segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Um Deus que nos ama e investe em nossa restauração.

 ESTUDO BÍBIICO

ISAIAS 43. 1-11

 1.       Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

2.       Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

3.       Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.

4.       Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.

5.       Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.

6.       Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,

7.       A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.

8.       Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.

9.       Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.

10.   Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

11.   Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.

 

QUAL O CONTEXTO EM QUE ISAIAS EXPOS ESTA MENSAGEM?

 

·         O livro de Isaias contempla três cenários históricos:

 

 

Isaias 1-39

Isaias 40-55

Isaias 56-66

Data e cenário

Séc 8 a.C a ameaça Assíria.

Profecias sobre o séc. 6 a.C, o exílio Babilônico.

Profecias sobre todos os tempos e ocasiões, até o fim.

Público

Povo rebelde que anelava segurança via acordos políticos com povos infiéis.

O povo de Deus derrotado, sob dominação mundana.

Todos que abraçam a aliança com Deus.

Ações

Deus promete um messias e executa juízo.

Deus consola seu povo desengajado no exílio.

Deus prepara todo o seu verdadeiro povo para a sua prometida salvação.

Mensagem

Na conversão e no descanso está a salvação de vocês. Mas vocês não queriam. (30.15)

A glória do Senhor se manifestará (Messias) Isaias 40.5

Mantenham o direito e pratiquem a justiça (56.1)

 

 

 

 

 

·         A mensagem pronunciada pelo profeta corresponde ao século 6 a.C., quando Israel se encontrava no cativeiro da Babilônia.

·         A política internacional está em destaque. Deus está no controle, e as guerras e movimentos dos povos, são usados por ele para ajudar seu povo a retornar à sua terra.

 

“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” 43.1

 

Para alguém que esteja passando por uma dificuldade não existe nada melhor do que se sentir apoiado por outro, e principalmente, quando este nos conhece intimamente (“chamei-te pelo teu nome”). O profeta consola os cativos afirmando que o Senhor conhecia plenamente a sua dor. E não só isto, sua identidade com aquele povo era visceral, visto que, ele os havia criado; formado e remido.

 

O significado da expressão remi usada por Isaias neste texto é LIBERTAÇÃO, PROTEÇÃO ou RESGATE. Era tudo que os cativos gostariam de ouvir naquele momento. Eles sabiam dos motivos daquele cativeiro:

 

·         suas autoridades haviam substituído a sua aliança com Deus e confiado em reinos terrenos;

·         o povo apostatou da fé buscando outros deuses;

·         seus sacerdotes não cumpriram com zelo suas obrigações espirituais, pelo contrário, se restituíram, se corromperam e negaram ao povo o ensino da Lei do Senhor. Foram complacentes com o erro.

 

É bom saber que Deus chama o seu povo em pleno cativeiro, não para atender as suas necessidades circunstanciais, mas para o louvor a sua glória – Isaias 43. 7, 21

 

“Todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória, sim, aqueles que formei para a minha glória.” Isaias 43.7

 

E o texto prossegue:

 

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.” Isaias 43. 2-4

 

A ação de Deus é constante na vida do seu povo. Apesar das circunstancias temporariamente adversa eles tinham a promessa divina que não iriam sucumbi naquele caos (agruras do cativeiro, exílio e outros), bem como, não estariam desamparados. Em Isaias 41.10, temos o reforço desta promessa. Aqui fica a pergunta:

 

Qual tem sido o seu cativeiro ou prisão?


 

·         Emocional?

·         Espiritual?

·         Físico?

 


E mais, como ter animo diante de uma provação desta grandeza? Vejam como estavam emocionalmente os cativos na Babilônia.

 


“pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores queriam que fôssemos alegres, dizendo: Cantem para nós um dos cânticos de Sião. Mas como poderíamos entoar um cântico ao Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de você, ó Jerusalém. Que a minha mão direita se resseque. Que a minha língua fique colada ao céu da boca, se eu não me lembrar de você, se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.” Salmos 137.3-6

 

A fé é a resposta. Ela é uma condição divina (Hebreus 11.6 “...sem fé é impossível agradar-lhes...”)

 

·         Os cativos são desafiados a viverem pela fé. A crê em sua libertação, apesar das circunstancias adversas.

·         Os cativos são desafiados a viverem na dependência de Deus.

·         Os cativos são desafiados a darem ouvidos ao profeta e reconhecer a sua autoridade de homem de Deus.

 

Só assim poderiam compreender Deus que se revelava

 

“Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.” (Is. 43.3)

 

·         sou o Senhor teu Deus;

·         Santo de Israel;

·         o teu Salvador.

 

E acrescenta: “dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.”

 

Ou seja:

 

·         Deus conduzirá a história para o bem do seu povo.

·         Quando o profeta cita o Egito ele faz alusão ao êxodo;

·         Quando trata da Etiópia e Saba (África?) o profeta dar uma outra dimensão a ação de Deus - São lugares bem distantes. Portanto,

 

o   Não importa a distância, O Senhor irá aonde for preciso e mudará a história de qualquer nação para salvar o seu povo.

 

O irmão tem noção da profundidade e extensão desta palavra? Quantas vezes o irmão e a irmã desfrutaram desta proteção divina em sua vida?

 

O que move o braço de Deus na direção do irmão ou dá irmã?

 

“Visto que você é precioso aos meus olhos e digno de honra, e porque eu o amo, darei homens por você e povos em troca de sua vida” (Is 43.4).

 

Israel desde o inicio foi achado PRECIOSO, DIGNO DE HONRA E ALVO DO AMOR DE DEUS, apesar do fracasso espiritual daquela nação. O que levou o Senhor a investir tanto neste povo? Mistério, mas, sem dúvida passa por um ato de soberania do Supremo Senhor.

 

Nos versos 5 a 7, temos o reforço da promessa.

 

5. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.

6. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,

7. A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.

 

Nesses três versos (5 a 7) aprendemos que:

 

·         por onde quer que o povo de Deus seja disperso, o Senhor os levará de volta para casa. Esta é uma promessa antiga. Veja:

 

“Quando, pois, todas estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição que pus diante de ti, se te recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o Senhor , teu Deus; e tornares ao Senhor, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno, então, o Senhor , teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor , teu Deus. Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o Senhor , teu Deus, e te tomará de lá.” Deuteronômio 30:1-4

 

Todos nós somos passíveis de erro e por conta disto, ser alcançado pela justiça de Deus, mas, os cativos tinham convicção que jamais seriam desamparados.

 

·         Deus não se esquece do seu povo.

·         Israel deveria estar preparado para a vinda do Messias, portanto, o tempo de disciplina estava determinado, assim como, o seu fim.

 

“Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei da Babilônia e a desta nação, diz o Senhor, como também a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.” Jeremias 25:12

 

Nos versos 8-9, o profeta apresenta um cenário de ajuste da divindade com os demais povos e crenças gentias e desafia a qualquer um povo ou deus a comprovar que tem a mesma capacidade que ele tem de alcançar seus objetivos.

 

1.       Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.

2.       Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.

 

·         Isto – Se refere provavelmente a ascensão do Rei Ciro.

 

"Quem fez surgir no Oriente aquele a cujos passos segue a vitória? Quem lhe entrega as nações e faz com que os reis se submetam a ele? Com a sua espada ele os transforma em pó, e com o seu arco, em palha que o vento dispersa. Isaías 41:2

 

·         Coisas antigas – Refere-se as profecias anteriores.

·         Apresente suas testemunhas – Deus não teme uma apresentação pública e completa dos fatos. Na verdade, ele ordena.

 

A resposta para o desafio divino é o silêncio.

 

Finalmente os versos de 8-13, o povo de Deus é convocado a ser testemunha da unicidade (único) de Deus, assim, como Jesus declara que seus apóstolos são suas testemunhas (Atos 1.8 – “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”).

 

Quem poderá se contrapor a esta verdade, pois, Ele mesmo afirma:

 

O Senhor, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: “Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus. Isaias 44.6

 

Que verdade maravilhosa.

 

Lições que podemos tirar deste texto.

 

1.       Deus conduz a história para o bem do seu povo.

2.       Não devemos temer as provações, visto que, temos um Deus que nos conhece pelo nosso nome e nos ama.

3.       Somos prova viva da glória de Deus. Existimos para isto (somos sal e luz – Mt 5.13-14)

4.       Por fim, somos testemunho da sua unicidade (Deus é único) e do seu poder. Havendo prometido, Deus cumpre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.