segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Retiro Espiritual IBA - 2013 - Santificação


O Pr. Walmir pregou na terça-feira de carnaval sobre purificação com base no Salmo 119.9.

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.”

Em sua introdução o pastor elencou algumas características de uma pessoa jovem: beleza, capacidade para desenvolver projetos, sonhar com dias melhores etc.

Após discriminar estas e outras características afirmou que muitos homens e mulheres procuram a todo custo manter-se jovens através de cirurgias plásticas ou na forma de vestir. Contudo, para o pregador a melhor época é hoje e o melhor está por vir.

Como purificará o jovem o seu caminho?

São tantas as tentações enfrentadas pelos jovens de hoje, que se manter puro só pela misericórdia de Deus. Todos os dias rapazes e moças são expostos a uma profusão de estímulos que tornam a caminhada de alguns dolorosos, frisou o pregador.

Procurando tornar substanciosos seus argumentos, o pastor apresentou uma estatística onde se diz que 30% dos casais cristão da atualidade não preservaram a sua virgindade até o casamento. Apesar dos índices desta estatística possuir mais um cunho especulativo do que real, ela serve para ilustrar o grau de impureza sexual no qual se encontra exposto à mocidade cristã.

A Tv, a Internet, as Revistas veiculam imagens, vídeos, sala de bate papo, onde o sexo é ofertado de graça e de forma variada. Um clique e produtos de primeira necessidade acompanhados da pornografia saltam aos olhos do internauta. Empresas do mundo inteiro em seu apelo mercadológico têm multiplicado as mensagens sensuais como forma de captar novos clientes. Esse é o mundo que vivemos.

Diante do exposto o pastor enumerou e comentou alguns dos motivos que tem colocado em cheque a santidade dos nossos jovens.

  •        A falta de limites – É a pós-modernidade onde tudo é relativo.
  •          Sexo antes do casamento.
  •          Uso de drogas licita ou não.
  •          Relacionamentos superficiais e descartáveis.
  •          Falta da autoridade paterna.


Ao relaxar na vigilância espiritual [Mateus 26.41] os jovens mergulham no ariscado mundo dos estímulos sensuais que mais cedo ou tarde lhe será cobrado. É por este motivo e outros, que segundo o reverendo “as igrejas em nossos dias estão cada vez mais cheia pessoas vazias”.

Concluindo sua mensagem o pastor frisou: “as bênçãos de Deus na vida do crente provém da sua obediência”. As benções não são alcançadas pelo esforço humano, mas pela graça de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.