terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Algo muito estranho pode estar causando extinções em massa na Terra

Mais de 99% de todas as espécies que já viveram no nosso planeta agora estão extintas, e as causas que podem ser atribuídas essas extinções são principalmente a falta de adaptação, ou por causa de eventos cataclísmicos dramáticos. Registros fósseis mostra-nos que essas extinções em massa parecem ocorrer periodicamente em ciclos de aproximadamente 26 a 30 milhões anos, curiosamente, essa quantidade de anos é semelhante à quantidade de tempo que leva o nosso sol para atravessar uma região, conhecida como o plano galáctico, que está repleto de nuvens de poeira e gás que poderiam empurrar enormes meteoros em direção ao nosso planeta.

Além disso, partículas de matéria escura podem também existir nestas regiões, o que poderia descontrolar as temperaturas no núcleo do nosso planeta, isso afetaria os sistemas geológicos e desencadear eventos de extinção.

A linha central da nossa galáxia, é conhecida por ser altamente concentrada com poeira e gás, mas parece ser também repleta de matéria escura. Embora nós não podemos observar diretamente a esta substância, os cientistas sabem que ela existe, pois exerce efeitos gravitacionais sobre outros objetos no espaço. A partir dessas observações, os cientistas estimam que cada um quadrado de ano-luz do plano galáctico contém cerca de uma massa solar de matéria escura.

Embora trabalhos anteriores tenham sugerido que a concentração de poeira e gás no plano poderia ser responsável por perturbar as órbitas de cometas no nosso sistema solar, cientistas propõe que a matéria escura também pode ser um fator contribuinte. Nuvens do material poderia perturbar as órbitas de detritos espaciais e arremessar alguns em direção à Terra, causando grandes eventos de colisão como o famoso cometa que extinguiu os dinossauros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.