sábado, 14 de janeiro de 2023

Isaias 35.1-2

Mensagem compartilhada no culto matutino de 08.01.2023 

O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Isaias 35.1-2

O texto de Isaias 35.1-2, está inserido dentro do contexto messiânico. A imagem do deserto está associada a sofrimento e morte. Portanto, um lugar indesejado pela grande maioria da humanidade. Até mesmo as tribos beduínas que então adaptadas a dureza deste ambiente sofrem com a rudeza do lugar.

Viver em deserto é experimentar carências, portanto, aquele que lá reside aproveita o máximo tudo que a natureza oferece para se manter vivo. Nada é descartado, salvo seja inútil ao seu dia-a-dia.

Nesses versos o autor associa o deserto e a solidão [ermo] com alegria. Essas palavras soam contraditórias, porém existe uma razão para tamanha mudança de perspectiva de vida, é que "Eles verão a glória do Senhor."

A pergunta que faço é simples. Quem viu a glória de Deus sendo manifesta em sua vida tem como negar um bom testemunho? Tem como escondê-la? Creio que não. A presença de Deus na vida de um homem é motivo de profundas transformações. Elas são visíveis a quem está ao seu redor.

São mudanças de:

  • vida - Haverá sentido para a sua existência. Quanto mais o homem busca conhecer a Deus [Bíblia e oração] mais vida e  sabedoria receberá do Senhor.
  • atitude - Pessimista jamais. Deus é a nossa certeza de dias melhores, independente das circunstancias que nos envolvem.
  • humor - Cara feia não é característica de um servo de Deus
  • pensamento - Fp 4.8

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fp 4.8

A visão da glória de Deus nos faz pensar e sentir a vida diferente. Contudo, para aqueles que não conhece ao Senhor o deserto continua como é.

  • Seco.
  • Abrasador.
  • Sufocante.
  • Tenso.
  • Morte.
E permanecerá assim, porque de propósito rejeitaram a graça de Deus. Sem Cristo:
  • Não há esperança.
  • Não há perdão.
Grande será a prosperidade, abundancia e felicidade da igreja do Senhor no dia da graça [Isaias 4.2; 30.23; 32.15].
  1. A glória do Líbano são os cedros. O sentido aqui é que a mudança seria tão significativa sob as bênçãos do reinado do Messias como se de repente os cedros do Líbano fossem transportados para o deserto. 
  2. A excelência do Carmelo - Esse espaço geográfico era símbolo de beleza e majestade. 
  3. O Sarom era símbolo de fertilidade.
Repito, as bênçãos dos tempos do Messias seriam tão grandes, em comparação com o que existia antes, como se o deserto fosse adorável quanto ao Carmelo e tão fértil quando o Sarom.

Todas essas mudanças incríveis ocorreria no mundo dos gentios e do próprio Israel quando da chegada do Messias entre nós. Isso porque:
  • Cristo diariamente nos enche de graça sobre graça.
  • Somos fortes, belos e fecundos na medida em que pela fé gozamos da presença de Deus em nossas vidas.
Irmãos, 750 anos antes de Cristo o profeta Isaias já descrevia esse quadro histórico e essa é uma história bela demais para deixamos entre nós. 
A mensagem do evangelho deve chegar a todos e com urgência, visto que, os tempos são maus. 

Que Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.