sábado, 29 de agosto de 2015

Cristãos de vilarejo no Quênia sofrem emboscada de extremistas islâmicos do Al-Shabaab


Um grupo de cristãos foi emboscado pelos extremistas islâmicos do Al-Shabaab em um vilarejo da cidade costeira de Lamu, no Quênia.

De acordo com a Missão Portas Abertas, os fundamentalistas – também conhecidos como “Movimento do Jovem Guerreiro” – armaram uma emboscada e assumiram o controle do vilarejo após reunir todos os moradores num mesmo lugar.

Os 100 militantes do Al-Shabaab “invadiram a aldeia às 5h00 da manhã, e obrigaram os moradores a se reunirem num mesmo lugar, onde fizeram sermões religiosos durante uma hora. Agora as pessoas estão deixando suas casas por medo de novos ataques”, relatou uma testemunha ocular ao site AllAfrica.

“Os cristãos no Quênia têm vivido sob constante ameaça por parte desse grupo de radicais, em particular, os que vivem no nordeste e áreas costeiras. O que torna a situação mais complexa é o fato de que os terroristas usarem diferentes táticas”, explicou um analista da Missão Portas Abertas.

De acordo com o especialista, o grupo de extremistas islâmicos tem um modus-operandi diferente dos demais fundamentalistas, como Estado Islâmico e Boko Haram: “A tática atual de tomar o controle de uma aldeia e pregar sobre a religião deles, pode indicar dois fatores importantes: em primeiro lugar, os militantes podem querer se apresentar como algo mais do que apenas um grupo sanguinário. Em segundo lugar, pode ser possível que eles tenham a pretensão de recrutar mais membros. De qualquer maneira, o incidente indica que o Al-Shabaab é uma ameaça potente para todos os cristãos do Quênia”, concluiu.

A Portas Abertas divulgou, em seu site, pedidos de oração pelos cristãos do país: “Ore a Deus pela cidade de Lamu e pelos cristãos. Que Deus esteja com eles em todos os momentos; Apresente ao Senhor o grupo extremista Al-Shabaab. Só Deus pode mudar as suas vidas e transformá-los; Peça que o grupo Al-Shabaab não tenha sucesso em suas estratégias e ameaças”.

Fonte: Gnoticias
Matéria repassada via celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.