sábado, 30 de junho de 2018

EBD - Romanos capítulo 6 - O cristão e o pecado


Texto - Rm 6.
Texto Áureo – Rm 6.23

Introdução

No capitulo 5.12-21, o apostolo Paulo explicou a doutrina da identidade com Cristo. Diz o apostolo:
·         Em Adão entrou o pecado e a morte.
·         Em Cristo, o segundo Adão fomos libertados do pecado e da morte.

“Sobreveio a Lei, para que avultasse a ofensa; mas, onde abandou o pecado, superabundou a graça.” Romanos. 5.20

            A libertação em Cristo chegou para todos os homens, porém, muitos por ignorância desconhecem tal fato. As vezes por acomodação, por está acostumado ao pecado ou medo muitos não desfrutam da liberdade que só em Cristo alcançamos.

1.    O pecado e a graça

            Em Romanos 6.1-23, Paulo fala de santificação. Uma vez justificados somos chamados a viver em santidade. É neste mesmo sentido que o apostolo Pedro declara: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1.16). Mas, porque a ênfase na santificação? É que só ela pode nos libertar do poder do pecado.

            É importante destacar que é possível um crente fiel pecar. Todos nós estamos sujeitos a cometer erros diante de Deus. A bíblia está repleta de exemplos: Pedro – Negou Cristo diante dos seus acusadores – Mateus 26. 70, 72, 74. Os cristãos de Corinto – 1Corintios 6. 9-11, e outrosO que Paulo procura explicar em todo o capítulo 6 desta carta é que este não é o estado natural de um cristão.

 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Romanos 6.1-2

Nessa ocasião alguns liberais infiltrados na Igreja do Senhor advogava a tese do quanto pior, melhor, ou seja, quanto mais pecados cometessem o individuou maior seria a graça de Deus. Eles acreditavam que estavam ajudando ao Senhor uma vez que o testemunho do ex-alguma coisa iria impactar a sociedade quando da sua mudança de vida.
Aliado aos liberais tinhamos os judaizantes. Esses afirmavam que a doutrina da graça (salvação pela fé) abria precedente para o crente viver em pecado. Era exatamente contra essa incompreensão de Romanos 5.20, que Paulo afirmava: “De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós que para ele morremos?” (Romanos 6.2).  

O novo nascimento (Jo 3.3) pressupõe uma nova vida (2Co 5.17), Portanto, não somos mais escravos do pecado (Romanos 6.6). Uma vez liberto, liberto para sempre.

“Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:10,11

Pecar X Viver em pecado

“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;” Romanos 6:12

            Em sua argumentação Paulo usa três verbos para destruir a má interpretação dos libertinos e judaizantes: Saber (Rm 6.6), considerar (Rm 6.11) e oferecer (Rm 6.12-14).

a.    Saber – Rm 6.6 – A fé em Cristo é fundamentada no entendimento. A ignorância não glorifica a Deus, nem gera crescimento espiritual.

Nós morremos para o pecado (6.2) – Não existe morto-vivo. Quando um individuo morre ninguém exige coisa alguma do falecido. Ele deixou de existir. Toda e qualquer cobrança paira sobre os vivos, não sobre um cadáver. Morrer libera o individuo dos compromissos terrenos.

·         Os judaizantes afirmavam que o crente persistia no pecado.
·         Paulo afirmava que morremos para o pecado.

“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:24


b.    Considerar – Rm 6.11 – Levar em consideração, calcular, estimar. O verbo grego para considerar é fazer escrituração comercial. É pura matemática, algo real, concreto.

·         Deus manda fazer a escrituração lançando tudo na conta da morte do velho homem.
·      É uma questão de fé que resulta em uma ação. Exemplo: O endosso de um cheque que pela fé se crer que tem fundo.
·      Deus não ordena que morramos para o pecado no sentido estático, de ser insensível ao pecado. Ele diz que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus. Portanto, devemos agir como tal.

a. Essa condição não significa que não cometemos pecados. Habitamos em um corpo mortal.
b. Somos estimulados a não obedecer a seus desejos, e o Espirito Santo nos é concedido para que possamos subjugá-lo e controlá-lo.


c.    Devemos oferecer – 6. 12-14 – O saber que fui crucificado em Cristo (6.6) que morri em Cristo (6.11) deve me levar a oferecer meu corpo a Deus (6.12-14).

·         Não permita que o pecado domine seu corpo (6.12).
·         Não ofereçam os membros do seu corpo ao pecado (6.13a)
·         Ofereçam-se a Deus (6.13b).

Manter-se no erro indica que a pessoa está dando mais valor às paixões carnais em sua vida do que a uma vida de santidade e relacionamento com Deus.

Servos do pecado X servos da justiça

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” Romanos 6:16-18

O reinado da graça está baseado em dois fundamentos:

·           Batismo – Unidos a Cristo com a sua morte, ou seja, pelo que Cristo fez por nós.
·          Servidão a Deus pela conversão, - Submetemos a Deus em obediência.

Literalmente deixamos a condição de escravos do pecado para sermos escravos de Deus. Nota-se que o homem sempre será escravo de alguma coisa: ou do pecado ou de Deus. Na condição de escravos de Deus devemos apresentar o padrão de conduta que está nas escrituras que é o da santificação. Essa atitude não é um mero ato religioso, mas, relacional.
Devemos buscar acima de tudo manter uma ótima relação com Deus. Essa vontade pode ser claramente vista no testemunho de irmãos e irmãs que livres das drogas, da prostituição, da violência glorificam o nome de Deus entusiasticamente.

Nossa recompensa

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” Romanos 6:16-18

Precisamos ser canais de bênçãos (Mateus 5.16 – “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”).

·         Se vivermos para Cristo a nossa recompensa será duradoura (22).
·         Renunciar ao pecado implica em vida eterna (23)

Dai a necessidade de pregarmos o evangelho para mostrar as pessoas do erro que estão cometendo ao se afastar de Deus.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6.23


Bibliografia

LOPES, Hernandes Dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, Hagnos 2010.

sábado, 26 de maio de 2018

Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde. (Gênesis 24.63)

Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde. (Gênesis 24.63)
Isaque gastava tempo numa busca admirável. Se aqueles que gastam várias horas na companhia de pessoas ociosas, em leituras frívolas e passatempos inúteis, aprendessem sabedoria, descobririam que envolver-se na meditação é mais interessante do que envolver-se nas vaidades que agora se mostram tão atraentes para eles. Todos nós saberíamos mais, viveríamos mais próximos de Deus e cresceríamos mais profundamente na graça, se passássemos mais tempo a sós. A meditação extrai o verdadeiro alimento das informações que nossa mente obteve de outras fontes. Quando Jesus é o tema, a meditação se torna realmente agradável. Isaque encontrou Rebeca quando estava envolvido em meditações particulares. Muitos têm encontrado o seu mais Amado num momento assim.A escolha de Isaque por um lugar foi bastante admirável. No campo, temos inumeráveis assuntos sobre os quais podemos meditar. Desde o cedro ao hissopo, desde a águia que voa nas alturas ao gafanhoto chilreador, desde a expansão azul do céu à gota de orvalho, tudo está repleto de instrução. Quando os olhos da alma são abertos por Deus, tal ensino resplandece na mente com mais nitidez do que em livros impressos. Nossos quartos não se mostram tão sugestivos nem tão inspiradores como o campo. Não consideremos nada comum ou imundo, mas percebamos que todas as coisas criadas apontam Àquele que as fez; assim, o campo nos revela bastante o Senhor. A escolha de Isaque quanto à hora também foi sábia. O momento do pôr do sol, quando ele arrasta um véu sobre o dia, convém àquele repouso da alma, quando os cuidados terrenos entregam-se às alegrias da comunhão celeste. A glória do sol no poente nos causa admiração, e a solenidade da aproximação da noite desperta nosso temor. Se as atividades deste dia permitirem, será bom, querido leitor, você separar tempo para sair ao campo, à tardinha. Mas, se não for possível, o Senhor também está na cidade; Ele o encontrará em seu quarto ou na rua cheia de pessoas. Seu coração deve sair ao encontro dele.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Um Deus que se importa contigo.

Esdras 1: 2. "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. 3. Quem há entre vós de todo o seu povo (seja seu Deus com ele) suba para Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. 4. E todo remanescente, seja qual for o lugar em que é peregrino, seja ajudado pelos homens desse lugar com prata, com ouro, com bens e com animais, afora a oferta voluntária para a casa de Deus, que está em Jerusalém". - Bíblia JFA Offline
Quando Deus age é assim. Não existe limite para sua bondade, graça e misericórdia. Muitos dirão: onde está o milagre? Não é esta a política dos persas? Ao contrário dos demais povos eles sempre deram uma certa liberdade as nações submetidas? Eu lhes direi: a hora e o  momento deste decreto foi escolhido por Deus. Quatrocentos anos depois Jesus  Cristo andava pelas ruas de Jerusalém já reconstruída e com status de capital da nação judaica. O retorno seria doloroso, assim como foi no êxodo do Egito, assim como está sendo em nossos dias após o holocausto nazista. Não importa as circunstâncias nosso Deus é Senhor da história e nunca deixa seu povo na mão.
Você está passando por lutas? Saiba que o Deus que levou o imperador Ciro a libertar  o seu povo é o mesmo hoje e sempre. Confie em Deus, entregue sua vida a seus cuidados e faça parte da grande família cristã.

domingo, 22 de abril de 2018

Neemias: Quando focar na missão é uma questão de vida e morte

Hoje aprendi diversas lições acerca do trabalho de Deus na EBD. O personagem central do nosso estudo foi Neemias. Homem de Deus encarregado da reconstrução dos muros de Jerusalém nos dias de Artaxerxes. 

Com Neemias aprendi que devemos manter o foco naquilo que Deus nos incumbiu de fazer. Os muros de Jerusalém era sua meta de trabalho. Estavam em ruínas e precisavam ser fechados. Aqui podemos estabelecer uma relação entre as condições dos muros e a nossa vida espiritual. Jamais podemos deixar brechas para o inimigo adentrar em nossas vidas. Se faz necessário fechá-lo.

O texto bíblico nos informa que por três vezes Sambalate, Tobias e Gesem procuraram atemorizar  o povo de Israel e Neemias para que parassem a obra de reconstrução dos muros de Jerusalém, mas, a cada uma das tentativas Neemias reagiu com força, determinação e sabedoria dada por Deus. Vejamos:

1ª Tentativa - Sambalate chama Neemias para uma conversa no Vale de Ono (ficava a 43 Km de Jerusalém). Era uma região hostil, neutra e por ser uma área de fronteira era por demais perigosa. 
Neemias 6: 3. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? - Bíblia JFA Offline
  • Para que tentar a Deus se metendo em aperto e obrigando-o a retirá-lo da enrascada?
  • Neemias preferiu sair com sua reputação arranhada (certamente levou o nome de covarde, medroso...) do que arranhar a reputação de Deus.

2ª Tentativa - Sambalate mandou uma carta aberta para ser lida em público acusando Neemias de conspiração contra o Imperador Artaxerxes, visto que, tinha arregimentado profetas para proclamá-lo rei dos Judeus. Cem anos antes Ageu e Zacarias suscitou entre os Judeus a profecia messiânica. Portanto, é sobre essa aspiração de Israel que Sambalate monta seu fake News.

Neemias 6: 8. Então mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes, coisa nenhuma sucedeu, mas tu mesmo o inventas. - Bíblia JFA Offline
  • Para que dá ouvido a calúnias que partem de um coração maligno. Havia uma obra a ser feita. Aqui temos o agravamento da opressão e Neemias orar a Deus que o tinha arregimentado para a obra.
Neemias 6: 9. Pois todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará. Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos. - Bíblia JFA Offline
3. Tentativa - Neemias vai a casa do sacerdote Semaías que havia se "fechado". E lá se depara com essa proposta maligna.
Neemias 6: 10. Fui à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel, que estava em recolhimento; e disse ele: Ajuntemo-nos na casa de Deus, dentro do templo, e fechemos as suas portas, pois virão matar-te; sim, de noite virão matar-te. - Bíblia JFA Offline
Por conhecer as escrituras Neemias sabe que não pode entrar no templo, visto que, não era sacerdote.
Números 18: 7. Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu; nisso servireis. Eu vos dou o sacerdócio como dádiva ministerial, e o estranho que se chegar será morto. - Bíblia JFA Offline
Neemias não queria repetir o erro do rei Uzias (2Crônicas 26. 16-21).
Neemias 6: 13. Eles o subornaram para me atemorizar, a fim de que eu assim fizesse, e pecasse, para que tivessem de que me infamar, e assim vituperassem. - Bíblia JFA Offline
Assim, chega a conclusão que tal profecia não era de Deus. Para sua tristeza percebe que o sacerdote havia sido subornado por Sambalate e seus aliados.

Lições:
  • Neemias se recusou a ser causa de escândalo em Israel. Deus o chamara para uma obra específica
  • Ele mesmo como governador sabia dos seus limites.
  • Um falso profeta é descoberto não pela profecia que se cumpre ou deixa de se cumprir, mas, se o que afirma contrária ou não os ensinos de Deus (Deuteronômio 13.1-5). Deus não se contradiz. Caso Neemias tivesse entrado no templo seria punido pela Lei divina.

Será que outro governador levaria adiante a política empreendida por Neemias?

A Bíblia é o nosso livro de regra, fé e prática. Revelações, sonhos, pregações, livros, profetas não devem contrariá-la. Devemos ter cuidado com pregações e pregadores que travestidos de uma autoridade que não possui ensinam heresias ao povo de Deus.

Neemias conclui o capítulo 6 vitorioso, mas, sentindo os golpes recebidos dos inimigos. Esse é o preço a pago por sua  fidelidade ao Senhor. Ao invés de um grito de VENCEMOS! Ora a Deus:
Neemias 6: 14. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me. - Bíblia JFA Offline
Os inimigos foram impactados com a conclusão da obra.
Neemias 6: 15. Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinquenta e dois dias. 16. Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra. - Bíblia JFA Offline
Contudo, continuaram tentando intimidá-lo por meio de cartas na vã tentativa de pará-lo
Neemias 6: 17. Além disso, naqueles dias o nobres de Judá enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para eles. 18. Pois muitos em Judá estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias, filho de Ará, e por haver seu filho Joanã casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias. 19. Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar. - Bíblia JFA Offline
Tobias fazia um papel duplamente maligno. De um lado procurava ser agradável aos judeus e por outro trabalhava como aliado de Sambalate e Gesem. As cartas destinadas a Neemias definitivamente não eram amistosas.

Contudo, no livro de Romanos temos a seguinte verdade:
Romanos 8: 37. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. - Bíblia JFA Offline
Neemias prosseguiu a obra colocando as portas da cidade, estabelecendo seguranças segundo o coração de Deus (Neemias 7.1-4), fazendo o registro da genealogia dos que voltaram da Babilônia com Zorobabel (Neemias 7.5-63) por uma questão de direito de propriedade e pureza racial, visto que, 400 anos depois chegaria o descendente de Davi, o Messias de Deus: Jesus Cristo.

Neemias concluiu parte do seu trabalho, pois Deus estava com ele.
"E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?" Neemias 6.3
Aprendemos com Neemias que: 
  • a obra de Deus exige de nós foco. Ela não pode ser feita relaxadamente  (Jeremias 48.10)
  • nunca devemos dá ouvido ou desanimar diante das calunias. Elas são fruto de um coração dominado por Satanás.
  • Deus é coerente com a sua palavra. Não devemos aceitar nada que venha contradizer o seu ensino. 
Aos amigos e irmãos de perto ou da distância apelo que leiam a Bíblia para apreender essa e outras lições da parte de Deus. 

Como é bom está no centro da vontade de Deus. Não importa as circunstancias a vitória é certa. Desejas também fazer pate desta família? Reconheça Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e passe a desfrutar de uma nova vida em Cristo Jesus.