quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cristolândia: projeto na cracolância já recuperou 400 dependentes químicos em três anos de atividades

A região do bairro da Luz, apelidada de cracolândia, em São Paulo, foi tema de uma reportagem no Jornal Nacional, no último sábado, 05/01.

O principal destaque da matéria exibida foi a iniciativa Cristolândia, um empreendimento mantido por voluntários da Junta de Missões Nacionais, ligada à Igreja Batista, e que oferece oportunidades de recuperação a dependentes químicos que procuram ajuda.

Segundo os responsáveis pela Cristolândia, em três anos de projeto, 400 dependentes foram recuperados e devolvidos à sociedade.

“Um dia eu entrei por essas portas sem roupa, sem roupa, sem nada, eu tava há três meses com a mesma roupa, três meses sem tomar banho”, conta Clodemir José, hoje funcionário da igreja, e que é o testemunho personalizado do projeto.

A reportagem entrevistou um dos dependentes que tinha acabado de ser recrutado para o projeto: “Sempre me senti um lixo. Na rua me sinto um lixo”, diz um dos dependentes. “Principalmente parar com o crack, porque o crack não é vida, é destruição”, disse.

“Fé um valor muito importante pra nós, mas nós cremos no desejo da pessoa deliberadamente ter a sua vida mudada radicalmente para uma outra direção, para um outro caminho”,  explica o pastor Paulo Eduardo, responsável pela Cristolândia, que registra um índice de 40% de êxito com os dependentes.

Para Clodemir, que está limpo há três anos e meio e agora é parte da equipe que cuida dos dependentes, a felicidade não está completa: “Falta a gente olhar pra aquela calçada do outro lado e não ver mais ninguém deitado do outro lado”.

Assista à reportagem completa sobre a Cristolândia apresentada pelo Jornal Nacional clicando neste link.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.