segunda-feira, 16 de junho de 2014

Serra Leoa emite alerta devido ao risco do Ebola

FREETOWN, Serra Leoa (AE) - O governo de Serra Leoa anunciou estado de emergência no distrito de Kailahun por causa do surto do vírus ebola, que já matou pelo menos 17 pessoas no país do oeste da África. Entre as medidas adotadas está a proibição de reuniões públicas e o fechamento de escolas. 

Adicionar legenda

Segundo dados do governo, há 46 casos confirmados da doença e outros 122 suspeitos no distrito, que fica perto da fronteira com a Libéria. Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, porém, o parlamentar Momoh Moiwai disse que eram 28 os mortos pela doença. Comunicado do governo divulgado na noite de quarta-feira diz que todas as escolas do distrito serão fechadas para reduzir a transmissão do ebola e que o encontro de várias pessoas, como num cinema ou clube noturno, serão proibidas. 

Veículos que entram e saem do distrito também serão revistados em postos de verificação, diz o documento. Mais de um mês depois de o presidente da Guiné, Alpha Conde, ter dito aos jornalistas que o surto de ebola originado em seu país estava sob controle, o número de mortos continua a subir naquele país, assim como em Serra Leoa e na Libéria. 

Pelo menos 231pessoas morreram desde o início do atual surto da doença, que provoca hemorragia interna e externa e para a qual não há cura. A Guiné, onde o surto teve início, registrou mais de 200 mortes. Especialistas dizem que o surto pode ter começado em janeiro, no sudeste da Guiné. 

Geralmente, os surtos de ebola começam em áreas remotas e pode infectar várias pessoas até que a doença seja identificada, o que torna praticamente impossível estabelecer a data do início dos casos. Este é um dos piores surtos desde que a doença foi registrada pela primeira vez em 1976.

Fonte:  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.