Miquéias 3
- E
disse eu: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de
Israel; não é a vós que pertence saber o juízo?
- A
vós que odiais o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles, e
a carne de cima dos seus ossos;
- E
que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais
os ossos, e os repartis como para a panela e como carne dentro do
caldeirão.
- Então
clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá; antes esconderá deles a sua face
naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.
- Assim
diz o Senhor acerca dos profetas que fazem errar o meu povo, que mordem
com os seus dentes, e clamam paz; mas contra aquele que nada lhes dá na
boca preparam guerra.
- Portanto,
se vos fará noite sem visão, e tereis trevas sem adivinhação, e haverá o
sol sobre os profetas, e o dia sobre eles se enegrecerá.
- E
os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão; sim,
todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus.
- Mas
eu estou cheio do poder do Espírito do Senhor, e de juízo e de força, para
anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
- Ouvi
agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e príncipes da casa de Israel,
que abominais o juízo e perverteis tudo o que é direito,
- Edificando
a Sião com sangue, e a Jerusalém com iniqüidade.
- Os
seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por
interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam
ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos
sobrevirá.
- Portanto,
por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará
em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.
Qualquer semelhança com nossos dias não é mera coincidência. Às elites de Jacó ao invés de promoverem a justiça faziam exatamente o contrário.
“A vós que odiais o bem, e amais o
mal, que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos; E
que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os
ossos, e os repartis como para a panela e como carne dentro do caldeirão.”
Miqueias 3.2-3
A cena descrita pelo profeta é de puro canibalismo social.
A exploração dos trabalhadores era extrema, não permitindo qualquer alívio. As
famílias eram desesperadamente oprimidas. Tudo quanto tinham (bens móveis e
imóveis) eram arrancados das suas mãos para saciar a ganância dos poderosos.
Neste ambiente de desrespeito e quebra de direitos Deus
não podia abençoar a nação de Israel. O silêncio de Deus se apresenta como a
primeira forma de disciplina para com o seu povo. É isto mesmo, Deus está
falando com o seu povo, logo eles que gozavam de intimidade e pastoril do
Eterno.
“Então clamarão ao Senhor, mas não
os ouvirá; antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles
fizeram mal nas suas obras. Assim diz o Senhor acerca dos profetas que fazem
errar o meu povo, que mordem com os seus dentes, e clamam paz; mas contra
aquele que nada lhes dá na boca preparam guerra. Portanto, se vos fará noite
sem visão, e tereis trevas sem adivinhação, e haverá o sol sobre os profetas, e
o dia sobre eles se enegrecerá. E os videntes se envergonharão, e os
adivinhadores se confundirão; sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque
não haverá resposta de Deus.” Miquéias 3.
Silêncio. No tempo do terror
clamariam e não seriam ouvidos, pois, fizeram mal diante de Deus. O pobre, o
necessitado, o órfão, a viúva, o estrangeiro, todos eles eram vítimas fáceis nas mãos dos poderosos.
●
Os profetas faziam o povo errar.
●
Eram homens violentos.
Deus feriria os profetas naquilo
que era a sua razão de ser, ou seja, suas visões, suas previsões. Vergonha e
confusão eram o que lhes restariam. Quem deveria ser luz, guia do povo, agora
estava cego, surdo e nú diante de Deus.
O que responder ao povo em sua
aflição se Deus permanecia em silêncio? O engano era uma forma de manter a
comunidade escrava dos seus desejos. O mentir é a forma mais precisa de deixar
a comunidade sob seu controle.
Para se contrapor aos falsos
profetas, Miquéias se apresenta como único representante do Eterno. Ele recebe
de Deus toda autoridade para chamar às autoridades e povo a razão.
“Mas eu estou cheio do poder do Espírito do
Senhor, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a
Israel o seu pecado.”
A sentença divina em seus lábios
destoava das boas previsões dos falsos profetas. “Não
está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.” Essa situação
trazia confusão ao povo levando-os a endurecer o coração se afastando do
Senhor, muito embora, sua boca estivesse cheia da palavra Deus.
“Seus chefes dão as sentenças por
suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas
adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o
Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.”
É tremendo como esses homens
inescrupulosos se valem do nome do Altíssimo para fazer o mal, ou para
prevalecer em seus interesses. Eram meros religiosos e como tal não
representavam a Deus, sendo promotores da discórdia, cúmplice de todo mal que vivenciava aquela
sociedade.
A punição divina cairia sobre
todos e todas sem exceção e seria tremenda.
“Portanto, por causa de vós, Sião
será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o
monte desta casa como os altos de um bosque.”
●
O cativeiro, seja ele físico ou
espiritual, é a consequência lógica para todos aqueles que deixando o Senhor se
enveredam pelo caminho do mal.
●
A desobediência a Deus traz muitos males.
Neste caso seria a escravidão na Babilônia.
Na medida em que o Senhor anuncia
o cativeiro, já aponta para a libertação do povo em um tempo futuro. Na
profecia de Jeremias esse tempo seria de 70 anos.
Lições que podemos extrair deste
texto:
●
A opressão social, a corrupção espiritual
e física são frutos de um coração egocêntrico, sendo um obstáculo para nossa
relação com o Salvador.
●
O silêncio de Deus é a consequência mais
nefasta para os desobedientes a sua palavra.
●
O amor de Deus se manifesta mesmo em meio
a disciplina.
“Sofre dores, e trabalha, para dar
à luz, ó filha de Sião, como a que está de parto, porque agora sairás da
cidade, e morarás no campo, e virás até babilônia; ali, porém, serás livrada;
ali te remirá o SENHOR da mão de teus inimigos.” Miquéias 4:10
Deus é
fiel e justo
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