da fidelidade de Deus, mas o foco profético hoje é a Igreja.

  • Existe ligação entre guerra de Gaza e profecia? Não, a guerra é vista como um conflito geopolítico, sem ligação direta com o cumprimento de profecias escatológicas.

Fontes Representativas:

  • Agostinho de Hipona: A Cidade de Deus (influência patrística na interpretação alegórica).

  • João Calvino: Institutas da Religião Cristã (visão reformada sobre a continuidade e o cumprimento das promessas em Cristo).

  • Herman Bavinck: Reformed Dogmatics (teologia sistemática reformada com perspectiva amilenista).

  • Richard Gaffin Jr.: Obras sobre tipologia bíblica e escatologia reformada.

domingo, 10 de agosto de 2025

A Traição por Ego e Falta de Caráter – A História de Absalão

Fonte: Diário de um Servo

 A história de Absalão, filho do Rei Davi, nos mostra uma traição que é mais complexa, misturando ambição, ressentimento e ego. Registrada em 2 Samuel, a história de Absalão mostra como ele, um príncipe, se rebelou contra o próprio pai para usurpar o trono. Seu plano era calculado e sutil: ele conquistou o coração do povo de Israel com promessas vazias e atitudes populistas. Enquanto o Rei Davi estava ocupado com seus deveres, Absalão se posicionou como o defensor do povo, ouvindo suas reclamações e prometendo fazer justiça.


Motivações e Consequências

Absalão traiu seu pai por uma mistura de ressentimento e ego. Ele se sentia no direito de governar, e sua ambição o cegou para o laço familiar e a lealdade a Davi. Sua traição causou uma guerra civil em Israel, dividindo a nação e causando a morte de muitos. A consequência para Absalão foi a derrota e a morte. Ele foi derrotado pelas tropas de Davi e, ao fugir, seus cabelos ficaram presos em um carvalho, e Joabe o matou. O ego de Absalão o levou a uma traição que causou a sua própria morte e um grande sofrimento para o seu povo.

A Relação com Nossos Dias

Esse padrão de comportamento é muito comum na política moderna. Políticos que se autoproclamam como defensores do povo, mas cujas ações são motivadas por um desejo egoísta de poder, são uma forma de Absalão. Eles usam promessas populistas, exploram o descontentamento popular e traem a confiança do povo para alcançar seus objetivos pessoais. Essas pessoas, muitas vezes, são carismáticas e possuem uma grande capacidade de influência. Sua traição pode levar a nações inteiras a conflitos internos, divisões sociais e até mesmo à ruína econômica. A traição por ego é um mal que corrói a base da sociedade e causa um grande sofrimento.


Padrões de Comportamento, Influência e Defesa

As histórias bíblicas de traição revelam um padrão de comportamento que se repete ao longo da história: o egocentrismo. Traidores, como Caim, Judas e Absalão, priorizam seus próprios desejos e ambições acima de qualquer lealdade, moralidade ou bem-estar dos outros. Essa centralidade no eu é um traço de personalidade que especialistas em psicologia social e comportamental identificam como um fator-chave em comportamentos antissociais.

A capacidade de influência de um traidor é geralmente grande. Eles usam o carisma, a manipulação emocional e a sedução para conquistar a confiança de suas vítimas. Judas, por exemplo, era o tesoureiro do grupo de Jesus, um cargo de confiança. Absalão, por sua vez, conquistou o coração do povo de Israel com sua simpatia. A sua capacidade de influência reside em saber como e quando usar a fraqueza de cada um a seu favor.

Para se proteger de traidores, é essencial desenvolver o discernimento. O primeiro passo é reconhecer o padrão de comportamento de cada um. Observe as ações das pessoas e não apenas suas palavras. Aqueles que prometem muito, mas entregam pouco, ou cujas ações não condizem com o que falam, podem ser um sinal de alerta. É preciso também analisar as motivações por trás das ações de cada um.

Outra forma de se defender é fortalecer sua rede de apoio. Se você se sente isolado, ou se alguém tenta te isolar de amigos, família ou comunidade, isso pode ser um sinal de manipulação e uma tentativa de controle. Manter laços fortes e saudáveis pode ser uma proteção contra pessoas mal-intencionadas. Por fim, a justiça divina nos mostra que a traição, apesar de suas consequências imediatas, sempre tem um preço. O mal não prospera para sempre, e a justiça, seja ela divina ou humana, acaba prevalecendo.


Fontes de Pesquisa:

  • A Bíblia Sagrada (diversas versões e traduções)

  • Artigos e comentários bíblicos de estudiosos do Velho e Novo Testamento.

  • Estudos e artigos sobre psicologia social e comportamentos antissociais (em bases de dados como JSTOR e PubMed)

  • Aconselhamento psicológico com foco em traição e relações interpessoais.

sábado, 9 de agosto de 2025

A Traição por Ganância e Ambição – A História de Judas Iscariotes

Fonte: Diário de um Servo

 Um dos exemplos mais claros de traição na Bíblia é a história de Judas Iscariotes, um dos 12 apóstolos de Jesus. A traição de Judas, registrada nos evangelhos, não foi movida por um ato de ira repentina, mas por uma motivação bem mais calculista: a ganância. O Evangelho de João (12:6) e o Evangelho de Mateus (26:14-16) revelam que Judas era o tesoureiro do grupo e tinha o hábito de roubar dinheiro da bolsa comum. Em um momento crítico da história de Jesus, Judas o traiu por 30 moedas de prata.


Motivações e Consequências

Judas vendeu o seu mestre por uma quantia relativamente pequena, demonstrando que sua lealdade tinha um preço. A sua ambição e ganância cega o impediu de ver o valor da relação que tinha com Jesus. A consequência para Judas foi o remorso e o desespero. Ele devolveu o dinheiro, mas não conseguiu lidar com o peso de sua traição, culminando em seu suicídio. A traição de Judas teve um impacto direto na história da salvação, mas sua motivação expõe um padrão de comportamento perigoso.

A Relação com Nossos Dias

Esse tipo de traição, movida pela ganância, é comum em nossa sociedade. Em níveis mais baixos, vemos pessoas que traem a confiança de seus colegas para obter um cargo ou uma promoção, ou que desviam dinheiro de uma empresa para benefício próprio. Em níveis nacionais, esse tipo de comportamento é o que leva a esquemas de corrupção que drenam os recursos de uma nação, prejudicando milhões de cidadãos. Políticos que aceitam subornos e desviam dinheiro público por ganância e ambição traem a confiança de seus eleitores, causando pobreza, falta de infraestrutura e injustiça social. A traição por ganância não apenas prejudica a quem é traído, mas também destrói a vida do traidor.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Série: Apocalipse n°6 [2.18-29].


 

Traição por Inveja e Ciúme – O Caso de Caim e a Morte de Abel

Fonte: Diário de um Servo

A Bíblia nos apresenta a história de Caim e Abel como o primeiro registro de traição e violência entre irmãos, motivada por sentimentos de inveja e ciúme. A história está em Gênesis 4, e mostra Caim, um lavrador, e Abel, um pastor de ovelhas, apresentando suas ofertas a Deus. Deus aceita a oferta de Abel, mas rejeita a de Caim. Em vez de refletir sobre o motivo de sua oferta não ter sido aceita, Caim se encheu de fúria e inveja contra o próprio irmão. Essa inveja o levou a cometer um ato extremo: matar Abel no campo, um lugar de privacidade e falsa confiança entre os irmãos.

Motivações e Consequências

A motivação de Caim foi a inveja, o desejo por aquilo que o outro tem (a aprovação de Deus) e o ciúme, o medo de perder o que tem para o outro (o lugar de primogênito e a atenção de Deus). A traição aqui não é um engano sutil, mas um ato de violência brutal que quebrou a confiança familiar e a ordem divina. A consequência para Caim foi a maldição: ele foi expulso da presença de Deus e da sua família, tornando-se um errante na terra. A terra, que antes o nutria, agora se recusava a dar seus frutos a ele.

A Relação com Nossos Dias

Esse padrão de comportamento se repete em diversas esferas da sociedade. Líderes políticos que traem seus eleitores por inveja do sucesso alheio, empresários que sabotam concorrentes por ciúme do seu crescimento ou mesmo membros de uma comunidade que criam discórdia por não aceitarem a prosperidade de seus vizinhos. Em nível nacional, a inveja pode se manifestar na forma de políticas públicas criadas para prejudicar uma classe ou grupo específico, ou na sabotagem de iniciativas de sucesso por pura mesquinhez política. Essas atitudes corroem a confiança social, criam divisões e impedem o progresso de uma nação.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

O Decreto de Ciro: Liberdade e o Retorno de um Povo [Judeu].

 O Decreto de Ciro, emitido por volta de 538 a.C., é um dos documentos mais significativos da história do Oriente Médio antigo. Ele não apenas pôs fim ao cativeiro babilônico de quase 70 anos para o povo judeu, mas também desencadeou uma série de eventos com profundas implicações políticas, sociais, econômicas e religiosas. 

Para o blog Diário de um Servo, vamos explorar esse decreto, sua função no plano de Deus e como ele moldou o futuro do povo de Israel.

Contexto Histórico: A Ascensão de um Império

Para entender o decreto, precisamos primeiro olhar para o cenário geopolítico da época. A Babilônia era a grande potência do momento, liderada por Nabucodonosor II, que em 586 a.C. destruiu o Templo de Jerusalém e deportou a elite judaica para a Babilônia. No entanto, o Império Babilônico era frágil.

Em 539 a.C., Ciro II, o Grande, rei da Pérsia, conquistou a Babilônia. Ciro não era um governante opressor. Sua política de governo era a de tolerância religiosa e cultural. Ele acreditava que, ao permitir que os povos retornassem às suas terras e adorassem seus próprios deuses, ele ganharia a lealdade de seus súditos e estabilizaria seu vasto império. O Decreto de Ciro é um reflexo direto dessa política.

O Conteúdo do Decreto

O decreto está registrado em textos bíblicos (2 Crônicas 36:23 e Esdras 1:2-4) e é parcialmente corroborado por um artefato arqueológico chamado Cilindro de Ciro, um documento de argila que descreve a conquista da Babilônia e a política de Ciro de restaurar templos e repatriar povos.


Cilindro de Ciro, o Grande - Museu Britânico

Em essência, o decreto fazia duas coisas cruciais:

  1. Autorizava o retorno dos judeus a Jerusalém. Ciro permitiu que os exilados voltassem à sua terra natal para reconstruírem suas vidas e seu centro de culto.

  2. Autorizava a reconstrução do Templo de Jerusalém. Mais do que apenas o retorno físico, Ciro forneceu recursos financeiros e materiais para que os judeus reconstruíssem o Templo. Ele inclusive devolveu os utensílios sagrados que Nabucodonosor havia saqueado.

As Implicações do Decreto

Implicações Políticas

O decreto de Ciro serviu como um instrumento de estabilidade política para o Império Persa. Ao permitir a restauração de um templo e um centro de culto em Jerusalém, ele criou uma província leal e agradecida na fronteira oeste de seu império. A Judeia se tornou uma espécie de estado-tampão, protegendo a Pérsia de possíveis incursões egípcias. Os judeus, por sua vez, passaram a ter uma relação de lealdade com os persas, vendo Ciro como um libertador.

Implicações Sociais e Econômicas

O retorno à Judeia não foi fácil. A terra estava desolada, e os judeus que permaneceram durante o exílio haviam se misturado com outros povos. O decreto desencadeou um movimento migratório complexo e lento. A reconstrução de Jerusalém e do Templo gerou a necessidade de mão de obra e a organização de uma nova sociedade. A liderança foi disputada entre os que retornaram e os que ficaram. Economicamente, a Judeia se tornou uma província do império persa, sujeita a impostos, mas com certa autonomia administrativa.

Implicações Religiosas e o Plano de Deus

Do ponto de vista teológico, o decreto de Ciro é visto como a concretização das profecias. Profetas como Jeremias e Isaías haviam predito que o cativeiro duraria um tempo determinado e que Deus usaria um rei estrangeiro para libertar Seu povo. O profeta Isaías chega a se referir a Ciro como "o ungido" (Isaías 45:1), mostrando que, aos olhos de Deus, esse rei pagão era um instrumento divino.

O decreto foi fundamental para a restauração da identidade judaica. O Templo era o coração da vida religiosa. Sua reconstrução não era apenas um ato de arquitetura, mas a reafirmação da aliança entre Deus e Seu povo. A libertação do cativeiro e a reconstrução do Templo foram entendidas como um sinal de que Deus estava operando para cumprir Suas promessas, preparando o terreno para a vinda do Messias.

Em suma, o Decreto de Ciro é um exemplo claro de como Deus usa a história e os poderosos da terra para cumprir Seus propósitos. Através de um decreto político de um rei pagão, o plano salvífico de Deus avançou, garantindo a sobrevivência e a restauração do povo de Israel.

Fontes Consultadas

  • Bíblia Sagrada (2 Crônicas, Esdras, Isaías).

  • A Bíblia de Estudo Arqueológica. Sociedade Bíblica do Brasil.

  • The Cyrus Cylinder. British Museum. (Disponível online em: https://www.britishmuseum.org/collection/object/W_1880-0617-1941)

  • Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABP). (Estudos e artigos sobre o período persa).

  • Site do Bible History Daily. Biblical Archaeology Society. (Artigos sobre o exílio e o retorno).

domingo, 3 de agosto de 2025

Felipe, o evangelista

 Lição da EBD

  • Atos 8:4-13, 26-40
  • Tx. Áureo: Atos 8:4

                   Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra (Atos 8:4).

Introdução

  • O contexto em que trata Atos 8 é de perseguição e expansão do evangelho.
  • O cenário é Jerusalém.
  • Os capítulos 5:41, 6:3-7 tratam da perseguição da Igreja.

ü  Os apóstolos (incluindo Matias) - Atos 1:15-26.

ü  Estêvão - Atos 6:5.

 Quanto a Estêvão, um homem de Deus:

a. Fazia parte do corpo diaconal da Igreja primitiva (Atos 6:5).

b. Não era apóstolo, mas se dedicava ao ensino da palavra.

c. Era um homem poderoso na palavra (Atos 6:10).

d. Realizava muitos milagres e sinais entre o povo (Atos 6:8).

e. Mesmo sendo um gentio e diácono.

Os membros da sinagoga dos libertos (Ex-escravos):

  • Cireneus: norte da África - Líbia.
  • Alexandrinos: Egito.
  • Cilicia: sul da Anatólia - Turquia.
  • Província da Ásia.

 Levantar um falso testemunho (Atos 6:11-14):

a. Blasfêmia contra Moisés e contra Deus.

b. Falar constantemente contra o templo e a lei mosaica.

c. Ter dito que Jesus destruiria o templo e mudaria os costumes deixados por Moisés.

d. Todos esses crimes eram passíveis de morte (Levítico 24:16; Deuteronômio 13:6, 11).

  • No capítulo 7, temos o discurso de Estêvão. Ele acusa as autoridades (7:51-53).

⁵¹ Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. ⁵² A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; ⁵³ Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. ⁵⁴ E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. ⁵⁵ Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; ⁵⁶ E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:51-56

  • A morte de Estêvão foi por apedrejamento, visto que ninguém podia tocar em um herege (Levítico 24:14, 15:33; Deuteronômio 17:7).
  • Alguns homens piedosos enterraram Estêvão, lamentando (8:2).
  • Com sua morte, a Igreja em Jerusalém se dispersa. As 5.000 pessoas de Atos 4:4, saíram evangelizando. Com os irmãos ia a pregação do evangelho (8:4), só os apóstolos ficaram em Jerusalém (8:1).

I. Felipe evangeliza a cidade

1. Compreendendo os bastidores:

    • Segundo Lucas, Felipe foi à cidade de Samaria (8:5).
    • A escolha de Felipe envolveu a quebra de paradigmas (modelo).

·        Historicamente, existia uma rivalidade entre judeus e samaritanos.

    • Origem: Fim da monarquia - Século VIII a.C. (1 Reis 12:1-20).
    • Ocorreu a divisão do reino de Israel (Norte/Sul).
    • Em 722 a.C., a Assíria capturou Samaria.

ü  A Assíria repovoou a região com povos de várias nacionalidades (2 Reis 17:24-28).

ü  Tivemos o início de um culto misto em Samaria (2 Reis 17:29-41).

ü  A construção de um templo rival no monte Gerizim (João 4:20) muito tempo depois, por volta de 170 a.C., porém ainda considerado um local sagrado [Josué 8.33 - Gerizim - Monte Ebal.], já que foi citado no Pentateuco que os samaritanos consideravam o único livro sagrado. Este também era um elemento de discórdia entre judeus e samaritanos.

  • Os judeus tratavam os samaritanos como:
    • Povo híbrido na raça e religião.
    • Hereges e cismáticos.
  • A ação de Felipe (judeu helenista) deve ser imitada.
    • Precisamos amar a todos sem distinção.
    • Precisamos como Igreja alcançar os marginalizados do nosso tempo.
    • Cristo em sua época andou no meio das prostitutas, leprosos e publicanos.
    • Cada inimigo convertido tornou-se amigo.
    • O que estamos fazendo como Igreja?

 

2. Felipe prega em uma região discriminada.

“Felipe foi à cidade de Samaria e anunciava Cristo ao povo dali” (Atos 8:5).

  • A perseguição levou Felipe para longe de Jerusalém.
  • Deixou tudo para trás.
  • Ele escolhe Samaria, quem sabe, pela proximidade, ou quem sabe por saber que eles também esperavam o Messias.

A mulher respondeu: "Eu sei que virá o Messias, chamado Cristo. Quando Ele vier, nos anunciará todas as coisas" (João 4:25).

  • O resultado da sua ação foram multidões unânimes atentas à sua palavra. Alguém parou para ouvir?
  • Felipe anunciava a Cristo com grande poder (8:6, 7).
  • As palavras que as autoridades judaicas viam como ameaça, os samaritanos recebiam com alegria.

"E houve grande alegria naquela cidade" (Atos 8:8).

  1. As boas novas de Cristo chegam a Samaria através:

a.        da mensagem do evangelho,

b.       da libertação (pessoas endemoniadas)

c.        e da cura.

  1. Deus por meio das maravilhas confirmava a pregação de Felipe.

3. Felipe e Simão, o mago

  • Em meio à alegria reinante pela ação divina, havia problemas em Samaria. Simão era o seu nome.
  • Ele era um mágico famoso, tinha grande credibilidade diante do povo (8:9-10).
  • Já fazia um bom tempo que enganava o povo de Samaria com seus truques (8:11).

Observação:

    • Como o povo crédulo é fácil de ser enganado.
    • O povo tende a aceitar com menor resistência respostas simples para problemas complexos.
    • Só o evangelho tem o poder de libertar os homens destes apertos existenciais.
  • Com a chegada de Felipe a Samaria, as coisas mudaram para Simão.

"Mas, quando creram em Felipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, deixaram-se batizar, tanto homens quanto mulheres" (8:12).

  • O evangelho confirmado pelas maravilhas ofusca os truques de Simão.
  • Até o mago creu, foi batizado e acompanhava Felipe (Atos 8:13).
  • Contudo, seu coração não era reto diante de Deus.

Nos versos 14-25, temos a chegada dos apóstolos vindos de Jerusalém para avaliar o mover de Deus em Samaria (Pedro e João).

¹⁴ Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. ¹⁵ Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo¹⁶ (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).¹⁷ Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.¹⁸ E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,¹⁹ Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.²⁰ Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. ²¹ Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.²² Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; ²³ Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade. ²⁴ Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim. ²⁵ Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho. Atos 8:14-25

  • O texto nos fala que, ao orar sobre os recém-convertidos de Samaria, os irmãos recebiam o Espírito Santo.
  • Simão, vendo isso, procura comprar o poder divino (8:17).
  • Pedro o repreende:

"Que a tua prata seja contigo para a tua destruição, pois pensaste em adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem responsabilidade neste ministério, pois o teu coração não é correto diante de Deus. Portanto, arrepende-te dessa tua maldade e roga ao Senhor, na esperança de que te seja perdoado o propósito do teu coração, pois vejo que estás cheio de amargura e em laços de maldade" (Atos 8:20-23).

  • Simão havia usado a magia para impressionar o povo, agora queria impressioná-los com sua habilidade para conceder o Espírito Santo.
  • A palavra de Pedro deixa claro que ele:

ü  não havia sido convertido.   

ü  A fé é a única atitude aceitável para quem se aproxima de Deus (⁶ E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. - Gênesis 15:6 ).

  • O retorno dos apóstolos para Jerusalém certamente foi testemunhando de Cristo às aldeias samaritanas.

Uma questão importante:

Por que os samaritanos não receberam o Espírito de Deus quando creram e foram batizados? (8:12).

  • 1. tese: O Pentecostes ocorreu em três etapas:
    • Os judeus (Atos 2)
    • Os samaritanos (Atos 8).
    • Os gentios (Atos 10:44).
    • O preconceito entre estes povos era tão grande que Deus exigiu um sinal especial de Deus.
  • 2. tese: A conversão dos samaritanos só aconteceu depois que chegaram Pedro e João. A liderança em Jerusalém enviou-os porque entendeu que alguma coisa estava errada.
  • 3. tese: O que foi recebido não foi o Espírito, mas as evidências, os sinais exteriores (que não são mencionados, mas eram marcantes).

II. Felipe evangeliza o etíope (Atos 8:26-40)

  • Os versos 1-13 se dão dentro de um contexto urbano.
  • Os versos 26-40 tratam de um ambiente rural (deserto).
  • Lição: A importância de obedecer a Deus.

"Mas um anjo do Senhor falou a Filipe: Levante-se e vai em direção ao sul, pelo caminho deserto que desce de Jerusalém para Gaza" (Atos 8:26).

1. Filipe encontrou o etíope (Atos 8:27-29)

  • O eunuco era uma pessoa de destaque na vida política da Etiópia.
  • Lucas afirma ser o administrador do tesouro real da rainha da Etiópia (8:27).
  • Ele tinha ido a Jerusalém para adorar o Senhor (27).
  • Voltava para casa em sua carruagem (puxada por bois).
  • Tinha dúvida acerca da palavra de Deus (Atos 8:28).
  • Havia um desejo enorme para conhecer melhor a Deus.
  • Diante disso, o Espírito Santo pede a Filipe para se aproximar do carro.

2. Filipe anunciou as boas-novas ao etíope (Atos 8:30-35)

  • Usado pelo Espírito de Deus, se aproxima do carro.
  • Ouve o etíope ler Isaías 53:7-8, que descreve o servo sofredor. Na época era costume ler em voz alta.
  • Como todo judeu, os samaritanos esperavam um Messias libertador político.
  • Felipe explica:

a.        que a libertação que Deus trouxe é, antes de tudo, espiritual.

b.       Os pecados podem ser perdoados porque Ele tomou sobre si o castigo que merecíamos.

c.        Estas são as boas-novas do evangelho de Jesus.

d.       Há uma transformação de vida, com efeitos em todos os nossos relacionamentos, e consequência obrigatória.

3. Felipe batizou o etíope (Atos 8:36-39)

"Seguindo pelo caminho, chegaram a certo lugar onde havia água. Então o eunuco disse: ‘Eis aqui água. O que impede que eu seja batizado?’ Filipe respondeu: ‘É lícito, se você crê de todo o coração.’ Então ele disse: ‘Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.’ Então mandou parar a carruagem; ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais; e este, seguindo o seu caminho, cheio de alegria. Mas Filipe foi visto outra vez em Azoto; e, seguindo viagem, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia" (Atos 8:36-40).

  • A direção do Espírito de Deus fica mais clara quando Felipe e o eunuco chegam a um raro lugar com água no deserto e, precisamente, quando o eunuco pede para ser batizado.
  • O batismo é uma ordenança que Jesus deixou (Mateus 28:19) e que simboliza nossa união com Cristo, através de Sua morte e ressurreição (Romanos 6:3-4).
  • Filipe tinha consciência da profundidade e da solidez da decisão do etíope de ser batizado. Lembrar do batismo de um endemoniado [mídia].
  • Desceram às águas, e o eunuco agora é cristão. Ele foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus (Atos 8:39).

4. Filipe foi retirado da presença do etíope (Atos 8:37-40)

"Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais; e este, seguindo o seu caminho, cheio de alegria. Mas Filipe foi visto outra vez em Azoto; e, seguindo viagem, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia" (Atos 8:39-40).

  • Filipe foi arrebatado e levado embora, de forma muito semelhante a Elias (2 Reis 2:11).
  • Foi levado para a região litorânea, primeiramente a Azoto (Asdode no Antigo Testamento) e depois a Cesaréia, onde parece que se estabeleceu (Atos 21:8).

"No dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele" (Atos 21:8).

 

Conclusões

  • Lucas descreve no capítulo 8 dois tipos de evangelização:
    • a. Evangelização em massa.
    • b. Evangelização pessoal.
  • Em ambas as formas de evangelismo, houve conversão, batismo e alegria.
  • Precisamos pregar a mesma mensagem.

Deus seja conosco. Amém.